Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295 |
Resumo: | Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto |
id |
UNICAMP-30_46bc1507b53a6b5729cc745ca1e8e85f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1126961 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetizaçãoInterlocutions in the context of research with novice teachers inAlfabetizaçãoFormação de professoresProfessor inicianteLiteracyTeacher trainingNovice teacherOrientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento OmettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tematiza as dificuldades enfrentadas pelos professores que iniciam a docência em turmas de alfabetização, assumindo a responsabilidade de iniciar na docência e de alfabetizar iniciando a docência e como acontece a mobilização dos conhecimentos na busca de práticas pedagógicas em favor da formação do sujeito leitor. Assumem-se epistemologicamente como referencial teórico-metodológico as perspectivas histórico-cultural de desenvolvimento humano elaborada por Vigotski (2000) e a enunciativo-discursiva desenvolvida por Bakhtin (1999, 2003). A pesquisa teve como objetivo compreender as inquietações e as reflexões das professoras que iniciam nas turmas de alfabetização a partir das interlocuções produzidas nos momentos de orientação de estudos, conversas e escuta no contexto de pesquisa, a fim de responder à seguinte questão de investigação: como as professoras iniciantes nas turmas de alfabetização vão sendo afetadas pela mediação da pesquisadora, a partir de suas inquietações, no processo de reflexão acerca da própria experiência? Os encontros foram realizados individualmente com oito professoras iniciantes em turmas de alfabetização da rede municipal de Capivari/SP, nos momentos destinados a estudos em suas respectivas unidades escolares. A pesquisa contribuiu para o desenvolvimento profissional das professoras iniciantes envolvidas na medida em que possibilitou refletir sobre as práticas de ensino mobilizadas com suas turmas de alfabetizaçãoAbstract: The present research studies the difficulties faced by novice teachers in literacy classes, in which they must take responsibility for alphabetizing students at the same time they are beginning to gain practical experience as teachers, and investigates how the mobilization of knowledge happens during the quest for pedagogical practices in favor of the formation of a reading public. Epistemologically, the study assumes Vigotski¿s (2000) cultural-historical approach to human development and Bakhtin¿s (1999, 2003) enunciative-discursive perspective as a theoretical and methodological framework. The aim of this study is to comprehend the concerns and reflections of novice literacy teachers from interlocutions produced in study orientation sessions, conversations and listening moments in the context of the research, in order to answer the following question: how do novice literacy teachers are affected by the researcher¿s mediation based on their concerns, in the process of reflection about their own experience? The meetings were held individually with eight novice literacy teachers from the municipal network of Capivari/SP. The encounters between the teachers and the researcher had happened during the schedule time reserved for study in their respective school units. This research contributed to the professional development of the novice teachers as it allowed them to reflect on their teaching practices, which are mobilized with their literacy and alphabetization classesMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-Guedes-Pinto, Ana LúciaCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEstanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985-20192019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295ESTANISLAU, Daniele Aparecida Biondo. Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização. 2019. 1 recurso online (102 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1126961Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-20T17:10:58Zoai::1126961Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-03-20T17:10:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização Interlocutions in the context of research with novice teachers in |
title |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização |
spellingShingle |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985- Alfabetização Formação de professores Professor iniciante Literacy Teacher training Novice teacher |
title_short |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização |
title_full |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização |
title_fullStr |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização |
title_sort |
Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização |
author |
Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985- |
author_facet |
Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- Guedes-Pinto, Ana Lúcia Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estanislau, Daniele Aparecida Biondo, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Formação de professores Professor iniciante Literacy Teacher training Novice teacher |
topic |
Alfabetização Formação de professores Professor iniciante Literacy Teacher training Novice teacher |
description |
Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-12-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295 ESTANISLAU, Daniele Aparecida Biondo. Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização. 2019. 1 recurso online (102 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295 |
identifier_str_mv |
ESTANISLAU, Daniele Aparecida Biondo. Interlocuções no contexto de pesquisa com professoras iniciantes em turmas de alfabetização. 2019. 1 recurso online (102 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638295. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1126961 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189156794925056 |