A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695 |
Resumo: | Orientador : Luciano Migliaccio |
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A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitanoCaravaggio, Michelangelo Merisi da, 1573-1610Ribera, Jusepe de, 1591-1652Pintura barrocaContra-reforma na arteOrientador : Luciano MigliaccioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estéticoAbstract: This dissertation is concemed to the study on the artistic meaning of the poor people representation in neapolitans caravaggesche religious paintings from the "Adoration of the shepherds" in the MASP museum, atributed to Bartolomeo Passante considering the society, the religion and the Counter Reformation artistic theories due to the iconograpbic prescriptions. Caravaggio was a revolutionary painter on the proposition of a "plebean epopee" througb bis works considered paradigmatic on the neapolitan artistic surrounding, what engendred a painters circle origined on the workshop of Ribera and turned to this poetic through the interpretation that the spanish painter made of the caravaggism resulting on repertories of works indicating the representation of the poverty tipologies as a aestetic phenomenaMestradoMestre em História[s.n.]Migliaccio, Luciano, 1960-Marques Filho, Luiz CesarMuhana, Adma FadulTronca, Ítalo ArnaldoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Dalila Doring20022002-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf288p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695SOUSA, Dalila Doring. A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano. 2002. 288p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/228431porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:32:29Zoai::228431Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:32:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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