A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís Otavio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617784
Resumo: Orientador: Esdras Rodrigues Silva
id UNICAMP-30_46f7e2bef48bbbc71a87ccc116c381bf
oai_identifier_str oai::858804
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarrocoThe key of the artisan : the paradox of the master/pupil relationship and the methodic teaching of the baroque violinMúsica - HistóriaViolino - MétodosArtesanatoMúsica na educaçãoViolino - TratadosMúsica - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)Music - HistoryViolin - MethodCraftsmanshipMusic in educationViolin - TreatiesMusic - Interpretation (Pharsing, dynamics, etc.)Orientador: Esdras Rodrigues SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa teve por finalidade estabelecer uma discussão sobre o ensino das práticas interpretativas da música histórica nas escolas de música profissionalizantes atuais. Para tal contextualização, foi realizado um panorama da pedagogia musical em determinadas épocas específicas. Para o propósito do trabalho, foram enfocados a antiga tradição de ensino dos artesãos - relação mestre e aprendiz - e o sistema institucionalizado de ensino de música, como continuação do modelo estabelecido pelo Conservatoire de Paris. O estudo propõe uma leitura contextualizada dos documentos didáticos disponíveis desses dois universos pedagógicos, tendo como exemplo os tratados e métodos de violino. O movimento de resgate da música antiga, ocorrido durante o século XX, é analisado aqui dentro do contexto pedagógico: a sua inserção no sistema educacional de música. A partir desse enfoque, o estudo chama a atenção para o paradoxo do pensamento artesanal dos procedimentos didáticos do ancien régime dentro do contexto metodizado da formação musical da era Conservatoire. Através de um panorama do atual ensino da música antiga oficializada nas escolas, desde suas origens, com especial enfoque no testemunho do pioneiro do movimento Sigiswald Kuijken, o estudo coloca em evidência o paradoxo da didática histórica não linear e artesanal dentro do sistema metodizado moderno como uma possível diretriz pedagógica oficial para o futuro do ensino musical - uma era mais consciente do seu papel de sucessora do canonicismo artístico e pedagógico dos ideais oitocentistasAbstract: This research intended to provoke a discussion about the teaching of early music practice as part of the system of today's advanced music schools. For that, a panorama of music pedagogy in different epochs was made. As part of the context of the present study, the ancient teaching tradition of the artisans - the master and apprentice relationship - and the contemporary institutionalized system of music teaching, an heritage of the Paris Conservatory model, were put together facing its differences and antagonisms. The study suggests a way of reading the historical pedagogical documents related to violin teaching through the perspective of the two pedagogical universes. The rediscovery of the early music practice, in the XXth century, was analyzed in its pedagogical consequences: the inclusion of period-instrument teaching as part of the music educational system. In this vision, there is an especial look in the paradox of the artisanal thought - as part of the didactics of the ancien régime - inside the methodized form of modern teaching. Through a panorama of the present situation of early music instruction in the advanced schools, from its origins, and with the particular testimony of the pioneer Sigiswald Kuijken, the research puts in evidence the paradox of the historical didactic of the artisans inside the modern methodized system as a possible direction for the future of music teaching - a new era, more conscious of its role as a successor of the canonic ideals of the Romantic timesDoutoradoPráticas InterpretativasDoutor em Música[s.n.]Silva, Esdras Rodrigues, 1959-Jank, HelenaBiaggi, Emerson Luiz deSilva, Andre Cavazotti eFiaminghi, Luiz HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Luís Otavio2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf189 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617784SANTOS, Luís Otavio. A chave do artesão: um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco. 2011. 189 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617784. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/858804porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:37:42Zoai::858804Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:37:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
The key of the artisan : the paradox of the master/pupil relationship and the methodic teaching of the baroque violin
title A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
spellingShingle A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
Santos, Luís Otavio
Música - História
Violino - Métodos
Artesanato
Música na educação
Violino - Tratados
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Music - History
Violin - Method
Craftsmanship
Music in education
Violin - Treaties
Music - Interpretation (Pharsing, dynamics, etc.)
title_short A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
title_full A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
title_fullStr A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
title_full_unstemmed A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
title_sort A chave do artesão : um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco
author Santos, Luís Otavio
author_facet Santos, Luís Otavio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Esdras Rodrigues, 1959-
Jank, Helena
Biaggi, Emerson Luiz de
Silva, Andre Cavazotti e
Fiaminghi, Luiz Henrique
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luís Otavio
dc.subject.por.fl_str_mv Música - História
Violino - Métodos
Artesanato
Música na educação
Violino - Tratados
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Music - History
Violin - Method
Craftsmanship
Music in education
Violin - Treaties
Music - Interpretation (Pharsing, dynamics, etc.)
topic Música - História
Violino - Métodos
Artesanato
Música na educação
Violino - Tratados
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Music - History
Violin - Method
Craftsmanship
Music in education
Violin - Treaties
Music - Interpretation (Pharsing, dynamics, etc.)
description Orientador: Esdras Rodrigues Silva
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617784
SANTOS, Luís Otavio. A chave do artesão: um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco. 2011. 189 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617784. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617784
identifier_str_mv SANTOS, Luís Otavio. A chave do artesão: um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino brarroco. 2011. 189 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617784. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/858804
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
189 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189077443936256