Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055 |
Resumo: | Orientador: Pedro Wagner Gonçalves |
id |
UNICAMP-30_4be868815be90eeb61c0ec19f1d68d42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::912524 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energiaCycle of sand to teach Physics and Geosciences : what students learn on the forms of energy transformation dynamicsFísica - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoCurriculos - Ensino de segundo grauEnsino médioPhysic - Study and teachingGeosciences - Study and teachingCurriculum - Teaching high schoolHigh schoolOrientador: Pedro Wagner GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Houve uma intervenção em escola pública de município do interior paulista para alunos aprenderem origem e fluxos da areia. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como mudanças no currículo podem contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos e capacitar professores? Professores de Física e Química colaboraram para ensinar conteúdos de Geociências a alunos de ensino médio por meio de inovação curricular articulada pelo ciclo da areia. A pesquisa tem como objetivo identificar o que é inovador na prática do professor e descrever a aprendizagem de dinâmicas de transformação de energia. Adota-se abordagem de pesquisa qualitativa com traços de pesquisa participante. Dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo, respostas em roteiro e diário de bordo. Esses elementos foram aproximados de indicadores de eficiência das aulas e de integração do conhecimento, para aclarar mudanças ocorridas na metodologia de ensino (prática docente, conteúdo e sequência de temas) e medir o aprendizado dos alunos. Destacaram-se relações dos processos de erosão, transporte e deposição de grãos de areia com as variáveis envolvidas nas dinâmicas de transformação e transferência de energia do fluxo d'água. Os alunos fizeram ligações parciais, construíram relações completas sobre componentes dinâmicos e a ideia de energia ao observar, interpretar e discutir o ciclo da areia. Isso propiciou integração de conhecimento do conceito de energia e estabeleceu nexos deste conceito com fatos cotidianos, bem como relações de ciência, tecnologia e sociedade. Aulas de Física passaram de ineficientes para estágios de instrução eficiente. Notou-se mudança na atitude do professor, bem como maior satisfação e motivação dos alunos. A pesquisa mostrou que aproximar conceitos de Física com noções de Geociências e Química contribuiu para melhorar o aprendizado. Isso incluiu explorar atividades práticas de laboratório (modelo científico) e de campo para ensinar dinâmicas de transformação de energiaAbstract: There was an intervention in public school in the county of São Paulo State for students to learn the origin and flows of sand. The questions which guided the research were: how changes in the curriculum can help improve students' learning and empower teachers? Professor of physics and chemistry collaborated to teach high school students the contents of geosciences through curriculum innovation articulated by means of cycle of sand. The work identifies what is innovative in the teacher's practice and describes the learning of the energy transformation dynamics. It was adopted research qualitative investigation approach with aspects participant research. Data were collected through audio and video recordings, written responses and logbook. These elements were interpreted by means of keys: efficiency lessons and integrated knowledge, to illuminate changes in the methodology of teaching (practice, content and sequence of themes of teaching) and measure student learning. Stood out relationships processes of erosion, transport and deposition of sand grains with variables involved in the dynamics of transformation and energy transfer of water flow. Students made partial links, built complete relationship about dynamic components of the concept of energy by means of observing, interpreting and discussing the cycle of sand. This provided integrated knowledge of the concept of energy and established linkages with everyday facts, as well as relations of science, technology and society. Physics lessons went from inefficient to efficient instructions stages. There was a changing in the attitude of the teacher, as well as greater satisfaction and motivation of students. Research has shown that approximating physical concepts with notions of geosciences and chemistry help to improve learning. Teaching activities include exploring laboratory (scientific model) and field practices to teach transformation energy dynamicsMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-Fernandes, Maria Cristina da Silveira GalanFernandes, Silvia Aparecida de SousaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTrepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055TREPADOR, Glauco Rodrigo Ribeiro. Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências: o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912524porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:05:45Zoai::912524Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:05:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia Cycle of sand to teach Physics and Geosciences : what students learn on the forms of energy transformation dynamics |
title |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia |
spellingShingle |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980- Física - Estudo e ensino Geociências - Estudo e ensino Curriculos - Ensino de segundo grau Ensino médio Physic - Study and teaching Geosciences - Study and teaching Curriculum - Teaching high school High school |
title_short |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia |
title_full |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia |
title_fullStr |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia |
title_full_unstemmed |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia |
title_sort |
Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia |
author |
Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980- |
author_facet |
Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Geociências - Estudo e ensino Curriculos - Ensino de segundo grau Ensino médio Physic - Study and teaching Geosciences - Study and teaching Curriculum - Teaching high school High school |
topic |
Física - Estudo e ensino Geociências - Estudo e ensino Curriculos - Ensino de segundo grau Ensino médio Physic - Study and teaching Geosciences - Study and teaching Curriculum - Teaching high school High school |
description |
Orientador: Pedro Wagner Gonçalves |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055 TREPADOR, Glauco Rodrigo Ribeiro. Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências: o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055 |
identifier_str_mv |
TREPADOR, Glauco Rodrigo Ribeiro. Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências: o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 99 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189103932014592 |