A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Markunas, Mônica, 1965-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636520
Resumo: Orientador: José Roberto Montes Heloani
id UNICAMP-30_44e624eba2cfe1aaf5ee3b2cda01e12c
oai_identifier_str oai::1090256
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e AlemanhaEducation in press media : a comparative study Brazil and GermanyAnálise crítica do discursoEducação comparadaMidia - BrasilRepresentações sociaisCritical discourse analysisComparative educationMedia - BrazilSocial representationOrientador: José Roberto Montes HeloaniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As últimas décadas do século XX e o início do século XXI foram marcadas por grandes mudanças econômicas e tecnológicas que alteraram substancialmente as relações em todos os níveis da vida humana. No que se refere à educação, embora as decisões sobre políticas ainda sejam tomadas pelos governos nacionais, se tornou claro que isso não mais acontece de modo isolado e soberano. O tratamento dessas mudanças na esfera social e na correlação de forças político-econômicas - em geral, em estudos relacionados à globalização, internacionalização e "Economia baseada no Conhecimento" - indicou o surgimento de um novo imaginário e agenda para a educação em nível global, com relevância de novos atores e arenas da política educacional, com destaque para organismos internacionais como Banco Mundial, OCDE, UNESCO. À mídia pode ser atribuído um papel importante na legitimação e difusão desse processo. Tomando especificamente a mídia impressa como veículo, buscou-se identificar, por meio da Análise Crítica do Discurso, tendências e representações de educação publicadas nas revistas Veja, no Brasil e Der Spiegel, na Alemanha, no período de 2000 a 2015. Nesse contexto a Educação Comparada e a Teoria dos Regimes oferecem lentes teórico-analíticas para além do nacionalismo metodológico, propondo novas perspectivas em variadas esferas e níveis, o que abre caminhos para a compreensão dessas transformações e para a identificação de seus agentes e discursos, abrindo também possibilidades de se explorar suas implicações tanto no nível conceitual como na prática pedagógicaAbstract: The last decades of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century were marked by major economic and technological changes that have substantially altered relations at all levels of human life. As far as education is concerned, although policy decisions are still taken by national governments, it has become clear that this is no longer in isolation and sovereign. The treatment of these changes in the social sphere and in the correlation of political-economic forces - generally in studies related to globalization, internationalization and the "Knowledge-based economy" - has indicated the emergence of a new imaginary and agenda for education at the global level, with relevance of new actors and arenas of "Politics of education", with emphasis on international organizations such as the World Bank, OECD, UNESCO. To the media can be given an important role in legitimizing and diffusing this process. Taking print media as a vehicle and using Critical Discourse Analysis as theoretical and methodological approach, we seek to identify trends and representations of education conveyed in articles in weekly magazines as Veja (Brazil) and der Spiegel (Germany), from 2000 to 2015. Comparative Education and Regime Theory offer theoretical-analytical lenses beyond methodological nationalism, proposing new perspectives in various spheres and levels, which opens the way to understanding these transformations and to the identification of their agents and discourses, opening also possibilities of exploring its implications at both the conceptual and pedagogical levelsDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCNPQ290080/2015-0/SWE[s.n.]Heloani, José Roberto Montes, 1956-Weller, WivianGil, I Juca Pirama CamargoAntunes, Mitsuko Aparecida MakinoPiolli, EvaldoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarkunas, Mônica, 1965-20192019-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (383 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636520MARKUNAS, Mônica. A educação na mídia impressa: um estudo comparado Brasil e Alemanha. 2019. 1 recurso online (383 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636520. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090256Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T15:53:13Zoai::1090256Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-07-25T15:53:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
Education in press media : a comparative study Brazil and Germany
title A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
spellingShingle A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
Markunas, Mônica, 1965-
Análise crítica do discurso
Educação comparada
Midia - Brasil
Representações sociais
Critical discourse analysis
Comparative education
Media - Brazil
Social representation
title_short A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
title_full A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
title_fullStr A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
title_full_unstemmed A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
title_sort A educação na mídia impressa : um estudo comparado Brasil e Alemanha
author Markunas, Mônica, 1965-
author_facet Markunas, Mônica, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heloani, José Roberto Montes, 1956-
Weller, Wivian
Gil, I Juca Pirama Camargo
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Piolli, Evaldo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Markunas, Mônica, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise crítica do discurso
Educação comparada
Midia - Brasil
Representações sociais
Critical discourse analysis
Comparative education
Media - Brazil
Social representation
topic Análise crítica do discurso
Educação comparada
Midia - Brasil
Representações sociais
Critical discourse analysis
Comparative education
Media - Brazil
Social representation
description Orientador: José Roberto Montes Heloani
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636520
MARKUNAS, Mônica. A educação na mídia impressa: um estudo comparado Brasil e Alemanha. 2019. 1 recurso online (383 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636520. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636520
identifier_str_mv MARKUNAS, Mônica. A educação na mídia impressa: um estudo comparado Brasil e Alemanha. 2019. 1 recurso online (383 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636520. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090256
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (383 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189145067651072