Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295
Resumo: Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
id UNICAMP-30_46bc1507b53a6b5729cc745ca1e8e85f
oai_identifier_str oai::1126961
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetizaçãoInterlocutions in the context of research with novice teachers inAlfabetizaçãoFormação de professoresProfessor inicianteLiteracyTeacher trainingNovice teacherOrientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento OmettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tematiza as dificuldades enfrentadas pelos professores que iniciam a docência em turmas de alfabetização, assumindo a responsabilidade de iniciar na docência e de alfabetizar iniciando a docência e como acontece a mobilização dos conhecimentos na busca de práticas pedagógicas em favor da formação do sujeito leitor. Assumem-se epistemologicamente como referencial teórico-metodológico as perspectivas histórico-cultural de desenvolvimento humano elaborada por Vigotski (2000) e a enunciativo-discursiva desenvolvida por Bakhtin (1999, 2003). A pesquisa teve como objetivo compreender as inquietações e as reflexões das professoras que iniciam nas turmas de alfabetização a partir das interlocuções produzidas nos momentos de orientação de estudos, conversas e escuta no contexto de pesquisa, a fim de responder à seguinte questão de investigação: como as professoras iniciantes nas turmas de alfabetização vão sendo afetadas pela mediação da pesquisadora, a partir de suas inquietações, no processo de reflexão acerca da própria experiência? Os encontros foram realizados individualmente com oito professoras iniciantes em turmas de alfabetização da rede municipal de Capivari/SP, nos momentos destinados a estudos em suas respectivas unidades escolares. A pesquisa contribuiu para o desenvolvimento profissional das professoras iniciantes envolvidas na medida em que possibilitou refletir sobre as práticas de ensino mobilizadas com suas turmas de alfabetizaçãoAbstract: The present research studies the difficulties faced by novice teachers in literacy classes, in which they must take responsibility for alphabetizing students at the same time they are beginning to gain practical experience as teachers, and investigates how the mobilization of knowledge happens during the quest for pedagogical practices in favor of the formation of a reading public. Epistemologically, the study assumes Vigotski¿s (2000) cultural-historical approach to human development and Bakhtin¿s (1999, 2003) enunciative-discursive perspective as a theoretical and methodological framework. The aim of this study is to comprehend the concerns and reflections of novice literacy teachers from interlocutions produced in study orientation sessions, conversations and listening moments in the context of the research, in order to answer the following question: how do novice literacy teachers are affected by the researcher¿s mediation based on their concerns, in the process of reflection about their own experience? The meetings were held individually with eight novice literacy teachers from the municipal network of Capivari/SP. The encounters between the teachers and the researcher had happened during the schedule time reserved for study in their respective school units. This research contributed to the professional development of the novice teachers as it allowed them to reflect on their teaching practices, which are mobilized with their literacy and alphabetization classesMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-Guedes-Pinto, Ana LúciaCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEstanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985-20192019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295ESTANISLAU, Daniele Aparecida Biondo. Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização. 2019. 1 recurso online (102 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1126961Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-20T17:10:58Zoai::1126961Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-03-20T17:10:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
Interlocutions in the context of research with novice teachers in
title Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
spellingShingle Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985-
Alfabetização
Formação de professores
Professor iniciante
Literacy
Teacher training
Novice teacher
title_short Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
title_full Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
title_fullStr Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
title_full_unstemmed Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
title_sort Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
author Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985-
author_facet Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Formação de professores
Professor iniciante
Literacy
Teacher training
Novice teacher
topic Alfabetização
Formação de professores
Professor iniciante
Literacy
Teacher training
Novice teacher
description Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295
ESTANISLAU, Daniele Aparecida Biondo. Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização. 2019. 1 recurso online (102 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295
identifier_str_mv ESTANISLAU, Daniele Aparecida Biondo. Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização. 2019. 1 recurso online (102 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1126961
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189156794925056