Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioravante, Yuri Wenceslau [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/123062
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821667.pdf
Resumo: This study aims to report the results of a research made during an undergraduate course, which focused on analyzing the teaching approach of a teacher not yet graduated, whose data collection was made in a formal environment of teaching and learning, an English language classroom at a public university in the state of Sao Paulo. The analysis of the collected data reveals that the teacher's discourses and practices show attempts to the communicative approach, in which lessons are predominantly taught in the target-language, working on four macro-skills of language and avoiding the use of translation. On the other hand, the teacher is still very attached to traditional methods of teaching in his teaching practice. In the approach analysis of the observed teacher, we verified that his method focused on the structure of language, emphasizing corrections for memorization. Such conducts were justified for the admitted difficulty in producing his own materials and selecting authentic linguistic input, guiding himself by following a coursebook and the execution of activities and experiences contained in it
id UNSP_8d7478f344fe6eef74096b1acb22d829
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/123062
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professorLinguagem e línguasLinguagem e línguas - Estudo e ensinoProfessoresTeachersThis study aims to report the results of a research made during an undergraduate course, which focused on analyzing the teaching approach of a teacher not yet graduated, whose data collection was made in a formal environment of teaching and learning, an English language classroom at a public university in the state of Sao Paulo. The analysis of the collected data reveals that the teacher's discourses and practices show attempts to the communicative approach, in which lessons are predominantly taught in the target-language, working on four macro-skills of language and avoiding the use of translation. On the other hand, the teacher is still very attached to traditional methods of teaching in his teaching practice. In the approach analysis of the observed teacher, we verified that his method focused on the structure of language, emphasizing corrections for memorization. Such conducts were justified for the admitted difficulty in producing his own materials and selecting authentic linguistic input, guiding himself by following a coursebook and the execution of activities and experiences contained in itEste trabalho visa a documentar os resultados de uma pesquisa feita em nível de iniciação científica, cujo objetivo foi analisar a abordagem de ensino de um professor em formação por meio da coleta de dados feita em um ambiente formal de ensino e aprendizagem, uma sala de aula de língua inglesa (LI) em uma universidade pública paulista. Trata-se de uma autoanálise, uma vez que o professor em questão também é o pesquisador deste trabalho. A análise dos dados coletados revela que, tanto o dizer, quanto o fazer do professor, mostram um desejo de aproximação à abordagem comunicativa, em que as aulas são predominantemente proferidas na língua-alvo, trabalhando as quatro habilidades da língua e evitando-se recorrer à tradução. No entanto, o professor está ainda muito preso à abordagem de ensino tradicional em sua prática de ensino. Na análise da abordagem de ensino do professor observado, verificouse que o método focava a forma/estrutura da língua, com ênfase em correções para memorização. Tais condutas foram justificadas pela dificuldade assumida em produzir material didático próprio e selecionar material linguístico autêntico, guiando-se pelo seguimento de um livro didático e a execução das atividades e experiências contidas neleConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fioravante, Yuri Wenceslau [UNESP]2015-05-14T16:52:29Z2015-05-14T16:52:29Z2015-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFIORAVANTE, Yuri Wenceslau. Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.http://hdl.handle.net/11449/123062000821667http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821667.pdf62478757679123680000-0002-9994-5009Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:52:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:19.882386Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
title Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
spellingShingle Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
Fioravante, Yuri Wenceslau [UNESP]
Linguagem e línguas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores
Teachers
title_short Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
title_full Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
title_fullStr Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
title_full_unstemmed Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
title_sort Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor
author Fioravante, Yuri Wenceslau [UNESP]
author_facet Fioravante, Yuri Wenceslau [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioravante, Yuri Wenceslau [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e línguas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores
Teachers
topic Linguagem e línguas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores
Teachers
description This study aims to report the results of a research made during an undergraduate course, which focused on analyzing the teaching approach of a teacher not yet graduated, whose data collection was made in a formal environment of teaching and learning, an English language classroom at a public university in the state of Sao Paulo. The analysis of the collected data reveals that the teacher's discourses and practices show attempts to the communicative approach, in which lessons are predominantly taught in the target-language, working on four macro-skills of language and avoiding the use of translation. On the other hand, the teacher is still very attached to traditional methods of teaching in his teaching practice. In the approach analysis of the observed teacher, we verified that his method focused on the structure of language, emphasizing corrections for memorization. Such conducts were justified for the admitted difficulty in producing his own materials and selecting authentic linguistic input, guiding himself by following a coursebook and the execution of activities and experiences contained in it
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14T16:52:29Z
2015-05-14T16:52:29Z
2015-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIORAVANTE, Yuri Wenceslau. Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
http://hdl.handle.net/11449/123062
000821667
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821667.pdf
6247875767912368
0000-0002-9994-5009
identifier_str_mv FIORAVANTE, Yuri Wenceslau. Ensino de língua estrangeira: foco na abordagem de ensino do professor. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
000821667
6247875767912368
0000-0002-9994-5009
url http://hdl.handle.net/11449/123062
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-08/000821667.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129557936472064