Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria Adelaide de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584059
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_48594323acf39b00279bd4f99b05176b
oai_identifier_str oai::111620
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeiraProfessores de linguas - TreinamentoEnsinoObservação (Metodo educacional)Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A partir de uma orientação reflexiva/investigativa para a formação de professores, o presente estudo procurou examinar como professores de língua estrangeira iniciam um processo de auto-observação/explicitação em relação à própria prática de sala de aula, através de alguns procedimentos de pesquisa sugeridos, a saber, gravação, transcrição, descrição e análise de suas aulas. Para se desenvolver o estudo, professores com bagagens teórico-práticas em níveis diferenciados foram trazidos em cena para atuarem como sujeitos de pesquisa. Encontraram-se evidências da potencialização de uma atividade intelectual como um corolário do envolvimento dos professores no processo investigativo. Tal potencialização permeia as decisões/interpretações subjacentes ao desenvolvimento dos procedimentos de auto-observação sugeridos as quais se sustentam nas crenças dos professores. Estas crenças, por sua vez, decorrem da configuração de abordagem de ensino de cada professor, abordagem essa que estaria diferentemente plasmada de acordo com o amálgama de experiências (Gimenez, 1994) que a constitui. Os dados demonstram, por outro lado, a existência de certas limitações no manuseio dos procedimentos, principalmente, no que diz respeito às funções da descrição e da análise, provavelmente responsáveis pelo que se tem entendido por 'trânsito' ou 'migração' entre elas como também pela configuração da análise sugerida - uma certa articulação entre teoria e prática - em termos de avaliação. Apesar desta última ocorrência, revelou-se estar a análise subjacente ao processo de avaliação que, por sua vez, se configura em termos de localização de pontos negativos e/ou positivos, com ênfase nos primeiros. O estudo, guardados seus limites, pode contribuir teorização relevante aos programas de formação de professores de língua que contemplem práticas auto-reflexivas ou autoinvestigativas como trilha de aperfeiçoamento profissional auto-geridoAbstract: Following a reflective/investigative orientation to teacher education, the current study sought to examine how foreign language teachers initiate a process of selfobservation/explicitness with regard to their own practice through some suggested research procedures, namely, the recording, transcription, description and analysis of their lessons. To carry out the study teachers with differing degrees of practical and theoretical background were brought into scene to act as research subjects. Evidence has been found that an intellectual activity is enhanced as a corollary of theteachers' involvement in the investigative processo That enhancement pervades the decisions or interpretations underlying the development of the suggested self-observation procedures which are sustained on their beliefs. These beliefs, in turn, come from each teacher's teaching approachconfiguration that is shaped differently according to the amalgam of experiences (Gimenez, 1994) by which it is constituted. The data unveil, on the other hand, the existence of certain limitations in the handling of the procedures, mainly, in respect to the functions concerning the description and analysis. Those limitations are likely to have caused not only what is being understood as 'transit' or 'migration' among the functions but the configuration of the suggested analysis - a certain articulation between theory and practice - in terms of evaluation as well. Despite. the latter (occurence), it was disclosed the existence of an underlying analysis behind the process of evaluation which, in turn, has been realized in terms of pointing out negative and/or positive aspects, with an emphasis laid on the former. The study, bearing its limits in mind, may contribute to foreign language teacher education programs that contemplate self-reflective/self-investigative practices as a route of self sustained professional growthMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Tilio, Maria Ignez do CarmoScaramucci, Matilde Virginia RicardiCavalcanti, Marilda do CoutoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Maria Adelaide de19961996-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf261f.(broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584059FREITAS, Maria Adelaide de. Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira. 1996. 261f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584059. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/111620porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:31:00Zoai::111620Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
title Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
spellingShingle Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
Freitas, Maria Adelaide de
Professores de linguas - Treinamento
Ensino
Observação (Metodo educacional)
title_short Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
title_full Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
title_fullStr Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
title_full_unstemmed Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
title_sort Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira
author Freitas, Maria Adelaide de
author_facet Freitas, Maria Adelaide de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Tilio, Maria Ignez do Carmo
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Cavalcanti, Marilda do Couto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria Adelaide de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de linguas - Treinamento
Ensino
Observação (Metodo educacional)
topic Professores de linguas - Treinamento
Ensino
Observação (Metodo educacional)
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584059
FREITAS, Maria Adelaide de. Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira. 1996. 261f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584059. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (broch.)
FREITAS, Maria Adelaide de. Uma analise de primeiras analises de abordagem de ensino do professor de lingua estrangeira. 1996. 261f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584059. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/111620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
261f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188791323197440