Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947 |
Resumo: | Orientadores : Sergio Tadeu Martins Marba, Vanda Maria Gimenes Gonçalves |
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Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de BrazeltonPrematuroRecém-nascidoExame neurológicoComportamento - AvaliaçãoOrientadores : Sergio Tadeu Martins Marba, Vanda Maria Gimenes GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Realizou-se estudo descritivo transversal sobre características, percepções e condutas de mães de crianças portadoras de deficiênciavisual inseridas na 10série do ensino fundamental identificadas na campanha Olho no Ollio /2000. A amostra foi composta por 48 mães de crianças portadoras de deficiência visual identificadas na campanha. Para coleta de dados, utilizou-se questionário aplicado por entrevista. Nota-se que a grande maioria das mães mora com marido ou companheiro, sendo que 91,7% referem ter cursado escola, porém apenas 2,1% concluíram o 10grau. Em relação a categoria ocupacional, entre as mães predominam os serviços manuais não especializados 76,4%. A campanha identificou 62,5% das crianças, em idades de 7 anos e mais, tendo como a maior causa da deficiênciavisual a toxoplasmose 24,9%. Apenas 37,5% das mães tinham conhecimento da existência do problema visual anteriormente à campanha, apontando que 33,3% das crianças haviam se submetido a consulta oftalmológica, sem receber nenhum tipo de orientação ou prescrição de auxilio óptico ou não óptico para a utilização do resíduo visual. As mães relataram dificuldade no desempenho escolar atribuído em 79,2% dos casos ao problema visual da criança. Em geral mostram-se satisfeitas com a atuação pedagógica dos professores 62,5%, mas revelam dúvidas em relação ao processo de escolarização dos fillios frente a possibilidade de que aprendam 54,2%, de que terminem os estudos 50,0%. Observa-se que mesmo após as crianças serem identificadas como portadoras de deficiência visual 20,8% das mães ainda referiram ausência de dificuldade da criança na escola devido ao problema visual. Referem que quase a totalidade das crianças 93,8% usam na escola o caderno comum em atividades de leitura e escrita e 10,4% usam o xerox ampliado. Conforme as mães, a consulta ao oftalmologista por razões diversas, não resultou em prescrição de auxílios ópticos ou não ópticos a estas crianças e nem orientação específica para uso da visão residual. Ressalta-se a importância do campanha "Ollio no Ollio", ou de projetos de triagem visual similares tendo o professor importante papelAbstract: A transversal descriptive study was perfonned to record the characteristics, perceptions and behavior of mothers of visually impaired children. These children were in the first year of primary teaching and were identified during the "Olho no Olho" (eye on the eye) campaign, 2000. The sample was composed of 48 mothers of visually impaired children identified during the campaign. For the collection of data, a questionnaire was applied by interview. It was seen that the large majority ofthe mothers lived with their husbands or partners, 91.7 % stated that they had been to school, although just 2.1 % had completed fundamental schooling. As far as occupational categories were concemed,76,4% non-specialized manual services predominated among the mothers. The campaign showed that 61.7 % of the children were aged 7 and above and that the major cause of visual impainnent was toxoplasmosis (24.9%). Just 35.4 % of the mothers had been aware of the existence of visual problems before the campaign and 33.3% ofthe children had seen an ophthalmologist without receiving any type of orientation or prescription of optical or non-optical aids for utilization of the residual vision. The mothers reported difficultyin the educational progress in 79.2 % ofthe cases due to the children's visual problems. In general they demonstrated satisfaction with the pedagogical performance ofthe teachers (62.5 %), although they had doubts as to the children's learning (54.2 %) and as to whether they would complete their studies (50.0 %). It was observed that even afier the children were identified as visually impaired, 20.8 % of the mothers still referred to the absence of difficulty of the child at school in relation to their visual problem. They stated that nearly all the children (93.8 %) just used a common exercise book for reading activities at school and 10.4 % used an ampli:fiedphotocopy. Visits to the ophthalmologist, for various reasons, did not result in the prescription of optical or non-optical aids for the children or even specific orientation for the use of residual vision. This study highlighted the importance of the "Olho no Olho campaign or similar visual screning projects with the teacher playing an importantroleMestradoPediatriaMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Marba, Sérgio Tadeu Martins, 1958-Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010Brenelli-Vitali, Maria AparecidaGherpelli, Jose Luiz DiasUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Rogerio Manoel Duarte20012001-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf98p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947NOGUEIRA, Rogerio Manoel Duarte. Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton. 2001. 98p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218771porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:26:49Zoai::218771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:26:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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