Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pees, Adriana Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614181
Resumo: Orientador: Júlia Ziviani Vitiello
id UNICAMP-30_4abfdbcd6730b76792f6097173674ec4
oai_identifier_str oai::784257
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul KleeBody-Mind Centering® and the sense of motion in (un)balance : elementary principles and techniques, in dance creation, by poetics in the dancing lines of Paul KleeKlee, Paul, 1879-1940Body-Mind CenteringDançaEducação somáticaEquilíbrioBody-Mind Centering®DanceEquilibriumOrientador: Júlia Ziviani VitielloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa busca através dos princípios de movimento do método Body-Mind Centering® (BMC) ? desenvolvido por Bonnie Bainbridge Cohen ? estudar o Sistema Vestibular e suas relações com o equilíbrio do corpo. Investiga suas possíveis contribuições quanto ao desenvolvimento motor e suas implicações qualitativas nos gestos e nas ações para a atuação e criação nas artes cênicas. Desde que o equilíbrio corporal deve-se a interação de três sistemas: somatosensorial, visual e vestibular. O método Body-Mind Centering® apresentase relevante neste estudo, pois seus princípios proporcionam uma vivência anatômica de diferentes sistemas corporais, favorecendo o reconhecimento da atuação do sistema vestibular no movimento. Isso conduz à compreensão de como abrangemos inteligentemente os sentidos no corpo, e como estes se relacionam com a percepção e o desenvolvimento do movimento. Almeja-se que esta pesquisa possa elucidar de que maneira o BMC pode interferir no aprendizado de como as ações se codificam possibilitando que se compreenda também que novas maneiras de co-emergir nos movimentos habilita e sustenta o processo criativo, uma vez que na dança, o artista conta com o próprio corpo para desenvolver seu trabalho de interpretação e criação. Esse processo de criação deve contar, por parte do artista, com uma atitude baseada na percepção do equilíbrio do seu corpo, nas suas escolhas e nas qualidades inerentes da reestruturação equilíbrio/desequilíbrio no movimento e no desenho coreográfico. A aplicação desta pesquisa foi realizada no entrelaçamento de três vias, as quais consideramos essenciais: laboratórios práticos (vivência específica da teoria por meio do Método BMC), de criação (desenvolvimento de uma coreografia) e pelo estudo da obra do pintor Paul Klee, que contribuiu como alicerce poético/imagético ao processo coreográfico.Abstract: This research aims, through the movement principles of the Body-Mind Centering® (BMC) method developed by Bonnie Bainbridge Cohen, at studying the Vestibular System and its connections with body balance. It researches its possible contributions regarding the motor development and its qualitative implications in gestures and actions towards acting and creation in performing arts. Since body balance is due to the interaction of three systems: somatosensory, visual and vestibular, the Body-Mind Centering® method is realized as relevant in this study, as its principles provide an anatomic experience of different body systems, favoring the recognition of the vestibular system action in motion. This leads to understanding how we wisely cover the senses in the body, and how these senses relate to perception and motion development. This research is intended to be able to elucidate how BMC can interfere in learning the way the actions are coded allowing one to also realize that new ways to co-emerge in the movements enables and supports the creative system, since in dance, the artist counts on the proper body to develop his or her interpretation and creation work. This creation process must count, by the artist, on an attitude based on his/her body's balance perception, on his/her choices and on the inherent qualities of balance/unbalance restructuring in motion and choreographic design. The application of this research has been achieved in the three-way interlacement, which we consider essential: practical laboratories (specific experience of theory by means of BMC Method), of creation (development of a choreography) and by studying painter Paul Klee's work, which has contributed as a poetic/imagetic foundation to the choreographic process.DoutoradoArtes CênicasDoutor em Artes[s.n.]Vitiello, Julia Ziviani, 1954-Santos, Inaicyra Falcão dosEluf, Lygia ArcuriPinto, Karen Astrid MullerCostas, Ana Maria RodriguezUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPees, Adriana Almeida20102010-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed323 p. : il. + 1 DVD-R.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614181PEES, Adriana Almeida. Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio: princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee. 2010. 323 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614181. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784257https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784257https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784257porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-24T14:04:19Zoai::784257Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-24T14:04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
Body-Mind Centering® and the sense of motion in (un)balance : elementary principles and techniques, in dance creation, by poetics in the dancing lines of Paul Klee
title Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
spellingShingle Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
Pees, Adriana Almeida
Klee, Paul, 1879-1940
Body-Mind Centering
Dança
Educação somática
Equilíbrio
Body-Mind Centering®
Dance
Equilibrium
title_short Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
title_full Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
title_fullStr Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
title_full_unstemmed Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
title_sort Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee
author Pees, Adriana Almeida
author_facet Pees, Adriana Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitiello, Julia Ziviani, 1954-
Santos, Inaicyra Falcão dos
Eluf, Lygia Arcuri
Pinto, Karen Astrid Muller
Costas, Ana Maria Rodriguez
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pees, Adriana Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Klee, Paul, 1879-1940
Body-Mind Centering
Dança
Educação somática
Equilíbrio
Body-Mind Centering®
Dance
Equilibrium
topic Klee, Paul, 1879-1940
Body-Mind Centering
Dança
Educação somática
Equilíbrio
Body-Mind Centering®
Dance
Equilibrium
description Orientador: Júlia Ziviani Vitiello
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614181
PEES, Adriana Almeida. Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio: princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee. 2010. 323 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614181. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614181
identifier_str_mv PEES, Adriana Almeida. Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio: princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee. 2010. 323 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614181. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784257
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784257
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
323 p. : il. + 1 DVD-R.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138478355644416