A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Dalila Doring
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695
Resumo: Orientador : Luciano Migliaccio
id UNICAMP-30_42fcb69bac99a3cea162308d65ec4f32
oai_identifier_str oai::228431
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitanoCaravaggio, Michelangelo Merisi da, 1573-1610Ribera, Jusepe de, 1591-1652Pintura barrocaContra-reforma na arteOrientador : Luciano MigliaccioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estéticoAbstract: This dissertation is concemed to the study on the artistic meaning of the poor people representation in neapolitans caravaggesche religious paintings from the "Adoration of the shepherds" in the MASP museum, atributed to Bartolomeo Passante considering the society, the religion and the Counter Reformation artistic theories due to the iconograpbic prescriptions. Caravaggio was a revolutionary painter on the proposition of a "plebean epopee" througb bis works considered paradigmatic on the neapolitan artistic surrounding, what engendred a painters circle origined on the workshop of Ribera and turned to this poetic through the interpretation that the spanish painter made of the caravaggism resulting on repertories of works indicating the representation of the poverty tipologies as a aestetic phenomenaMestradoMestre em História[s.n.]Migliaccio, Luciano, 1960-Marques Filho, Luiz CesarMuhana, Adma FadulTronca, Ítalo ArnaldoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Dalila Doring20022002-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf288p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695SOUSA, Dalila Doring. A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano. 2002. 288p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/228431porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:32:29Zoai::228431Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:32:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
title A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
spellingShingle A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
Sousa, Dalila Doring
Caravaggio, Michelangelo Merisi da, 1573-1610
Ribera, Jusepe de, 1591-1652
Pintura barroca
Contra-reforma na arte
title_short A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
title_full A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
title_fullStr A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
title_full_unstemmed A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
title_sort A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
author Sousa, Dalila Doring
author_facet Sousa, Dalila Doring
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Migliaccio, Luciano, 1960-
Marques Filho, Luiz Cesar
Muhana, Adma Fadul
Tronca, Ítalo Arnaldo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Dalila Doring
dc.subject.por.fl_str_mv Caravaggio, Michelangelo Merisi da, 1573-1610
Ribera, Jusepe de, 1591-1652
Pintura barroca
Contra-reforma na arte
topic Caravaggio, Michelangelo Merisi da, 1573-1610
Ribera, Jusepe de, 1591-1652
Pintura barroca
Contra-reforma na arte
description Orientador : Luciano Migliaccio
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-03-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695
SOUSA, Dalila Doring. A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano. 2002. 288p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUSA, Dalila Doring. A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano. 2002. 288p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/228431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
288p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138364529573888