Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magro, Viviane Melo de Mendonça, 1971-
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599035
Resumo: Orientador: Isaura Rocha Figueiredo Guimarães
id UNICAMP-30_45c45aa55c489a2649bce777006a08af
oai_identifier_str oai::329376
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneasAdolescênciaJovensCulturaIdentidadeGrafiteOrientador: Isaura Rocha Figueiredo GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho buscou imergir nas experiências vividas por grupos de adolescentes e jovens que fazem graffiti; compreender a experiência de identidades de meninas grafiteiras em seu cotidiano e analisar as questões de identidade na adolescência e suas implicações em práticas educativas em uma cultura juvenil contemporânea de periferia. Foram realizados diferentes tipos de contatos com os adolescentes e jovens participantes dos grupos de graffiti de Campinas: entrevistas; participação em eventos; visitas a praças, lojas e bares que são pontos de encontro desses jovens. Também foram ouvidos CDs de rap, fotografados graffitis, produzido, com um grupo de grafiteiros/as, um vídeo, adquiridas e examinadas revistas e visitados sites na Internet. A análise do conjunto de dados foi feita pelo método fenomenológico heurístico de pesquisa, que procurou descrever os significados compartilhados das experiências dos entrevistados. A experiência de identidade, gênero e participação no graffiti foi construída por meio de uma leitura multirreferencial, descrevendo identidades situadas em vivências de intensa busca de aceitação e compreensão de si próprio/a, por meio do sentido de comunidade situado na consciência de pertencimento a um gênero, a uma cor e a uma classe social. Nesse sentido, as experiências de identidade apreendidas das meninas foram descritas como um reassentamento estratégico, no qual experiências vividas passadas (individuais e coletivas) são resgatadas para a construção de novos modos de transformação da realidade social e de suas vidas no presente, bem como de novos modos de legitimação política. As experiências educativas no graffiti, vividas através de uma prática não-formal de educação, tornam-se estratégias privilegiadas de desenvolvimento humano que ajudam os/as adolescentes e jovens a minimizar o impacto negativo da exclusão social em suas identidades e a elaborar ¿ por meio da arte, cultura e política - vivências proativas e afirmativas de si mesmos, ao situar-se socialmente, evitando outros modos, como os da criminalidade, drogas e violênciaAbstract: This paper sought the immersion in the experiences lived by groups of teenagers and young people who practice graffiti; sought to comprehend the experiences of the identity of girls who practice graffiti in their everyday experience, and analyze the issues of identity in adolescence and their practical educational implications in a contemporary youth culture of those who live in the periphery of town [the poorer areas of town]. Different sorts of contacts were made with teenagers and youngsters who are participants of the graffiti groups of Campinas: interviews; participation in events; visits to public squares, shops and bars where such youngsters involved with graffiti meet, the production of a video with a group of graffiti participants, the purchasing and examination of magazines and sites in the Internet. The analysis of the data collected was done through the phenomenological heuristic research method, which endeavored to describe the meaning shared in the experience of those interviewed. The experience of identity, gender and participation in graffiti was constructed through a multireference reading, described in identities situated in the living out of an intense quest for acceptance and self-understanding through the sense of community located in the conscience of belonging to a gender, a race and a social class. In this sense, the experiences of identity captured with the girls were described as a strategic resettlement in which the past living experiences (individual and collective) are rescued for the construction of new forms of transformation of the social reality and of their lives in the present, as well as of new forms of political legitimization. The educational experiences in graffiti, lived through a non-formal practice of education, became privileged strategies of human development that help teenagers and young people to minimize the negative impact of social exclusion in their identities, as well as to elaborate ¿ through art, culture and politics - a proactive and affirming grasp of life experiences as they situate themselves socially, keeping away from other forms, as crime, drugs and violenceDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Guimarães, Isaura Rocha Figueiredo, 1940-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagro, Viviane Melo de Mendonça, 1971-20042003-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed240 p. : il. + 1 CD-ROM.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599035MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Meninas do graffiti: educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas. 2004. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599035. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329376https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329376porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T13:46:20Zoai::329376Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-23T13:46:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
title Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
spellingShingle Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
Magro, Viviane Melo de Mendonça, 1971-
Adolescência
Jovens
Cultura
Identidade
Grafite
title_short Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
title_full Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
title_fullStr Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
title_full_unstemmed Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
title_sort Meninas do graffiti : educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas
author Magro, Viviane Melo de Mendonça, 1971-
author_facet Magro, Viviane Melo de Mendonça, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Isaura Rocha Figueiredo, 1940-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Magro, Viviane Melo de Mendonça, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Jovens
Cultura
Identidade
Grafite
topic Adolescência
Jovens
Cultura
Identidade
Grafite
description Orientador: Isaura Rocha Figueiredo Guimarães
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-12T00:00:00Z
2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599035
MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Meninas do graffiti: educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas. 2004. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599035. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Meninas do graffiti: educação, adolescencia, identidade e genero nas culturas juvenis contemporaneas. 2004. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599035. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329376
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
240 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188916421459968