As Diretrizes Curriculares Estaduais e a sala de aula de língua inglesa : uma investigação acerca das percepções de professores do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ana Amélia Calazans da, 1987-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617363
Resumo: Orientador: Linda Gentry El Dash
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Primeiramente, realizamos entrevistas com alguns professores e um grupo focal com duas professoras para construir nosso Universo de Ideias com as opiniões reveladas nas conversas. Utilizando a Metodologia "Q", elaboramos a partir do Universo de Ideias, uma amostra de mais de 160 assertivas, das quais foram selecionados os 48 itens que compuseram o Q-set oficial. Em seguida, convidamos 30 professores de diferentes idades e formações para responderem ao tabuleiro "Q" selecionando de forma hierarquizada as assertivas que mais concordavam e as que mais discordavam e distribuindo as mesmas no tabuleiro segundo instruções da Metodologia "Q". Para a análise estatística e fatorial desses dados, utilizamos o software de domínio público PQ Method versão 2.11 que, ao analisar os dados, gerou quatro perfis diferentes de professores, excluindo seis participantes. O Perfil 1, com onze participantes, foi denominado Confiantes, por demonstrarem confiança no sistema atual de ensino de inglês da escola pública e por acreditaram na eficácia das Diretrizes Estaduais e na capacidade de professores e alunos em aprenderem e ensinarem inglês na escola pública, priorizando o ensino por meio de gêneros textuais. O Perfil 2, com quatro participantes, foi denominado Gramáticas do Texto, porque também prioriza o texto como objeto de ensino, porém, sugere a importância que o conhecimento gramatical tem para um bom trabalho com compreensão escrita. O Perfil 3, que é o menor contando com apenas três participantes, recebeu o nome Desbravadoras. Trata-se de um Perfil composto apenas por mulheres, sendo todas iniciantes na carreira, que demonstraram certa decepção com o sistema de ensino atual, relatando alguns problemas como a excessiva preocupação com notas e a falta de motivação dos alunos. Elas também elegem o texto como principal objeto de ensino. Finalmente, o quarto Perfil, que contou com seis participantes, foi denominado Críticos. Esse grupo revelou percepções críticas com relação às diretrizes e ao ensino de inglês. Apesar de também estar a favor do ensino por meio de gêneros textuais, o Perfil 4 questiona o lugar e a importância da gramática na sala de aula e também a formação dos professores. Nosso estudo também revelou alguns consensos: a não valorização de atividades de produção escrita, a rejeição de atividades de tradução e a indiferença quanto a atividades que envolvam o uso de vídeos parecem estar evidenciadas em todos os perfisAbstract: This research investigated the perceptions (points of view) of 24 teachers who work or have worked in public schools in the state of Paraná, Brazil. Their opinions about the Official Guidelines for the Modern Foreign Language Teaching Curriculum and other English teaching practices were investigated. Initially, interviews and a focal group were organized in order to collect the Concourse of Ideas. A sample of more than 160 statements was extracted, and 48 items were selected to compose the official Q-sample. Then, 30 teachers were invited to participate in the Q-sorting, they ranked the statements they would most agree or most disagree with. The statistical and factorial analyses were made using the free software PQ Method 2.11 which revealed four different factors (excluding six respondents). Factor 1, with eleven participants, was named Confiantes, because they believe in the current system for teaching English, which priorizes the teaching of textual genres. Factor 2, with four participants, was named Gramáticas do Texto, because they also priorize the text as the main teaching object, although they suggest the importance of teaching grammar in order to facilitate reading comprehension. Factor 3, with three participants, was named Desbravadoras. This Factor consists only of women who are beginners in their teaching career. They are disappointed to the current educational system and they seem to be worried about the emphasis in the academic community on grades. As those participants of Factors 1 and 2, Factor 3 believes the best way to teach English is through the studies of text. Finally, Factor 4, with six participants, was named Críticos. This Factor revealed critical perceptions about the State Guidelines and the teaching of English in the public schools. Even though the participants in Factor 4 agree that the use of textual genres can lead to successful English learning, they are concerned with teacher preparation and the importance of teaching grammar. Some consensus emerged: the non-appreciation of writing activities, the rejection of translation activities and indifference to video activitiesMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]El-Dash, Linda Gentry, 1946-Maher, Terezinha de Jesus MachadoStricklin, Michael LewisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosa, Ana Amélia Calazans da, 1987-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf118 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617363ROSA, Ana Amélia Calazans da. As Diretrizes Curriculares Estaduais e a sala de aula de língua inglesa: uma investigação acerca das percepções de professores do Estado do Paraná. 2012. 118 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617363. 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