Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055
Resumo: Orientador: Pedro Wagner Gonçalves
id UNICAMP-30_4be868815be90eeb61c0ec19f1d68d42
oai_identifier_str oai::912524
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energiaCycle of sand to teach Physics and Geosciences : what students learn on the forms of energy transformation dynamicsFísica - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoCurriculos - Ensino de segundo grauEnsino médioPhysic - Study and teachingGeosciences - Study and teachingCurriculum - Teaching high schoolHigh schoolOrientador: Pedro Wagner GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Houve uma intervenção em escola pública de município do interior paulista para alunos aprenderem origem e fluxos da areia. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como mudanças no currículo podem contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos e capacitar professores? Professores de Física e Química colaboraram para ensinar conteúdos de Geociências a alunos de ensino médio por meio de inovação curricular articulada pelo ciclo da areia. A pesquisa tem como objetivo identificar o que é inovador na prática do professor e descrever a aprendizagem de dinâmicas de transformação de energia. Adota-se abordagem de pesquisa qualitativa com traços de pesquisa participante. Dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo, respostas em roteiro e diário de bordo. Esses elementos foram aproximados de indicadores de eficiência das aulas e de integração do conhecimento, para aclarar mudanças ocorridas na metodologia de ensino (prática docente, conteúdo e sequência de temas) e medir o aprendizado dos alunos. Destacaram-se relações dos processos de erosão, transporte e deposição de grãos de areia com as variáveis envolvidas nas dinâmicas de transformação e transferência de energia do fluxo d'água. Os alunos fizeram ligações parciais, construíram relações completas sobre componentes dinâmicos e a ideia de energia ao observar, interpretar e discutir o ciclo da areia. Isso propiciou integração de conhecimento do conceito de energia e estabeleceu nexos deste conceito com fatos cotidianos, bem como relações de ciência, tecnologia e sociedade. Aulas de Física passaram de ineficientes para estágios de instrução eficiente. Notou-se mudança na atitude do professor, bem como maior satisfação e motivação dos alunos. A pesquisa mostrou que aproximar conceitos de Física com noções de Geociências e Química contribuiu para melhorar o aprendizado. Isso incluiu explorar atividades práticas de laboratório (modelo científico) e de campo para ensinar dinâmicas de transformação de energiaAbstract: There was an intervention in public school in the county of São Paulo State for students to learn the origin and flows of sand. The questions which guided the research were: how changes in the curriculum can help improve students' learning and empower teachers? Professor of physics and chemistry collaborated to teach high school students the contents of geosciences through curriculum innovation articulated by means of cycle of sand. The work identifies what is innovative in the teacher's practice and describes the learning of the energy transformation dynamics. It was adopted research qualitative investigation approach with aspects participant research. Data were collected through audio and video recordings, written responses and logbook. These elements were interpreted by means of keys: efficiency lessons and integrated knowledge, to illuminate changes in the methodology of teaching (practice, content and sequence of themes of teaching) and measure student learning. Stood out relationships processes of erosion, transport and deposition of sand grains with variables involved in the dynamics of transformation and energy transfer of water flow. Students made partial links, built complete relationship about dynamic components of the concept of energy by means of observing, interpreting and discussing the cycle of sand. This provided integrated knowledge of the concept of energy and established linkages with everyday facts, as well as relations of science, technology and society. Physics lessons went from inefficient to efficient instructions stages. There was a changing in the attitude of the teacher, as well as greater satisfaction and motivation of students. Research has shown that approximating physical concepts with notions of geosciences and chemistry help to improve learning. Teaching activities include exploring laboratory (scientific model) and field practices to teach transformation energy dynamicsMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-Fernandes, Maria Cristina da Silveira GalanFernandes, Silvia Aparecida de SousaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTrepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055TREPADOR, Glauco Rodrigo Ribeiro. Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências: o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912524porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:05:45Zoai::912524Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:05:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
Cycle of sand to teach Physics and Geosciences : what students learn on the forms of energy transformation dynamics
title Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
spellingShingle Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980-
Física - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Curriculos - Ensino de segundo grau
Ensino médio
Physic - Study and teaching
Geosciences - Study and teaching
Curriculum - Teaching high school
High school
title_short Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
title_full Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
title_fullStr Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
title_full_unstemmed Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
title_sort Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências : o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia
author Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980-
author_facet Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Trepador, Glauco Rodrigo Ribeiro, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Curriculos - Ensino de segundo grau
Ensino médio
Physic - Study and teaching
Geosciences - Study and teaching
Curriculum - Teaching high school
High school
topic Física - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Curriculos - Ensino de segundo grau
Ensino médio
Physic - Study and teaching
Geosciences - Study and teaching
Curriculum - Teaching high school
High school
description Orientador: Pedro Wagner Gonçalves
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055
TREPADOR, Glauco Rodrigo Ribeiro. Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências: o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055
identifier_str_mv TREPADOR, Glauco Rodrigo Ribeiro. Ciclo da areia para ensinar Física e Geociências: o que os alunos aprendem de dinâmicas de transformação de energia. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621055. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189103932014592