As práticas de campo como metodologia de ensino em Geociências e Educação Ambiental e a mediação docente no município de Pinhalzinho, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Edson, 1969-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621527
Resumo: Orientador: Rosely Aparecida Liguori Imbernon
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spelling As práticas de campo como metodologia de ensino em Geociências e Educação Ambiental e a mediação docente no município de Pinhalzinho, SPThe practices on the field as a teaching methodology in Geosciences and Environmental Education and the mediation in Pinhalzinho city, SPEducação - Trabalhos de campoGeociências - Estudo e ensinoEducação ambientalEnsino - MetodologiaEducation - Field workGeoscience - Study and teachingTeaching methodologyEnvironmental EducationOrientador: Rosely Aparecida Liguori ImbernonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O presente trabalho é o resultado de projeto desenvolvido ao curso do ano letivo de 2011, na Escola Municipal Professora Othília Fornari de Lima, localizada no município de Pinhalzinho - SP, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. No contexto da disciplina de Geografia as atividades de campo foram aplicadas como estratégias para o desenvolvimento de conteúdos de Geociências e Educação Ambiental, de forma a contribuir para o desenvolvimento do processo cognitivo dos alunos e para o aperfeiçoamento como professor-pesquisador. Para tal proposta, quatro roteiros de campo foram selecionados, todos no entorno da escola. A abordagem metodológica aplicada para esse projeto adotou a pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo das relações estabelecidas entre o professor e os estudantes, e das práticas pedagógicas desenvolvidas em três momentos distintos: nas aulas pré-campo, nas aulas de campo, e nas aulas pós-campo. A pesquisa-ação foi escolhida como método para o envolvimento dos alunos e do professor com a realidade local, e permitiu estabelecer uma identificação com os processos socioambientais do município, permitindo ao professor atuar ao mesmo tempo como pesquisador e observador crítico do próprio trabalho. A compreensão dos fenômenos naturais e as relações de conectividade entre tais processos e as ações antrópicas, revela-se na medida em que os alunos tenham, além das aulas teóricas, uma vivência prática e o reconhecimento do local onde vivem como fonte viva e dinâmica de pesquisa. Nesse sentido, a disciplina de Geografia tendo a contribuição dos trabalhos de campo como prática de ensino, possibilita a apreensão dos conhecimentos de forma mais sistematizada e contextualizada, criando-se, assim, uma identidade com o local e um sentido de pertencimento a essa realidade. Desta forma, duas questões nortearam o desenvolvimento do projeto, em que busquei analisar: em que medida a mediação do professor pode ter significância para o desenvolvimento dos processos cognitivos dos alunos? e, em um segundo momento, de que forma as práticas de campo possibilitam uma melhor compreensão do impacto das ações antrópicas sobre a dinâmica e os processos naturais que transformam dinamicamente as paisagens? A aplicação de mapas conceituais em atividades pré e pós-campo subsidiaram a análise dos conhecimentos prévios comparativamente aos conteúdos desenvolvidos e apreendidos. A sistematização para análise das produções dos estudantes envolveu quatro categorias de análise: mapas conceituais, desenhos, representações cartográficas e produções textuaisAbstract: The present work is the result from the developed project in the year of 2011, at "Escola Municipal Professora Othília Fornari de Lima" SP State, with students from the 6th grade on the primary school. On the geography contest the field activities were used as strategies for the development of the Geoscience and Environmental Education, trying to contribute for the development on the cognitive process for the students and for the improvement as a teacher-researcher. For this proposal, four field itineraries were chosen, all of them about the school. The metodological approach used in this project was the qualitative research, giving emphasis on the descritive relationships between the teacher and the students and the pedagogical practices developed in three different moments: on the prefield classes, on the classes and on the postclassses. The action research was chosen as a method to make the students and the teacher to participate with the local reality, and by this way they could set up an identification with the socioenvironmental processes in the town, leaving the teacher to act at the same time as a researcher and observer on the own work. The comprehension about the natural phenomenon and the connection relationship among these processes and the antropic actions, show according to the students as soon they have besides the theoretical classes, a practical study in and to recognize the place where they live as a live and dynamic source. By this way, the Geography subject having the field contribution as a practice teaching, gives the opening for the knowledge on an organized and with context.Then,this will give a sense of making part of this reality. Thinking about these two questions were made for the project that I tried to analyze: till when the teacher's participation can be significant for the cognitive processes from the students; on a second hand how the field practices can make possible a better comprehension on the antropic impact actions about the dynamic and the natural processes that change the landscape dynamically; The application of conception maps in activities pre and post field, gave area for the analysis from the previous knowledge comparing to the learned and developed subjects. The system area for the analysis about the students production added four categories: conception maps, pictures, maps representation and text produtionsMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-Carneiro, Celso Dal RéPioker-Hara, Fabiana CurtopassiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMunhoz, Edson, 1969-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf146p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621527MUNHOZ, Edson. As práticas de campo como metodologia de ensino em Geociências e Educação Ambiental e a mediação docente no município de Pinhalzinho, SP. 2013. 146p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. 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