Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Rogerio Manoel Duarte
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947
Resumo: Orientadores : Sergio Tadeu Martins Marba, Vanda Maria Gimenes Gonçalves
id UNICAMP-30_4ac7b5d2b7ec88e242c83d4da3a1d52a
oai_identifier_str oai::218771
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de BrazeltonPrematuroRecém-nascidoExame neurológicoComportamento - AvaliaçãoOrientadores : Sergio Tadeu Martins Marba, Vanda Maria Gimenes GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Realizou-se estudo descritivo transversal sobre características, percepções e condutas de mães de crianças portadoras de deficiênciavisual inseridas na 10série do ensino fundamental identificadas na campanha Olho no Ollio /2000. A amostra foi composta por 48 mães de crianças portadoras de deficiência visual identificadas na campanha. Para coleta de dados, utilizou-se questionário aplicado por entrevista. Nota-se que a grande maioria das mães mora com marido ou companheiro, sendo que 91,7% referem ter cursado escola, porém apenas 2,1% concluíram o 10grau. Em relação a categoria ocupacional, entre as mães predominam os serviços manuais não especializados 76,4%. A campanha identificou 62,5% das crianças, em idades de 7 anos e mais, tendo como a maior causa da deficiênciavisual a toxoplasmose 24,9%. Apenas 37,5% das mães tinham conhecimento da existência do problema visual anteriormente à campanha, apontando que 33,3% das crianças haviam se submetido a consulta oftalmológica, sem receber nenhum tipo de orientação ou prescrição de auxilio óptico ou não óptico para a utilização do resíduo visual. As mães relataram dificuldade no desempenho escolar atribuído em 79,2% dos casos ao problema visual da criança. Em geral mostram-se satisfeitas com a atuação pedagógica dos professores 62,5%, mas revelam dúvidas em relação ao processo de escolarização dos fillios frente a possibilidade de que aprendam 54,2%, de que terminem os estudos 50,0%. Observa-se que mesmo após as crianças serem identificadas como portadoras de deficiência visual 20,8% das mães ainda referiram ausência de dificuldade da criança na escola devido ao problema visual. Referem que quase a totalidade das crianças 93,8% usam na escola o caderno comum em atividades de leitura e escrita e 10,4% usam o xerox ampliado. Conforme as mães, a consulta ao oftalmologista por razões diversas, não resultou em prescrição de auxílios ópticos ou não ópticos a estas crianças e nem orientação específica para uso da visão residual. Ressalta-se a importância do campanha "Ollio no Ollio", ou de projetos de triagem visual similares tendo o professor importante papelAbstract: A transversal descriptive study was perfonned to record the characteristics, perceptions and behavior of mothers of visually impaired children. These children were in the first year of primary teaching and were identified during the "Olho no Olho" (eye on the eye) campaign, 2000. The sample was composed of 48 mothers of visually impaired children identified during the campaign. For the collection of data, a questionnaire was applied by interview. It was seen that the large majority ofthe mothers lived with their husbands or partners, 91.7 % stated that they had been to school, although just 2.1 % had completed fundamental schooling. As far as occupational categories were concemed,76,4% non-specialized manual services predominated among the mothers. The campaign showed that 61.7 % of the children were aged 7 and above and that the major cause of visual impainnent was toxoplasmosis (24.9%). Just 35.4 % of the mothers had been aware of the existence of visual problems before the campaign and 33.3% ofthe children had seen an ophthalmologist without receiving any type of orientation or prescription of optical or non-optical aids for utilization of the residual vision. The mothers reported difficultyin the educational progress in 79.2 % ofthe cases due to the children's visual problems. In general they demonstrated satisfaction with the pedagogical performance ofthe teachers (62.5 %), although they had doubts as to the children's learning (54.2 %) and as to whether they would complete their studies (50.0 %). It was observed that even afier the children were identified as visually impaired, 20.8 % of the mothers still referred to the absence of difficulty of the child at school in relation to their visual problem. They stated that nearly all the children (93.8 %) just used a common exercise book for reading activities at school and 10.4 % used an ampli:fiedphotocopy. Visits to the ophthalmologist, for various reasons, did not result in the prescription of optical or non-optical aids for the children or even specific orientation for the use of residual vision. This study highlighted the importance of the "Olho no Olho campaign or similar visual screning projects with the teacher playing an importantroleMestradoPediatriaMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Marba, Sérgio Tadeu Martins, 1958-Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010Brenelli-Vitali, Maria AparecidaGherpelli, Jose Luiz DiasUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Rogerio Manoel Duarte20012001-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf98p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947NOGUEIRA, Rogerio Manoel Duarte. Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton. 2001. 98p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218771porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:26:49Zoai::218771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:26:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
title Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
spellingShingle Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
Nogueira, Rogerio Manoel Duarte
Prematuro
Recém-nascido
Exame neurológico
Comportamento - Avaliação
title_short Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
title_full Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
title_fullStr Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
title_full_unstemmed Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
title_sort Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton
author Nogueira, Rogerio Manoel Duarte
author_facet Nogueira, Rogerio Manoel Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marba, Sérgio Tadeu Martins, 1958-
Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010
Brenelli-Vitali, Maria Aparecida
Gherpelli, Jose Luiz Dias
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Rogerio Manoel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Prematuro
Recém-nascido
Exame neurológico
Comportamento - Avaliação
topic Prematuro
Recém-nascido
Exame neurológico
Comportamento - Avaliação
description Orientadores : Sergio Tadeu Martins Marba, Vanda Maria Gimenes Gonçalves
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-09-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947
NOGUEIRA, Rogerio Manoel Duarte. Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton. 2001. 98p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NOGUEIRA, Rogerio Manoel Duarte. Comparação do exame neurocomportamental entre recem-nascidos pre-termo de muito baixo peso e recem-nascidos a termo segundo metodologia de Brazelton. 2001. 98p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
98p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138360525062144