Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boscariol, Marina Contarini, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640047
Resumo: Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
id UNICAMP-30_44378676a72be4bd68946f4515b9821b
oai_identifier_str oai::1157545
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de siBeing a teacher : processes of subjectivation and care of the selfEducação físicaCurrículosSubjetividadeProfessores - FormaçãoPhysical educationCurriculumSubjectivityTeachers - TrainingOrientador: Mario Luiz Ferrari NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa de mestrado apresenta um processo de constituição da experiência de si docente, sendo o objeto de estudo a docente que habita o mesmo corpo da pesquisadora. A pesquisa leva em consideração, então, a forma como me vejo, me governo, me julgo e me narro professora de Educação Física, o que é atravessado também pela percepção dos outros, que habitam o mesmo território escolar no qual me encontro: professoras, chefias, alunos. Assim, me proponho neste trabalho a compreender quais as forças que atravessam essa constituição, e a quem e ao que elas servem. Também intento trazer a capacidade produtiva do trato com o poder, encorajando a produção de um conduzir-se docente em movimento, que escape o máximo possível de relações que predominem a dominação. Um caráter importante a demarcar é a constante transformação a qual se expõe a pesquisadora e o objeto de estudo. Transformação que se dá pelo contato de uma com a outra, as quais fisicamente são representadas por um mesmo corpo, mas que se inserem em diferentes ordens discursivas, professora e aluna de mestrado. Desse modo, a fim de fazer jus ao caráter da pesquisa utilizo como operador metodológico a cartografia proposta por Suely Rolnik (2016) embasada por Gilles Deleuze e Felix Guatarri (1995) e registrada na forma de diário, no qual anoto pensamentos docentes, algumas de minhas práticas e questões produzidas a partir das relações que estabeleço no ambiente escolar com os pares, alunos, a escola, a Educação Física e comigo mesma. Ao relê-lo, atravessada pelo referencial teórico dessa pesquisa, que é composto por algumas noções foucaultianas e por um arcabouço teórico dos Estudos Culturais em sua vertente pós-estruturalista, produzo narrativas sobre minha docência em Educação Física, atuando sobre a ordem discursiva a qual habito e principalmente sobre a construção de minha subjetividade. E, por fim, aponto algumas saídas para atuação docente que versam não só sobre a produção e escapes aos discursos que constroem representações hegemônicas da docência, mas que também compreendem, a partir das relações com os outros da escola, a possibilidade de experienciar outras formas de ser professora, percorrendo território ainda desconhecidos pela docência em Educação Física. Nesse sentido essa pesquisa contribui principalmente com estudos que versam sobre a formação de professores em Educação Física, tanto no que tange à formação inicial como a continuada, possibilitando uma atuação docente pensada a partir da experiênciaAbstract: This master's research presents a process of constituting the teaching experience, with the object of study being the teacher who lives in the same body as the researcher. The research takes into account the way I see myself, govern myself, judge myself and narrate myself as a Physical Education teacher, which is also crossed by the perception of others, who live in the same school territory in which I find myself: teachers, bosses, students. Therefore, I propose in this work to understand which forces go through this constitution, and to whom and what they serve. I also try to bring the productive capacity of the deal with power, encouraging the production of a leading teacher in movement, who escapes as much as possible from relationships that predominate domination. An important feature to be highlighted is the constant transformation which the researcher and the object of study are exposed. Transformation that occurs through contact with one another, which are physically represented by the same body, but which fall into different discursive orders, teacher and master's student. Thus, in order to live up to the character of the research, I use as a methodological operator the cartography proposed by Suely Rolnik (2016) based on Gilles Deleuze and Felix Guatarri (1995) and recorded in the form of a diary, in which I note teaching thoughts, some of my practices and questions produced from the relationships that I establish in the school environment with peers, students, institutions, Physical Education and myself. When rereading it, crossed by the theoretical framework of this research, which is composed of some Foucaultians¿ notions and a theoretical framework of Cultural Studies in its post-structuralist aspect, I produce narratives about my teaching in Physical Education, acting on the discursive order which I live and mainly about the construction of my subjectivity. And, finally, I point out some ways out for teaching activities that deal not only with the production and escapes the discourses that build hegemonic representations of teaching, but that also understand, from the relationships with others at school, the possibility of experiencing other ways to be a teacher, covering territory still unknown by teaching in Physical Education. In this sense, this research contributes mainly to studies that deal with the teachers training in Physical Education, both with regard to initial and continuing education, enabling a teaching performance based on experienceMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação Física[s.n.]Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-Monteiro, AlexandrinaRibeiro, Cintya ReginaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBoscariol, Marina Contarini, 1993-20202020-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 126 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640047BOSCARIOL, Marina Contarini. Existir docente: processo de subjetivação e o cuidado de si. 2020. 1 recurso online ( 126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640047. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157545Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-03T11:40:37Zoai::1157545Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-12-03T11:40:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
Being a teacher : processes of subjectivation and care of the self
title Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
spellingShingle Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
Boscariol, Marina Contarini, 1993-
Educação física
Currículos
Subjetividade
Professores - Formação
Physical education
Curriculum
Subjectivity
Teachers - Training
title_short Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
title_full Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
title_fullStr Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
title_full_unstemmed Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
title_sort Existir docente : processo de subjetivação e o cuidado de si
author Boscariol, Marina Contarini, 1993-
author_facet Boscariol, Marina Contarini, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Monteiro, Alexandrina
Ribeiro, Cintya Regina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Boscariol, Marina Contarini, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Currículos
Subjetividade
Professores - Formação
Physical education
Curriculum
Subjectivity
Teachers - Training
topic Educação física
Currículos
Subjetividade
Professores - Formação
Physical education
Curriculum
Subjectivity
Teachers - Training
description Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640047
BOSCARIOL, Marina Contarini. Existir docente: processo de subjetivação e o cuidado de si. 2020. 1 recurso online ( 126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640047. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640047
identifier_str_mv BOSCARIOL, Marina Contarini. Existir docente: processo de subjetivação e o cuidado de si. 2020. 1 recurso online ( 126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640047. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157545
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 126 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189167117107200