A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Luciana Cristina Salvatti, 1972-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620497
Resumo: Orientador: Dermeval Saviani
id UNICAMP-30_fbdbc3da4d48153fd60a5e1c9e241c31
oai_identifier_str oai::908362
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise históricaThe practice question in the pedagogy professional formation at Brasil : a historical trajectoryEducaçãoFormação de professoresPrática pedagógicaEducação - HistóriaEducationPedagogyFormation of the teachersPedagogy practiceEducation - HistoryOrientador: Dermeval SavianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa objetiva compreender a trajetória histórica da questão da prática no curso de Pedagogia no Brasil desde a origem do curso até os dias atuais, delimitando como marco final de estudo o ano de 1980, buscando empreender uma reflexão crítica sobre seu movimento em confronto com os determinantes históricos. Com essa finalidade, procedeuse ao levantamento, manipulação, análise e interpretação de fontes primárias e secundárias acerca da temática em foco, à luz da concepção materialista-dialética da história. O exame das fontes foi feito levando em conta o desenvolvimento histórico expresso na periodização do objeto de estudo, de acordo com o seguinte roteiro: 1. Antecedentes históricos: da educação jesuíta implementada a partir de 1549 aos Institutos de Educação criados na década de 1930; 2. Da instituição do Curso de Pedagogia, em 1939, à LDB de 1961; 3. Da segunda regulamentação, em 1962, à reforma Universitária de 1968; 4. Da terceira regulamentação, em 1969, à I CBE, em 1980. O procedimento de análise guiou-se pelo eixo da questão da prática. Assim, na leitura das fontes se esteve atento à presença da prática procurando-se detectar a frequência com que ela se manifestou e o lugar que ocupava não apenas no âmbito da política educacional e nas propostas de formação do pedagogo, mas também na organização, no desenho curricular e no modo de realização do ensino levado a cabo pelos professores do Curso de Pedagogia. Por isso, além das diretrizes e normas de política educativa foram consideradas também as fontes relativas aos planos de curso e aos programas de ensino desenvolvidos em uma das instituições que está na origem do modelo de curso de pedagogia adotado no país: a Universidade de São Paulo. Sumariamente, a pesquisa demonstrou que a questão da prática na formação do pedagogo é histórica e pedagogicamente determinada expressando a problemática central da pedagogia: a relação entre teoria e prática.Abstract: This work aims to understand the historical trajectory of Pedagogy course in Brazil since its origin until 1980 through a critical reflexion about its development as a response to historical facts. This work included collection, handling, analysis and interpretation of primary and secondary sources of the subject, with focus on the historical materialisticdialectic conception. The analysis of the sources was done taken into account the historical development of the subject, according to the following timelines: 1. Historical background: Jesuit education implemented from 1549 in Educational Institutes created on 1930's. 2. From Pedagogy course start up in 1939 to LDB of 1961; 3. From second regulation in 1962 to University Reform of 1968; 4. From terceira regulamentação in 1969 to I CBE, in 1980. The analysis was focused on the practical aspect of Pedagogy. Therefore, during the study of the sources and documents, particular attention was paid related to the presence of practice, looking for frequency and place it happened, not only through the view of educational policies and formation of the professionals, but also through its organization, curriculum design and in how the teachers of the Pedagogy course run the teaching. As a consequence, course plans and programs developed for the Universidade de São Paulo, were also taken into consideration, besides the educational policy standards and guidelines, since this university is one of the pioneers in the development of the pedagogy course model adopted in the country. As a summary of the results, it was found that the practice in the pedagogy professional formation is historical and pedagogically determined, expressing the central problem in Pedagogy: the relation between theory and practice.DoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Marsiglia, Ana Carolina GalvãoArce, AlessandraFranco, Maria Amelia do Rosario SantoroCastanho, Sérgio Eduardo MontesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCoutinho, Luciana Cristina Salvatti, 1972-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf272 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620497COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. 2013. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620497. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/908362porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:01:11Zoai::908362Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:01:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
The practice question in the pedagogy professional formation at Brasil : a historical trajectory
title A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
spellingShingle A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
Coutinho, Luciana Cristina Salvatti, 1972-
Educação
Formação de professores
Prática pedagógica
Educação - História
Education
Pedagogy
Formation of the teachers
Pedagogy practice
Education - History
title_short A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
title_full A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
title_fullStr A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
title_full_unstemmed A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
title_sort A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
author Coutinho, Luciana Cristina Salvatti, 1972-
author_facet Coutinho, Luciana Cristina Salvatti, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
Marsiglia, Ana Carolina Galvão
Arce, Alessandra
Franco, Maria Amelia do Rosario Santoro
Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Luciana Cristina Salvatti, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Prática pedagógica
Educação - História
Education
Pedagogy
Formation of the teachers
Pedagogy practice
Education - History
topic Educação
Formação de professores
Prática pedagógica
Educação - História
Education
Pedagogy
Formation of the teachers
Pedagogy practice
Education - History
description Orientador: Dermeval Saviani
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620497
COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. 2013. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620497. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620497
identifier_str_mv COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. 2013. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620497. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/908362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
272 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189099755536384