Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6196 |
Resumo: | Orientador: Danilo Ciccone Miguel |
id |
UNICAMP-30_47c19ac4d2699411b1e9deda51619192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1254162 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologiaAlthough disgusting, does it have biological relevance? : an analysis of investigative didactic sequence in biologyBiologia - Estudo e ensinoSequência didáticaAlfabetização científicaBiology - Study and teachingDidatic sequenceScientific literacyOrientador: Danilo Ciccone MiguelDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Acreditando que o Ensino de Biologia deva ser exercido de forma ativa pelo aluno e que ao professor cabe o papel de mediador do conhecimento, o presente trabalho analisou uma Sequência Didática Investigativa (SDI), que se iniciou com o levantamento de concepções prévias dos estudantes sobre seres vivos que eles sentem medo, nojo ou repulsa. Para tanto, apresentamos a pergunta problema: "Apesar de asqueroso, possui relevância biológica?", respondida em forma de texto, com argumentos científicos referenciados e devidamente citados, resultantes de pesquisa feita pelos próprios discentes em aplicativo de procura acadêmica, utilizando artigos científicos como referencial teórico, sempre com a tutoria da docente. Os textos produzidos com base em pesquisa científica foram publicados pelos estudantes em uma página em ambiente virtual elaborada pelos mesmos com auxílio da docente. O produto final gerado do presente trabalho é composto pela página de domínio público com as etapas descritas da SDI desenvolvida e a pesquisa dos participantes. Neste projeto, foram identificados os índices de Alfabetização Científica analisados por meio de avaliação contínua no processo de construção do material virtual, trabalho em equipe e a autoavaliação. Nossas análises das SDI apontam indicadores positivos verificados pela ferramenta de habilidades cognitivas de alfabetização científica e pela autoavaliação dos estudantes. Notamos também que a atividade desenvolvida foi relevante ao propiciar que os alunos desenvolvessem habilidade no uso de ferramentas de pesquisa científica, análise e interpretação de artigos científicos, compreensão da complexidade biológica do ser vivo estudado e criação coletiva da página virtualAbstract: Believing that teaching Biology should be an activity involving both students and teachers in an active manner, the present aimed to analyze an Investigative Didactic Sequence (SDI), which begins with a survey of students' previous conceptions about living beings that cause fear, disgust or revulsion. Next, we presented the ‘question-problem’: "Although disgusting, does it have biological relevance?" answered in a text form, with scientific arguments properly referenced, after an extensive research carried out by the students using an academic web search application, using scientific articles, with the teacher’s tutoring. The texts produced were published by the students on a page in a virtual environment created by them with the help of the teacher. The final product of this dissertation is composed of the public domain page with the described steps of the SDI developed and the research of the participants. In this project, the Scientific Literacy indices analyzed were identified through continuous assessment in the process of building the virtual material, teamwork and self-assessment. Our SDI analyses point to positive indicators verified by the scientific literacy cognitive skills tool and by the students' self-assessment. We also noticed that the activity developed was relevant as it allowed students to develop skills in the use of scientific research tools, analysis and interpretation of scientific articles, understanding of the biological complexity of the living being studied, besides the generation of a collective virtual pageMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Miguel, Danilo Ciccone, 1984-Gadelha, Fernanda RamosSordi, Mara Regina Lemes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVelota, Roberta Aun Marchetti Vaz, 1984-20222022-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (71 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6196VELOTA, Roberta Aun Marchetti Vaz. Apesar de asqueroso, possui relevância biológica?: análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia . 2022. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6196. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254162Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-27T13:27:41Zoai::1254162Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-27T13:27:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia Although disgusting, does it have biological relevance? : an analysis of investigative didactic sequence in biology |
title |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia |
spellingShingle |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia Velota, Roberta Aun Marchetti Vaz, 1984- Biologia - Estudo e ensino Sequência didática Alfabetização científica Biology - Study and teaching Didatic sequence Scientific literacy |
title_short |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia |
title_full |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia |
title_fullStr |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia |
title_sort |
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia |
author |
Velota, Roberta Aun Marchetti Vaz, 1984- |
author_facet |
Velota, Roberta Aun Marchetti Vaz, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, Danilo Ciccone, 1984- Gadelha, Fernanda Ramos Sordi, Mara Regina Lemes de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velota, Roberta Aun Marchetti Vaz, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Sequência didática Alfabetização científica Biology - Study and teaching Didatic sequence Scientific literacy |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Sequência didática Alfabetização científica Biology - Study and teaching Didatic sequence Scientific literacy |
description |
Orientador: Danilo Ciccone Miguel |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-08-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6196 VELOTA, Roberta Aun Marchetti Vaz. Apesar de asqueroso, possui relevância biológica?: análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia . 2022. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6196. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6196 |
identifier_str_mv |
VELOTA, Roberta Aun Marchetti Vaz. Apesar de asqueroso, possui relevância biológica?: análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia . 2022. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6196. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254162 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (71 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185205043200 |