Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904 |
Resumo: | Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa |
id |
UNICAMP-30_41b99c77e0ac616680cf66004396cbd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1245517 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e QuímicaHistorical and philosophical contents of science in pre-service teacher education : an investigation based on the 2017 ENADE exams of the degree courses in Biology, Physics, Mathematics and ChemistryExame Nacional de Desempenho de EstudantesCiência - FilosofiaCiência - HistóriaProgramas de preparação de professoresAvaliação de larga escalaNational Student Performance ExamScience - PhilosophyScience - HistoryTeacher preparation programsLarge-scale assessmentOrientador: Silvia Fernanda de Mendonça FigueirôaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Ciências e de outras áreas do saber oferece as condições necessárias para construir uma educação científica na qual a contextualização do conhecimento, a abordagem sociocultural da construção do conhecimento e o diálogo com outras áreas do saber são elementos de reconhecida importância. O problema de nossa pesquisa foi assim explicitado: de que maneira os conteúdos filosóficos e históricos das ciências, previstos pelo quadro institucional como parte integrante dos tópicos programáticos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de nível superior, foram avaliados na prova do ENADE de 2017 e qual foi o desempenho dos alunos nestes itens? Como hipótese de trabalho, aventamos que as formas como as quais os conteúdos históricos e filosóficos das ciências são incluídos nas provas de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química do ENADE sinalizam a importância desses conteúdos na formação docente, mas, ao mesmo tempo, evidenciam as dificuldades para o diálogo entre conteúdos filosóficos, históricos, científicos e pedagógicos. Também formulamos a hipótese de que o desempenho dos alunos nos itens envolvendo conteúdos históricos e filosóficos da ciência e da matemática estaria associado a variáveis demográficas, socioeconômicas, à categoria administrativa das IES (se públicas ou privadas) e aos mecanismos de acesso ao Ensino Superior (se por meio de ações afirmativas ou não). A pesquisa realizada permitiu identificar as formas a partir das quais foram incluídos conteúdos históricos e filosóficos das ciências nas provas de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química do ENADE, confirmando a dissociação entre os saberes históricos e filosóficos, científicos e pedagógicos. A análise estatística do desempenho nos itens selecionados revelou que as condições socioeconômicas dos alunos (medidas pelas variáveis associadas à escolaridade dos pais e à renda) são discriminantes do desempenho: quanto melhor a condição social, melhor o desempenhoAbstract: The inclusion of History and Philosophy of Science (HPS) in the teaching of Mathematics and Sciences (Biology, Physics, and Chemistry) and other areas of knowledge is essential to building a scientific education in which the contextualization of knowledge, the sociocultural approach to the construction of knowledge, and the relationship with other areas of expertise are recognized as essential elements. Thus, the problem of our research was put forward: what are MEC's (the Brazilian Ministry of Education) expectations regarding the historical and philosophical elements of Sciences in the context of large-scale evaluations of Teacher Preparation Programs in Brazil, in the programs for Mathematics and Sciences teachers, and what is the performance of the undergraduates, when asked about these elements? As a working hypothesis, we have considered that the inclusion of historical and philosophical elements of Sciences in Teacher Preparation Programs in Brazil for Sciences and Mathematics is foreseen by the Brazilian institutional framework and is, therefore, part of the content required in the ENADE tests for the undergraduate programs of Sciences and Mathematics. Furthermore, we considered the possibility that not including – or including wrongly – the HFC elements in the ENADE exams for undergraduate programs accounts for inadequate, non-contextualized, and non-reflective knowledge about the nature of Sciences. Finally, we assumed that student performances in questions about historical and philosophical elements of Sciences and Mathematics are associated with socioeconomic variables. The research made it possible to identify that the institutional framework, within which Sciences and Mathematics Teacher Preparation programs are located, recommends the inclusion of historical and philosophical elements of Sciences in their programs and requires these contents in the ENADE exams. Our reflection also allows us to question how Sciences and the nature of knowledge are represented. Despite these limitations, the selected questions showed significant discriminatory ability. The students' performance may indicate crucial differences in how college undergraduate programs treat Sciences' historical and philosophical elements and how undergraduate students learn and reflect on these themesDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Silva, Cibelle CelestinoGabriel, Marcelo Luiz Dias da SilvaGebara, Maria José FontanaSilva, Dirceu daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJudensnaider, Ivy20222022-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904JUDENSNAIDER, Ivy. Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores: uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1245517Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-21T12:10:05Zoai::1245517Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-07-21T12:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química Historical and philosophical contents of science in pre-service teacher education : an investigation based on the 2017 ENADE exams of the degree courses in Biology, Physics, Mathematics and Chemistry |
title |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química |
spellingShingle |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química Judensnaider, Ivy Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Ciência - Filosofia Ciência - História Programas de preparação de professores Avaliação de larga escala National Student Performance Exam Science - Philosophy Science - History Teacher preparation programs Large-scale assessment |
title_short |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química |
title_full |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química |
title_fullStr |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química |
title_full_unstemmed |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química |
title_sort |
Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores : uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química |
author |
Judensnaider, Ivy |
author_facet |
Judensnaider, Ivy |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959- Silva, Cibelle Celestino Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva Gebara, Maria José Fontana Silva, Dirceu da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Judensnaider, Ivy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Ciência - Filosofia Ciência - História Programas de preparação de professores Avaliação de larga escala National Student Performance Exam Science - Philosophy Science - History Teacher preparation programs Large-scale assessment |
topic |
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Ciência - Filosofia Ciência - História Programas de preparação de professores Avaliação de larga escala National Student Performance Exam Science - Philosophy Science - History Teacher preparation programs Large-scale assessment |
description |
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-04-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904 JUDENSNAIDER, Ivy. Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores: uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904 |
identifier_str_mv |
JUDENSNAIDER, Ivy. Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores: uma investigação a partir das provas do ENADE de 2017 dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1245517 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189182791221248 |