Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Maria Paolieri Gazi de, 1959-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616938
Resumo: Orientador: Rita de Cassia Ietto Montilha
id UNICAMP-30_495d926ceaf1dff68d76b45c1a1ba923
oai_identifier_str oai::843923
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadoresThe use of information and communication technology (ICT) by children with visual disability : caregiver's perceptionsTerapia ocupacionalFamíliaTecnologia da informaçãoOccupational therapyFamilyInformation technologyOrientador: Rita de Cassia Ietto MontilhaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Os avanços tecnológicos constituem-se num meio de comunicação importante e em pleno crescimento. Acredita-se que a facilidade de comunicação por meio destes recursos favoreça o processo de inclusão e escolarização de crianças com deficiência visual. A presente pesquisa teve como objetivos caracterizar cuidadores de crianças com deficiência visual, atendidas em uma instituição de habilitação e reabilitação, e conhecer suas percepções em relação à utilização, por estas crianças, de recursos de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) no seu cotidiano e no seu processo de escolarização. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizou-se pesquisa documental por meio de consulta aos prontuários de crianças de 8 a 12 anos com deficiência visual, atendidas em programa de habilitação da Pró-Visão de Campinas - São Paulo. Foram levantados dados sócio demográficos dos cuidadores das crianças que freqüentavam a instituição no período vespertino. Os dados referentes às percepções foram coletados por meio de entrevista aberta junto aos cuidadores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa CEP-FCM-UNICAMP. Os resultados mostraram que os cuidadores entrevistados consideraram como benefício o uso de recursos de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), para as crianças com deficiência visual. Os resultados indicaram que a utilização de recursos de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) é um elemento importante no processo de inclusão escolar e social destas criançasAbstract: Technological development has become a very important communication tool and it is still growing. There is a sense that the use of these resources to facilitate communication is going to contribute to the inclusion process and the development education of children with visual disability. The research presented here had as one of its objectives to characterize the people who take care of children with visual disability, who are assisted by habilitating and rehabilitating institutions, and to get to know how such institution see the use of Information and Communication Technology (ICT) included in the assistance given by those institutions. It is a qualitative study made by documental research, consulting the records of to the 8 to 12-year-old children records who had been diagnosed with visual disability and who were assisted by the Pro-Visao from Campinas - Sao Paulo habilitation programs. The research included the sociodemographic data on caregiver and was done on children attended by the institution in the afternoon period. The data related to the perceptions was collected by open interviews to the caregiver. The Research Ethical Committee of FCM-Unicamp approved the present research. The results showed that the caregivers interviewed, agreed with the benefits of the use of Information and Communication Technology (ICT) by children with visual disability. The results indicated that the use of the Information and Communication Technology (ICT) is an important element of school and social inclusion for those childrenMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-Albuquerque, Raquel CostaMartini, Luiz CésarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAbreu, Ana Maria Paolieri Gazi de, 1959-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf83 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616938ABREU, Ana Maria Paolieri Gazi de. Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual: percepção de cuidadores. 2011. 83 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616938. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/843923porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:30:17Zoai::843923Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:30:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
The use of information and communication technology (ICT) by children with visual disability : caregiver's perceptions
title Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
spellingShingle Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
Abreu, Ana Maria Paolieri Gazi de, 1959-
Terapia ocupacional
Família
Tecnologia da informação
Occupational therapy
Family
Information technology
title_short Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
title_full Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
title_fullStr Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
title_full_unstemmed Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
title_sort Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual : percepção de cuidadores
author Abreu, Ana Maria Paolieri Gazi de, 1959-
author_facet Abreu, Ana Maria Paolieri Gazi de, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-
Albuquerque, Raquel Costa
Martini, Luiz César
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Maria Paolieri Gazi de, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional
Família
Tecnologia da informação
Occupational therapy
Family
Information technology
topic Terapia ocupacional
Família
Tecnologia da informação
Occupational therapy
Family
Information technology
description Orientador: Rita de Cassia Ietto Montilha
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616938
ABREU, Ana Maria Paolieri Gazi de. Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual: percepção de cuidadores. 2011. 83 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616938. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616938
identifier_str_mv ABREU, Ana Maria Paolieri Gazi de. Recursos de tecnologia da informação e da comunicação utilizados por crianças com deficiência visual: percepção de cuidadores. 2011. 83 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616938. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/843923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
83 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189068788989952