A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rottava, Lucia
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591160
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_422eb5699cce95ff858442160b529c92
oai_identifier_str oai::222160
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantesLeituraEscritaLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLíngua espanhola - Estudo e ensinoOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese investiga a leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos por hispano-falantes, aprendizes de português como L2 (PE-L2). Um conceito de leitura/escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos foi operacionalizado através de um curso de "Leitura e Produção de Texto" de PE-L2 para hispano-falantes, visto não haver na literatura da área um conceito muito bem definido, nem uma proposta que ofereça subsídios para uma metodologia específica para o ensino da leitura e da escrita num contexto de línguas próximas, como é o caso do espanhol e do português. O curso constituiu-se no cenário da pesquisa. Os dados de sala de aula foram coletados através de diferentes instrumentos: observações, gravações, anotações e produções escritas dos sujeitos. Dados coletados em sessões introspectivas em três tarefas distintas: leitura, escrita, e leitura e escrita integradas complementaram os dados de sala de aula. Da análise dos dados delinearam-se os padrões de leitura e de escrita dos sujeitos. Os resultados sugeriram que as condições proporcionadas pelo material contribuíram para uma modificação do padrão de leitura e de escrita dos sujeitos: de uma concepção de leitura e de escrita centrada no produto para uma concepção mais voltada para o processo. Quanto à proximidade tipológica, os resultados parecem revelar que hispanofalantes já -apresentam um nível limiar, porém este não tem sido o único fator suficiente para a construção de sentidos, pois ler e escrever requer uma certa proficiência que não se reduz ao (re)conhecimento de vocabulário. Por fim, o conceito de leitura e de escrita como prática social da forma como foi operacionalizado revelou interrelações entre leitura e escrita articuladas por: noção de evento comunicativo, constituição do leitor/escritor como autor, fases do próprio processo e adequação à tarefa proposta. As contribuições práticas indicam que uma proposta de ensino de leitura e de escrita para hispano-falantes deveria levar em Gama, além da existência de um 'nível limiar', a concepção de leitura e de escrita dos aprendizes e o próprio processo de construção de sentidosAbstract: This thesis aims at investigating the process of meaning construction in reading and writing among Spanish-speakers - learners of Portuguese as a second language (PE-L2). A concept of reading/writing as interrelated processes of meaning construction was put into practice in a "PE-L2 Readinf Writing Course" designed for Spanish speakers - learners of PE-L2. It is important to mention that there is neither an stablished concept of reading and writing as interrelated abilities in the specialized literature nor a proposal which provides ground for a methodology for the teaching of these abilities in a context characterized by similar languages, as it is the case of Spanish and Portuguese. The course was itself the research setting. ... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertationsDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Dell'Isola, ReginaSchlatter, MargareteCavalcanti, Marilda do CoutoAlmeida Filho, José Carlos Paes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRottava, Lucia20012001-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf213p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591160ROTTAVA, Lucia. A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes. 2001. 213p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591160. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222160porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:28:20Zoai::222160Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:28:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
title A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
spellingShingle A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
Rottava, Lucia
Leitura
Escrita
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Língua espanhola - Estudo e ensino
title_short A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
title_full A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
title_fullStr A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
title_full_unstemmed A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
title_sort A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes
author Rottava, Lucia
author_facet Rottava, Lucia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Dell'Isola, Regina
Schlatter, Margarete
Cavalcanti, Marilda do Couto
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rottava, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Língua espanhola - Estudo e ensino
topic Leitura
Escrita
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Língua espanhola - Estudo e ensino
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591160
ROTTAVA, Lucia. A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes. 2001. 213p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591160. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ROTTAVA, Lucia. A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de portugues como L2 para hispano-falantes. 2001. 213p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591160. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
213p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188859463860224