Bolívar entre a cruz e a espada : o Correo del Orinoco, Las Casas, Cortés e as independências (1818-1822)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Marcus Vinicius de, 1978-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640153
Resumo: Orientador: José Alves de Freitas Neto
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Este mesmo sentimento, por sua vez, desenvolveu-se para os movimentos de ruptura com a Espanha. Nesse sentido, esta leitura nacionalista e tradicional transformou o pensamento das luzes em principal referência teórica para as independências, além de ter atribuído ao nacionalismo criollo a causa do movimento. A partir das fontes do período, observamos que existiram outras referências intelectuais para a elaboração das justificativas da independência. Além das luzes, as narrativas sobre a conquista espanhola do século XVI e as cavaleirescas também fizeram parte da estruturação teórica que ajudou a compor o discurso de ruptura em relação à coroa. À vista disso, o Libertador, como conceito, foi construído como heroi e sua imagem foi utilizada em um momento em que Bolívar ainda não era unanimidade. O uso da legenda negra para atacar os espanhóis e o uso do Libertador como a contra imagem do conquistador criaram um discurso de coesão e ao mesmo tempo foram empregados para a transmissão das novas posturas políticas. Esta unidade construída permitiu, anos depois, a consolidação dos nacionalismos e dos Estados Nacionais. Para esta investigação, utilizamos como fontes o jornal venezuelano Correo del Orinoco (1818-1822), favorável à independência, alguns escritos de Bolívar, as Cartas de relación (1519-1526) de Hernán Cortés, a Historia verdadera de la conquista de la Nueva España(1568) do soldado Bernal Díaz del Castillo e a Brevísima relación de la destrucción de las Índias (1552), de Bartolomé de Las Casas. A análise documental teve como principais estruturas as análises de Reinhart Koselleck a respeito dos espaços de experiências e dos horizontes de expectativa, assim como as teorias de representação de Roger Chartier. As análises de Pierre Bourdieu sobre produção e recepção e os conceitos da retórica da alteridade de François Hartog, assim como as discussões sobre memória e esquecimento de Paul Ric¿ur, também fizeram parte do corpo teórico deste estudo.Abstract: Simon Bolivar has usually been described as a rational man of lights and a strategist. This image is associated to the way national narratives have regarded the independencies of Hispanic America. A scholarly and illustrated criollo nationalism supposedly gave origin to a strong sense of belonging among Hispano-Americans. This same feeling also influenced movements of rupture with Spain. We can then say that this nationalistic and traditional interpretation made enlightenment thinking the only theoretical reference for the independencies and at the same time attributed the cause of the movement to criollo nationalism. When we analyze sources from the period, however, we can see that there were other intellectual references for the elaboration of justifications for independence. Besides Enlightenment, narratives about the Spanish conquest of the 16th century and chivalry narratives were also part of the theoretical structure that helped to compose the discourse of rupture in relation to the crown. In light of this, the Libertador as a concept was built as a hero and his image was used in a moment in which Bolivar was not yet a unanimity. The use of the black legend to attack the Spanish and of the Libertador as an image against the conquerors created a cohesive discourse and at the same time enabled the transmission of new political postures. This constructed unity made the consolidation of nationalisms and National States possible many years later. In this investigation, we have used the following sources: the Venezuelan newspaper Correo del Orinoco (1818-1822), favorable to independence; some of Bolivar¿s writings; Hernán Cortés¿s Cartas de relación (1519-1526); the Historia verdadera de la conquista de la Nueva España (1568), by the soldier Bernal Díaz del Castillo; and Bartolomé de las Casas¿s Brevísima relación de la destrucción de las Índias (1552). Sources were analyzed having Reinhart Koselleck¿s interpretation of spaces of experience and horizons of expectations as the main structures. Roger Chartier¿s theory of representation was also an important reference. The theoretical basis of this study also used Pierre Bourdieu¿s analysis about production and reception, François Hartog¿s concepts of rhetoric of otherness, and the discussions about memory and forgetting by Paul Ric¿urDoutoradoHistória CulturalDoutor em História[s.n.]Freitas Neto, José Alves de, 1971-Fredrigo, Fabiana de SouzaSoares, Gabriela PellegrinoSchiavinatto, Iara LísKarnal, LeandroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Marcus Vinicius de, 1978-20202020-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (327 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640153MORAIS, Marcus Vinicius de. Bolívar entre a cruz e a espada: o Correo del Orinoco, Las Casas, Cortés e as independências (1818-1822). 2020. 1 recurso online (327 p.) 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