O ensino de produção textual em materiais apostilados
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553 |
Resumo: | Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa |
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O ensino de produção textual em materiais apostiladosThe textual production teaching in learning materialsMaterial didáticoSistema privado de ensinoLíngua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensinoTextos - Redação - Estudo e ensinoTeaching materialsPrivate Educational SystemsBrazilian Portuguese Language TeachingTexts - Writing - Study and teachingOrientador: Jacqueline Peixoto BarbosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação de Mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, teve como objetivo analisar o ensino de produção textual em dois Sistemas Privados de Ensino (SPE) do primeiro ano do Ensino Médio, materiais apostilados não avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), que são encontrados com frequência nas escolas brasileiras. Muitos SPE estão vinculados à ideia de qualidade superior, pois são encontrados em escolas privadas e alguns deles têm sido adquiridos para serem utilizados em escolas públicas. A partir de uma revisão da literatura que procurou destacar as principais contribuições da Linguística textual, dos estudos sobre gêneros do discurso e dos estudos sobre letramento para o ensino de produção de texto e justificar a pertinência de uma concepção interativa pautada pela consideração de práticas contextualizadas de escrita, buscou-se avaliar se o trabalho com a produção de textos proposto pelos SPE consideravam as pesquisas e teorizações dos estudos da linguagem, se contribuíam ou não com o desenvolvimento da proficiência em escrita e qual era a concepção de ensino de escrita subjacente. A análise mostrou que muito pouco das contribuições contemporâneas da área foi incorporado, já que a maioria das propostas de produção escrita não prevê um contexto de produção e algumas delas sequer indicam um gênero ou tipo de texto e, quando o fazem, o gênero ou tipo de texto em questão não são explorados de forma adequada. Tampouco as propostas contribuem com o desenvolvimento da proficiência escritora, já que a grande maioria não explora elementos da textualidade, não considera as etapas do processo de produção de texto nem preveem elaboração temática suficiente. Embora com diferentes ênfases e perspectivas, um mais adepto do método retórico-lógico e outro do método textual-comunicativo, a concepção de ensino de produção de textos de ambos os materiais se distancia dos diálogos com a produção acadêmica da área, pois os materiais são permeados por propostas que não consideram as práticas sociais nem estimulam a possibilidade de formação de sujeitos críticosAbstract: This Master's thesis, situated in the field of Applied Linguistics, has the objective to analyze the teaching of the writing production in two Private Educational Systems methods (in Brazil, known as PSE), specifically in materials which were not evaluated by the Ministry of Education (MEC), and yet are frequently found in Brazilian schools. Many Private Educational Systems brands are linked to the idea of a superior quality as they are found in private schools, and some of them have been acquired in public schools. We aimed to comprehend the relevance of the conception of interactivity which have been grounding contextualized practices of writing. Based on a literature review that highlights the main contributions of the textual linguistics, such as genre matters regarding discourse analysis and studies on literacy to the teaching of the writing production, we sought to evaluate if the work proposal on writing production elaborated by the PSE methods were taking into account recent theoretical contributions to the field, if they contribute or not to the developing of the writing proficiency, and what was the actual teaching conception of writing underlying it. The analysis showed that very little of the contemporary research contributions from the field of studies were incorporated into its contents. The majority of the proposals for writing production does not foresee a context of production, and some of each doesn¿t even indicates the genre nor the type of text, yet when it does, both genre and type are not explored in a proper manner. Therefore, the proposals don't contribute to the developing of the writing proficiency, as most of it doesn't even explore elements of textuality, neither consider the stages of the process of writing production, nor predicts enough substantial thematic elaboration. Even though, from different angles and perspectives, as one of the materials is more inclined to a rhetorical-logical method and the other to communicative-textual method, both materials failed to stablish consistent dialogues with the academic production on the field, as they are committed to proposals that does not consider social practices nor stimulate the possibility of the formation of the critical thinkingMestradoLinguagem e EducaçãoMestre em Linguística AplicadaCAPES[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-Rojo, Roxane Helena RodriguesGarcia, Ana Luiza M.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeixeira, Vinícius Giro, 1991-20192019-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553TEIXEIRA, Vinícius Giro. O ensino de produção textual em materiais apostilados. 2019. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095130Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T09:40:10Zoai::1095130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-22T09:40:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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