O ensino de produção textual em materiais apostilados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Vinícius Giro, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553
Resumo: Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa
id UNICAMP-30_431cefcecfb02a479aa400d28826caa4
oai_identifier_str oai::1095130
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de produção textual em materiais apostiladosThe textual production teaching in learning materialsMaterial didáticoSistema privado de ensinoLíngua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensinoTextos - Redação - Estudo e ensinoTeaching materialsPrivate Educational SystemsBrazilian Portuguese Language TeachingTexts - Writing - Study and teachingOrientador: Jacqueline Peixoto BarbosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação de Mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, teve como objetivo analisar o ensino de produção textual em dois Sistemas Privados de Ensino (SPE) do primeiro ano do Ensino Médio, materiais apostilados não avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), que são encontrados com frequência nas escolas brasileiras. Muitos SPE estão vinculados à ideia de qualidade superior, pois são encontrados em escolas privadas e alguns deles têm sido adquiridos para serem utilizados em escolas públicas. A partir de uma revisão da literatura que procurou destacar as principais contribuições da Linguística textual, dos estudos sobre gêneros do discurso e dos estudos sobre letramento para o ensino de produção de texto e justificar a pertinência de uma concepção interativa pautada pela consideração de práticas contextualizadas de escrita, buscou-se avaliar se o trabalho com a produção de textos proposto pelos SPE consideravam as pesquisas e teorizações dos estudos da linguagem, se contribuíam ou não com o desenvolvimento da proficiência em escrita e qual era a concepção de ensino de escrita subjacente. A análise mostrou que muito pouco das contribuições contemporâneas da área foi incorporado, já que a maioria das propostas de produção escrita não prevê um contexto de produção e algumas delas sequer indicam um gênero ou tipo de texto e, quando o fazem, o gênero ou tipo de texto em questão não são explorados de forma adequada. Tampouco as propostas contribuem com o desenvolvimento da proficiência escritora, já que a grande maioria não explora elementos da textualidade, não considera as etapas do processo de produção de texto nem preveem elaboração temática suficiente. Embora com diferentes ênfases e perspectivas, um mais adepto do método retórico-lógico e outro do método textual-comunicativo, a concepção de ensino de produção de textos de ambos os materiais se distancia dos diálogos com a produção acadêmica da área, pois os materiais são permeados por propostas que não consideram as práticas sociais nem estimulam a possibilidade de formação de sujeitos críticosAbstract: This Master's thesis, situated in the field of Applied Linguistics, has the objective to analyze the teaching of the writing production in two Private Educational Systems methods (in Brazil, known as PSE), specifically in materials which were not evaluated by the Ministry of Education (MEC), and yet are frequently found in Brazilian schools. Many Private Educational Systems brands are linked to the idea of a superior quality as they are found in private schools, and some of them have been acquired in public schools. We aimed to comprehend the relevance of the conception of interactivity which have been grounding contextualized practices of writing. Based on a literature review that highlights the main contributions of the textual linguistics, such as genre matters regarding discourse analysis and studies on literacy to the teaching of the writing production, we sought to evaluate if the work proposal on writing production elaborated by the PSE methods were taking into account recent theoretical contributions to the field, if they contribute or not to the developing of the writing proficiency, and what was the actual teaching conception of writing underlying it. The analysis showed that very little of the contemporary research contributions from the field of studies were incorporated into its contents. The majority of the proposals for writing production does not foresee a context of production, and some of each doesn¿t even indicates the genre nor the type of text, yet when it does, both genre and type are not explored in a proper manner. Therefore, the proposals don't contribute to the developing of the writing proficiency, as most of it doesn't even explore elements of textuality, neither consider the stages of the process of writing production, nor predicts enough substantial thematic elaboration. Even though, from different angles and perspectives, as one of the materials is more inclined to a rhetorical-logical method and the other to communicative-textual method, both materials failed to stablish consistent dialogues with the academic production on the field, as they are committed to proposals that does not consider social practices nor stimulate the possibility of the formation of the critical thinkingMestradoLinguagem e EducaçãoMestre em Linguística AplicadaCAPES[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-Rojo, Roxane Helena RodriguesGarcia, Ana Luiza M.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeixeira, Vinícius Giro, 1991-20192019-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553TEIXEIRA, Vinícius Giro. O ensino de produção textual em materiais apostilados. 2019. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095130Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T09:40:10Zoai::1095130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-22T09:40:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de produção textual em materiais apostilados
The textual production teaching in learning materials
title O ensino de produção textual em materiais apostilados
spellingShingle O ensino de produção textual em materiais apostilados
Teixeira, Vinícius Giro, 1991-
Material didático
Sistema privado de ensino
Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino
Textos - Redação - Estudo e ensino
Teaching materials
Private Educational Systems
Brazilian Portuguese Language Teaching
Texts - Writing - Study and teaching
title_short O ensino de produção textual em materiais apostilados
title_full O ensino de produção textual em materiais apostilados
title_fullStr O ensino de produção textual em materiais apostilados
title_full_unstemmed O ensino de produção textual em materiais apostilados
title_sort O ensino de produção textual em materiais apostilados
author Teixeira, Vinícius Giro, 1991-
author_facet Teixeira, Vinícius Giro, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-
Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Garcia, Ana Luiza M.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Vinícius Giro, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Sistema privado de ensino
Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino
Textos - Redação - Estudo e ensino
Teaching materials
Private Educational Systems
Brazilian Portuguese Language Teaching
Texts - Writing - Study and teaching
topic Material didático
Sistema privado de ensino
Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino
Textos - Redação - Estudo e ensino
Teaching materials
Private Educational Systems
Brazilian Portuguese Language Teaching
Texts - Writing - Study and teaching
description Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553
TEIXEIRA, Vinícius Giro. O ensino de produção textual em materiais apostilados. 2019. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553
identifier_str_mv TEIXEIRA, Vinícius Giro. O ensino de produção textual em materiais apostilados. 2019. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637553. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095130
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152347914240