Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carina Merheb de Azevedo, 1977-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634888
Resumo: Orientador: Wenceslao Machado de Oliveira Junior
id UNICAMP-30_45ae36a3d75f03555a1e33d89bf56635
oai_identifier_str oai::1062444
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografiaExperimentations with images : clichés and scraps in the rural-urban dichotomy in the teaching of geographyFotografiaExperimentaçãoGeografia - Estudo e ensinoLivros didáticosPhothographyExperimentationGeography teachingTextbookDichotomyOrientador: Wenceslao Machado de Oliveira JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Essa pesquisa se centraliza em experimentações com imagens produzidas dentro de práticas educativas desenvolvidas pela pesquisadora em seu trabalho como professora de Geografia da Educação Básica em uma escola da rede privada na cidade de Campinas ¿ SP. Trata-se de uma reflexão sobre imagens realizadas pelos estudantes, a partir de propostas de experimentação de outros tipos de imagens no ensino de um tema que compõe a vulgata do ensino de geografia: as relações entre rural-urbano, entre cidade-campo. Essas propostas de contato e produção de outras imagens tiveram como objetivo ultrapassar as fronteiras do currículo habitual, descobrindo potências menores na educação. A tese é escrita em duas grandes partes. A primeira delas concentra-se no conjunto de fotografias utilizado pelos livros didáticos de Geografia que dicotomizam as relações entre campo e cidade. Nessa parte, aponta-se que, dentro do âmbito da geografia escolar, os livros didáticos estabelecem dicotomias entre alguns dos conceitos abordados, fazendo deles pares a serem estudados/aprendidos como uma polaridade, tais como: desenvolvido/subdesenvolvido; centro/periferia; rico/pobre e rural/urbano (tema desta pesquisa). O principal incômodo com essas dicotomias é que elas geram elementos formadores fixos para os estudantes. Quando esses conceitos tomam formas visuais impressas, como as imagens e fotografias dos materiais didáticos, elas funcionam quase que exclusivamente como provas ou exemplos do que se afirma no texto escrito que as antecede, sucede ou legenda. Dessa forma, essas imagens participam da criação dessas dicotomias, raramente provocando desvios nelas. Tendo em vista que esses conceitos dicotômicos acerca do rural e do urbano impossibilitam a compreensão da complexidade do espaço geográfico, não o considerando como aberto, contínuo e em movimento, as experimentações com imagens que configuram a segunda parte da tese utilizam fotografias e imagens que não estão nos livros didáticos, sendo principalmente obras de fotógrafos e artistas. As experimentações visaram realizar uma nova maneira de lidar tanto com os conceitos geográficos de rural-urbano, campo-cidade, quando com as próprias imagens visuais em contexto escolar, criando e testando outros modos de entrar em contato com o conteúdo da geografia e do espaço. De maneira mais geral, essas experimentações buscam permitir uma outra educação visual, usando outras imagens como combates aos pensamentos fixos já estabelecidos, inclusive na própria professora-pesquisadora, tendo como objetivo reimaginar o espaço e suas classificações, bem como reimaginar as imagens que participam dos contextos de escolarização em geografiaAbstract: This research focuses on experiments with images produced within the educational practices developed by the researcher in her work as a teacher of Geography of Basic Education in a private school in the city of Campinas - SP. It is a reflection on images made by students, based on proposals of experimentation of other types of images in the teaching of a theme that composes the vulgate of the teaching of geography: the relations between rural-urban, between city-countryside. These proposals of contact and production of other images had as objective to cross the borders of the habitual curriculum, discovering smaller powers in the education. The thesis is written in two large parts. The first one focuses on the set of photographs used by the Geography textbooks that dichotomize the relationships between the countryside and the city. In this part, it is pointed out that, within the scope of school geography, didactic books establish dichotomies between some of the concepts addressed, making them pairs to be studied / learned as a polarity, such as: developed / underdeveloped; center / periphery; rich / poor and rural / urban (theme of this research). The main annoyance with these dichotomies is that they generate fixed forming elements for students. When these concepts take printed visual forms, such as images and photographs of didactic materials, they function almost exclusively as evidence or examples of what is stated in the preceding written text, successor or caption. In this way, these images participate in the creation of these dichotomies, rarely provoking deviations in them. Considering that these dichotomous concepts about the rural and the urban make it impossible to understand the complexity of geographical space, not considering it as open, continuous and moving, the experimentations with images that make up the second part of the thesis use photographs and images that do not are in the textbooks, being mainly works of photographers and artists. The experiments aimed at realizing a new way of dealing with the geographic concepts of rural-urban, countryside-city, and with the visual images themselves in a school context, creating and testing other ways of getting in touch with the content of geography and space. More generally, these experiments seek to allow another visual education, using other images as combats to already established fixed thoughts, including in the teacher-researcher, with the objective of reimagining the space and its classifications, as well as reimagining the images that participate in the contexts of schooling in geographyDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-Wunder, AlikNunes, Flaviana GasparottiStraforini, RafaelHollman, Verónica CarolinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Carina Merheb de Azevedo, 1977-20182018-08-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634888SOUZA, Carina Merheb de Azevedo. Experimentações com imagens: clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia. 2018. 1 recurso online (159 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634888. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062444Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T15:58:19Zoai::1062444Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-17T15:58:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
Experimentations with images : clichés and scraps in the rural-urban dichotomy in the teaching of geography
title Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
spellingShingle Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
Souza, Carina Merheb de Azevedo, 1977-
Fotografia
Experimentação
Geografia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Phothography
Experimentation
Geography teaching
Textbook
Dichotomy
title_short Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
title_full Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
title_fullStr Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
title_full_unstemmed Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
title_sort Experimentações com imagens : clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia
author Souza, Carina Merheb de Azevedo, 1977-
author_facet Souza, Carina Merheb de Azevedo, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-
Wunder, Alik
Nunes, Flaviana Gasparotti
Straforini, Rafael
Hollman, Verónica Carolina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carina Merheb de Azevedo, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Experimentação
Geografia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Phothography
Experimentation
Geography teaching
Textbook
Dichotomy
topic Fotografia
Experimentação
Geografia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Phothography
Experimentation
Geography teaching
Textbook
Dichotomy
description Orientador: Wenceslao Machado de Oliveira Junior
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634888
SOUZA, Carina Merheb de Azevedo. Experimentações com imagens: clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia. 2018. 1 recurso online (159 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634888. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634888
identifier_str_mv SOUZA, Carina Merheb de Azevedo. Experimentações com imagens: clichês e rasuras na dicotomia rural-urbana do ensino de geografia. 2018. 1 recurso online (159 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634888. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062444
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189134455013376