A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss-Santos, Klaus Sebastian
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612538
Resumo: Orientador: Denise Hortência Lopes Garcia
id UNICAMP-30_431159f4affce0ce23306382759ba149
oai_identifier_str oai::771775
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musicalThe piece concatenação n. 162 of Ludus Brasiliensis from Ernest Widmer : a musical analysis proposalWidmer, Ernst, 1927-1990. Ludus BrasiliensisMúsica - Análise, apreciaçãoEstilo musicalConcatenaçãoPianoMusic analysisMusical styleConcatenaçãoPianoOrientador: Denise Hortência Lopes GarciaDissertação ( mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A constante preocupação de como propiciar ao aluno de piano uma visão mais ampla do fazer musical, mais relacionada com a sua época, com o indivíduo, incita a investigação por aquilo que possa expandir essas perspectivas. Nesse sentido, é importante haver pesquisas que promovam, com o intuito de difusão e estudo aprofundado, obras musicais que apresentam preocupação com a iniciação a uma linguagem musical contemporânea à época. Ao deparar-se com a coleção de 162 peças progressivas para piano de Ernst Widmer - o Ludus Brasiliensis - essas questões emergem e surge a necessidade de esclarecimento de sentidos e significados dessa música. Neste estudo, o objetivo é revelar sentidos e significados da música de Widmer a partir da apresentação e discussão dos elementos estilísticos da peça nº 162 concatenação do Ludus Brasiliensis. A última peça da coleção, concatenação, apresenta um painel de tendências estéticas e procedimentos técnicos diversificados que sintetizam a proposta de todo o Ludus Brasiliensis. Ela é representativa do repertório para piano no Brasil dos anos 60, do estilo do compositor e do local em que foi escrita. Para o entendimento da peça, foi conduzida uma proposta de análise da mesma, observando as considerações analíticas propostas por LaRue (1989). A metodologia está basicamente dividida em três etapas: em um primeiro momento, foram levantadas questões a fim de situar o texto musical na produção do compositor e no contexto daquele período. Em seguida, foi realizado um estudo descritivo dos elementos musicais da peça baseado em três níveis analíticos: macro, média e micro-análise. Finalmente, foi realizada a síntese e reflexão crítica dos dados coletados. Em termos de resultados, na macroanálise, as questões analisadas na partitura revelaram o aspecto mosaico da peça, no qual elementos celulares presentes no fragmento inicial pervadem toda a obra. As diferentes seções e partes estão concatenadas por elementos de coerência, mas não é possível pensar que a peça se sustenta em parâmetros de unidade, uma vez que as dicotomias não são resolvidas. A relação é mais paradoxal que dialética. Em relação às estruturas médias, foi possível verificar a adaptação de estruturas formais relacionadas ao objetivismo neoclássico. Na microanálise, foi verificado que o emprego de síncopes e de determinados padrões rítmicos, associado ao uso de uma harmonia modal, claramente demonstra a referência regional proposta por Widmer. O estudo mostrou como o ecletismo estilístico, aliado a ideia de miscigenação, de concatenação, revelou-se nessa obra como um programa estético e técnico, e como a perspectiva didática de Widmer resultou em uma abordagem consistente e ricaAbstract: The recurrent preoccupation of how to provide to the student of piano a broader view of the process of making music, which is more related to its time, with the individual, fosters the investigation about what could expand those perspectives. In this sense, it is important to have research that promote, with the intention of diffusion and deep study, musical works that present the preoccupation with a musical language initiation contemporary to the epoch. When we face the collection of 162 progressive pieces to piano from Ernst Widmer - the Ludus Brasiliensis - those questions emerge and it is stated the necessity of enlightenment of senses and meanings of this music. In this study, the objective is to reveal meanings and senses of the music from Widmer since the presentation and discussion of stylistic elements of the piece number 162 concatenação of Ludus Brasiliensis. The last piece of the collection, concatenação, presents a panel of the esthetical tendencies and diversified technical procedures that synthesize the proposal of all Ludus Brasiliensis. It is a representative piece of the repertoire for piano in the Brazil of the 60s, of the style of the composer and of the place where it was written. To the understanding of the piece, a proposal of stylistic analysis of the piece was conducted, observing the analytical considerations proposed by LaRue (1989). The methodology is basically divided into three steps: firstly, some questions were stated to situate the musical text in the composer's production and in the context of that period. Then, a descriptive study of the musical elements of the piece was done based on three analytical levels: macro, middle and micro analysis. Finally, a synthesis and critical reflection of the data collected was done. In terms of results, in the macroanalysis, the analyzed questions in the score revealed the mosaical aspect of the piece, in which cellular elements present in the initial fragment pervade all the work. The different sections and parts are concatenated by coherence elements, but it is not possible to think that the piece is based on parameters of unit, since the dichotomies are not solved. The relation is more paradoxal than dialectic. In relation to the middle structures, it was possible to verify the adaptation of formal structures related to the neoclassic objectivism. In the microanalysis, the use of syncopation and of determined rhythmic patterns, associated to the use of a modal harmony, clearly demonstrate the regional reference proposed by Widmer. The study has shown how the stylistic eclecticism, allied to the idea of miscegenation, of concatenation, was revealed in this musical work as an esthetical and technical program, and, how the didactic perspective of Widmer resulted in a consistent and rich approachMestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955-Moreira, Adriana Lopes da CunhaCosta, Rogerio Luiz MoraesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWeiss-Santos, Klaus Sebastian2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf143 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612538WEISS-SANTOS, Klaus Sebastian. A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer: uma proposta de análise musical. 2009. 143 p. Dissertação ( mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612538. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771775porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:56:21Zoai::771775Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:56:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
The piece concatenação n. 162 of Ludus Brasiliensis from Ernest Widmer : a musical analysis proposal
title A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
spellingShingle A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
Weiss-Santos, Klaus Sebastian
Widmer, Ernst, 1927-1990. Ludus Brasiliensis
Música - Análise, apreciação
Estilo musical
Concatenação
Piano
Music analysis
Musical style
Concatenação
Piano
title_short A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
title_full A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
title_fullStr A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
title_full_unstemmed A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
title_sort A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical
author Weiss-Santos, Klaus Sebastian
author_facet Weiss-Santos, Klaus Sebastian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955-
Moreira, Adriana Lopes da Cunha
Costa, Rogerio Luiz Moraes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiss-Santos, Klaus Sebastian
dc.subject.por.fl_str_mv Widmer, Ernst, 1927-1990. Ludus Brasiliensis
Música - Análise, apreciação
Estilo musical
Concatenação
Piano
Music analysis
Musical style
Concatenação
Piano
topic Widmer, Ernst, 1927-1990. Ludus Brasiliensis
Música - Análise, apreciação
Estilo musical
Concatenação
Piano
Music analysis
Musical style
Concatenação
Piano
description Orientador: Denise Hortência Lopes Garcia
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612538
WEISS-SANTOS, Klaus Sebastian. A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer: uma proposta de análise musical. 2009. 143 p. Dissertação ( mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612538. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612538
identifier_str_mv WEISS-SANTOS, Klaus Sebastian. A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer: uma proposta de análise musical. 2009. 143 p. Dissertação ( mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612538. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771775
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
143 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189035118166016