O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618994 |
Resumo: | Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter |
id |
UNICAMP-30_444fb832852b28b12ba2b674e831805d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::893306 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente GilThe graphic design in cultural artistic circuit : projects of Kiko Farkas and Gil VicenteFarkas, Kiko, 1957-Gil Filho, VicenteArtes gráficasCulturaArteArtes gráficasCultureArtOrientador: Edson do Prado PfutzenreuterDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O início desta pesquisa se dá através da Associação dos Designers Gráficos do Brasil e da 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, a partir da qual objetivou-se realizar um levantamento a respeito da participação de projetos gráficos voltados para o circuito cultural artístico. A partir deste levantamento, foi enfocado para análise dois estudos de caso que compreendem projetos voltados à disseminação de produtos do circuito cultural artístico, mais precisamente a instituições artísticas, relacionadas diretamente às artes da música e da dança. Fazem parte deste recorte o designer Kiko Farkas, com doze cartazes de divulgação cultural e artística voltados à música, para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP e o designer Vicente Gil, com a identidade visual, compreendida na mostra pela marca e cartaz projetados para a instituição voltada à dança, São Paulo Companhia de Dança - SPCD. São observados separadamente os elementos visuais básicos que compõem a materialização das peças gráficas, divididos mais especificamente em: forma, cor e tipografia. Sobre as formas gráficas inclui-se aqui questões relacionadas aos grafismos, desenhos, fotografias, disposição dos elementos, grids, entre outras. A análise dos aspectos formais dos estudos de caso procede principalmente a partir do método de classificação da linguagem visual proposto por DONDIS (2003). Sobre os aspectos cromáticos, os estudos abordam o levantamento dos principais conjuntos de cores, através de softwares específicos, ressaltando as maneiras de utilização das cores praticadas pelos designers nos projetos. As questões tipográficas visam o levantamento, através de softwares específicos e bibliografia, das principais famílias de tipografias utilizadas nos projetos, ressaltando o modo como suas características e diferenciais foram utilizados pelos designers. Na sequência, serão exploradas algumas contribuições discursivas para a compreensão das estratégias e percursos criativos dos estudos de caso de design gráfico no circuito cultural artístico. Finalizando, são acrescentadas informações obtidas além das disponibilizadas pela 9a Bienal ADG, imagens, entrevistas e relatos de visitas, complementando a compreensão dos casos estudados. Estudos pontuais possibilitam ampliar a compreensão de processos em comum, ou de natureza semelhante, entre distintas áreas de produção de cultura. Assim, é possível iniciar o traçado de um paralelo entre a prática de atividades culturais e artísticas com a atividade exercida pelo designer gráfico, com projetos voltados à disseminação de produtos culturais e, estes próprios, tornarem-se produtos culturaisAbstract: The beginning of this research is done by the Graphic Designers Association of Brazil and the 9th Brazilian Biennial of Graphic Design, which aimed to conduct a survey regarding the participation of graphic design on the cultural artistic circuit. On this survey, the analysis were focused on two study cases regarding projects of cultural dissemination on the artistic circuit, specifically the art institutions, directly related to the music and dance arts. Included on this is designer's Kiko Farkas, twelve showing posters of culture and arts focused on music for the Symphony Orchestra of the State of São Paulo - OSESP and designer Vicente Gil, with the visual identity, seen in the showing by the brand and poster, designed for the institution and focused on dance. São Paulo Dance Company - SPCD. Separately are observed the basic visual elements that compose the materialization of graphic pieces, divided more specifically in shape, color and typography. On the graphic shapes, this includes questions related to graphics, drawings, photographs, layout of elements, grids, among others. The analysis of the formal aspects of the study cases comes mainly from the classification method of visual language proposed by Dondis (2003). On the chromatic aspects, studies addressing the lifting of the main sets of colors, through specific software, highlighting the ways to use the colors applied by designers on projects. The questions aimed the raising typographical, through specific software and bibliography, the main families of printers used in the projects, highlighting how their characteristics and differentials were used by designers. Following some contributions to the understanding of the discursive strategies and creative journeys of the case studies in graphic design on the artistic cultural circuit will be explored. Finally, supplemental information beyond the ones provided by the 9th Biennial ADG, images, interviews and visits, complementing the understanding of the cases studied. Punctual studies enable broader understanding of processes in common, or similar, between different areas of cultural production. Thus, it is possible to start drawing a parallel between the practice of cultural and artistic activities with the activity exerted by graphic designer, with projects aimed at dissemination of cultural products, and they themselves, become cultural productsMestradoArtes VisuaisMestre em Artes[s.n.]Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-Furegatti, Sylvia HelenaMontore, MarcelloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiaia, Jade Samara, 1983-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf231 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618994PIAIA, Jade Samara. O design gráfico no circuito cultural artístico: projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil. 2012. 231 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618994. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/893306porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-19T09:07:28Zoai::893306Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-19T09:07:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil The graphic design in cultural artistic circuit : projects of Kiko Farkas and Gil Vicente |
title |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil |
spellingShingle |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil Piaia, Jade Samara, 1983- Farkas, Kiko, 1957- Gil Filho, Vicente Artes gráficas Cultura Arte Artes gráficas Culture Art |
title_short |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil |
title_full |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil |
title_fullStr |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil |
title_full_unstemmed |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil |
title_sort |
O design gráfico no circuito cultural artístico : projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil |
author |
Piaia, Jade Samara, 1983- |
author_facet |
Piaia, Jade Samara, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957- Furegatti, Sylvia Helena Montore, Marcello Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piaia, Jade Samara, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Farkas, Kiko, 1957- Gil Filho, Vicente Artes gráficas Cultura Arte Artes gráficas Culture Art |
topic |
Farkas, Kiko, 1957- Gil Filho, Vicente Artes gráficas Cultura Arte Artes gráficas Culture Art |
description |
Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618994 PIAIA, Jade Samara. O design gráfico no circuito cultural artístico: projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil. 2012. 231 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618994. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618994 |
identifier_str_mv |
PIAIA, Jade Samara. O design gráfico no circuito cultural artístico: projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil. 2012. 231 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618994. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/893306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 231 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189088578764800 |