O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moschim-Gianini, Zenaide
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609192
Resumo: Orientador: Elza Taeko Doi
id UNICAMP-30_418e10518739f2012cf18b2853552e45
oai_identifier_str oai::440638
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinalEnglish teaching in an english teachers course : the outcome of a long-term studyFormação de professoresLingua inglesa - Estudo e ensino - BrasilEnglish language - Study and teaching - BrazilTeacher trainingOrientador: Elza Taeko DoiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho relata os resultados de uma pesquisa realizada em um Curso de Letras (Inglês) de uma Universidade pública estadual paulista. Trata-se de uma pesquisa documental descritiva cujos objetos de estudo foram documentos escritos relativos aos primeiros anos de funcionamento da Universidade assim como programas e ementas das disciplinas de língua inglesa. O objetivo foi analisar a trajetória do ensino de língua inglesa dentro do curso através de um estudo longitudinal, que compreende um período de aproximadamente 60 anos - de 1940 a 2003. Foram verificadas as mudanças ocorridas ao longo desse tempo para traçar uma tendência caracterizadora e compará-la com as propostas de ensino de inglês no Brasil e com as teorias de ensino de línguas propaladas internacionalmente. A realização deste estudo justifica-se em razão da urgência de prover o ensino de língua inglesa de boa qualidade no Brasil, sobretudo nas escolas de ensino básico e, a decorrente importância de se conhecer as variáveis envolvidas no processo de formação dos professores que cumprem com esse ensino, o que ocorre nos Cursos de Letras. Os resultados mostram que houve mudanças significativas em relação aos projetos de estruturação do ensino, aos componentes do ensino de língua e visão de linguagem e, aos elementos metodológicos observáveis em todo período estudado. Observou-se também que houve similaridade entre o que era proposto no curso e o que era estabelecido em lei para o ensino de língua estrangeira nas escolas brasileiras no início do período estudado. Entretanto, nos períodos mais recentes há um distanciamento entre as orientações legais e a proposta dos programas pesquisados. Os dados ainda revelam que neste curso houve o acompanhamento, com lacunas de tempo, das principais teorias desenvolvidas para o ensino de línguas sustentadas internacionalmente.Abstract: This paper reports the results of a research carried out in a course for English teachers education of a public university in the State of São Paulo, Brazil. It comprises a descriptive analysis of written documents concerning the first years of the University activities and the English course syllabus/outline. It aimed at analyzing the way English teaching was planned in the course during approximately 60 years, from 1940 to 2003, through a longitudinal study. It first inquired the changes occurred during this time to trace a trend of the teaching process in the course. The results were then compared to the guidelines of the English teaching policies in Brazil and with widespread theories of foreign language teaching. This research is justified by the urgency of providing elementary and high schools with effective English teaching, particularly in the public ones, and the importance of knowing some variables involved in a teachers education course design. The results demonstrate that there were meaningful changes regarding the structural and organizational teaching projects, the language concepts and the teaching approaches throughout the period researched. It was also observed a connection between the course outline and the guidelines of the Brazilian English teaching policies in the beginning of the observed period. However, a detachment between those policies and the course proposals was identified, especially in the latter years. The data still reveal that course complied with the development of the main international theories of foreign language teaching.MestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Doi, Elza Taeko, 1946-Alvarenga, Magali BarçanteBraga, Denise BértoliUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoschim-Gianini, Zenaide2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609192MOSCHIM-GIANINI, Zenaide. O ensino de ingles em um curso de letras: o que revela um estudo longitudinal. 2009. 190 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609192. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/440638porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:29:41Zoai::440638Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:29:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
English teaching in an english teachers course : the outcome of a long-term study
title O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
spellingShingle O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
Moschim-Gianini, Zenaide
Formação de professores
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Brasil
English language - Study and teaching - Brazil
Teacher training
title_short O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
title_full O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
title_fullStr O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
title_full_unstemmed O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
title_sort O ensino de ingles em um curso de letras : o que revela um estudo longitudinal
author Moschim-Gianini, Zenaide
author_facet Moschim-Gianini, Zenaide
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Doi, Elza Taeko, 1946-
Alvarenga, Magali Barçante
Braga, Denise Bértoli
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moschim-Gianini, Zenaide
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Brasil
English language - Study and teaching - Brazil
Teacher training
topic Formação de professores
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Brasil
English language - Study and teaching - Brazil
Teacher training
description Orientador: Elza Taeko Doi
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609192
MOSCHIM-GIANINI, Zenaide. O ensino de ingles em um curso de letras: o que revela um estudo longitudinal. 2009. 190 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609192. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609192
identifier_str_mv MOSCHIM-GIANINI, Zenaide. O ensino de ingles em um curso de letras: o que revela um estudo longitudinal. 2009. 190 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609192. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/440638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
190 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189004186222592