O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Magalhães dos, 1985-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619442
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_45f5b1d8eb3e4182d8be047485401ef1
oai_identifier_str oai::901381
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de HistóriaThe prestige : building little great histories about training of teachers of HistoryEnsino - AprendizagemFormação de professoresEnsino de históriaEducation - LearningFormation of teachersEducation of historyOrientador: Ana Lúcia Guedes-PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo problematizar as trajetórias da formação de professoras de História do Ensino Público, no Município de Campinas, São Paulo. Para isso, foram utilizados os recursos e subsídios fornecidos pela fundamentação teórica da História Cultural, e pela compreensão metodológica da História Oral. Recursos esses que buscam analisar as entrevistas e a ação antropológica através dos registros recolhidos pela pesquisa de campo. Para compreendermos os caminhos construídos pelas professoras na relação com a História, tomamos o cotidiano escolar de maneira a ambientar o espaço em que se apresentam como formadoras. Levamos também em consideração as especificidades do oficio do professor de História na sua relação com a disciplina e com aquele com quem a compartilha. Assim, nos acercamos das trajetórias das professoras de História, que embora não tenham sido escolhidas pelo gênero e sim pelo ofício, expressam a marca feminina que o magistério ainda carrega. Partindo de seus olhares vislumbramos a complexidade das relações construídas através do conhecimento histórico, no jogo das interações cotidianas. Suas narrativas trazem marcas específicas, de ordem profissional e pessoal que resultam na tentativa de aprofundar nossos olhares sobre os educadores da área de História. Através da relação fluídica com a temporalidade, dos sonhos e anseios de extrapolar os limites da disciplina para além da sala de aula, de aliar o saber a realidade do homem. Para isto, esta pesquisa busca compreender as relações das professoras com os alunos, com a escola, com a família, entre outras expressões sociais.Abstract: This work has as an objective to problematize the trajectories of the formation of History teachers in the Public Education of the city of Campinas, State of Sao Paulo. For this, resources and subsidies offered by the theoretical foundation of Cultural History as well as the methodological comprehension of Oral History were used. These resources look towards analyzing the interviews and anthropological action through the registers gathered by the field research. To understand the paths constructed by these workers in relation to History, we take the scholar daily basis in a way to fit in the space where they present themselves as teachers. We also take in consideration the specifications of their profession as History teachers in relation to the discipline and to whom they share this knowledge. In this way, we get close to their paths as History teachers that even though they were not chosen by gender, but by profession, express the feminine mark that the mastership still carries. Their stories bring specific traces, in a professional and personal way, that results in the attempt to make our sight go deeper into the educators in the History area. By the fluidic relationship with temporality, the dreams and yearnings to go beyond the limits of the discipline to outside of the classroom, to align knowledge to reality of mankind. For this, this research looks towards understand the relationship of teachers with their students, with the school, with the family, and other social expressions.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Ribeiro, Arilda Ines MirandaZan, Dirce Djanira Pacheco eTempesta, Maria Cristina da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Juliana Magalhães dos, 1985-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf112 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619442SANTOS, Juliana Magalhães dos. O "grande truque": construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História. 2012. 112 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619442. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901381porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:52:30Zoai::901381Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:52:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
The prestige : building little great histories about training of teachers of History
title O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
spellingShingle O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
Santos, Juliana Magalhães dos, 1985-
Ensino - Aprendizagem
Formação de professores
Ensino de história
Education - Learning
Formation of teachers
Education of history
title_short O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
title_full O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
title_fullStr O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
title_full_unstemmed O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
title_sort O "grande truque" : construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História
author Santos, Juliana Magalhães dos, 1985-
author_facet Santos, Juliana Magalhães dos, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Ribeiro, Arilda Ines Miranda
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Tempesta, Maria Cristina da Silva
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Magalhães dos, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Aprendizagem
Formação de professores
Ensino de história
Education - Learning
Formation of teachers
Education of history
topic Ensino - Aprendizagem
Formação de professores
Ensino de história
Education - Learning
Formation of teachers
Education of history
description Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619442
SANTOS, Juliana Magalhães dos. O "grande truque": construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História. 2012. 112 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619442. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619442
identifier_str_mv SANTOS, Juliana Magalhães dos. O "grande truque": construindo pequenas grandes histórias sobre a formação de professores de História. 2012. 112 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619442. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
112 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138505601843200