Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846
Resumo: Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_4cd366ad00ef2bfdaf07abf1d214bf8f
oai_identifier_str oai::919649
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidadeProduction model of educational microcontent for mobile learning virtual environmentsMaterial didáticoAmbiente virtual de aprendizagemSistemas de hipermídiaAprendizado colaborativoDispositivos móveisEducação - Inovações tecnológicasTeaching materialsVirtual learning environmentHypermidia systemsCollaborative learningMobile devicesOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo Dado o crescente uso de tecnologias e dispositivos móveis, especialmente, celulares, smartphones e tablets, em ambientes virtuais de aprendizagem, esta pesquisa procurou responder ao desafio de desenvolver uma metodologia de produção de micro-conteúdo educacional para aprendizagem com mobilidade. O principal objetivo da pesquisa foi prover um modelo para orientar a produção de micro-conteúdo educacional para utilização em ambiente virtual de aprendizagem com mobilidade, a partir de pontos de interconexão advindos da Pedagogia, Comunicação e Semiótica. Trata-se de uma pesquisa teórica e conceitual, de natureza significativa e descritiva, especificamente de revisão narrativa, enquadrada no âmbito do paradigma interpretativo (ou paradigma qualitativo). Abarca questões teóricas e conceituais, sobre temas como: tecnologias e dispositivos móveis, aprendizagem com mobilidade, micro-aprendizagem, micro-conteúdo e hipermídia, micro-conteúdo educacional e linguagens híbridas. A abordagem metodológica consistiu na aplicação das contribuições teóricas, identificadas na literatura, na construção do modelo de produção de micro-conteúdo educacional. Para a elaboração do modelo adotou-se a técnica de processo operacional para representação dos fluxos das principais atividades e tarefas inerentes ao sistema de produção. O resultado principal obtido pela pesquisa constituiu-se na metodologia desenvolvida visando à produção de micro-conteúdo, envolvendo: o processo arquitetura pedagógica e o processo arquitetura das linguagens. As conclusões da pesquisa indicam que: a) o modelo desenvolvido apresenta os elementos conceituais e teóricos essenciais à produção de micro-conteúdo educacional para aprendizagem com mobilidade; b) os conceitos e fundamentos expostos na pesquisa são considerados elementos teóricos e conceituais prévios; c) o modelo desenvolvido fornece subsídios à elaboração de novas propostas de pesquisa e tem potencial para fomentar novos projetos de pesquisa acadêmica; d) o modelo conta com a possibilidade de sua utilização em projetos didático-pedagógicos que priorizem, por exemplo, a aprendizagem colaborativa e a co-autoria.Abstract Given the increasing use of technologies and mobile devices, especially cell phones, smartphones and tablets in virtual learning environments, this research sought to answer the challenge of developing a producing methodology of educational micro-content for mobile learning. The main objective of the research was to provide a model to guide the production of educational micro-content for use in a virtual learning environment with mobility, from interconnection points arising Pedagogy, Communication and Semiotics. This is a theoretical and conceptual, meaningful and descriptive nature, specifically of a narrative review, framed within the interpretive paradigm (or qualitative paradigm). Covers theoretical and conceptual questions about: technologies and mobile devices, mobile learning, micro-learning, micro-content and hypermedia, educational micro-content and hybrid languages. The methodological approach consisted in the application of theoretical contributions identified in the literature in the construction of the production model of educational micro-content. To construct the model we adopted the technique for representing operational process flows of the main activities and tasks inherent to the production system. The main result obtained by research constituted the methodology aiming at producing micro-content involving two distinct processes: process of pedagogical architecture and process of architecture of languages. The research findings indicate that: a) the model developed presents the conceptual and theoretical elements essential to the production of micro-content education for mobile learning; b) the concepts and grounds presented in the research are considered preliminary conceptual and theoretical elements; c) the developed model provides grants to developing new research proposals and has the potential to encourage new academic research projects; d) the model has the possibility of their use in didactic pedagogical projects that focus, for example, collaborative learning and co-authorship.DoutoradoCiências Sociais na EducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Evangelista, Silvio Roberto MedeirosMendes, Carlos Otávio SchocairBarreto, GilmarLins, Heloísa Andreia de MatosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955-20132013-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf146 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846SOUZA, Márcia Izabel Fugisawa. Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade. 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919649porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:12:30Zoai::919649Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
Production model of educational microcontent for mobile learning virtual environments
title Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
spellingShingle Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955-
Material didático
Ambiente virtual de aprendizagem
Sistemas de hipermídia
Aprendizado colaborativo
Dispositivos móveis
Educação - Inovações tecnológicas
Teaching materials
Virtual learning environment
Hypermidia systems
Collaborative learning
Mobile devices
title_short Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
title_full Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
title_fullStr Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
title_full_unstemmed Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
title_sort Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
author Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955-
author_facet Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Evangelista, Silvio Roberto Medeiros
Mendes, Carlos Otávio Schocair
Barreto, Gilmar
Lins, Heloísa Andreia de Matos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Ambiente virtual de aprendizagem
Sistemas de hipermídia
Aprendizado colaborativo
Dispositivos móveis
Educação - Inovações tecnológicas
Teaching materials
Virtual learning environment
Hypermidia systems
Collaborative learning
Mobile devices
topic Material didático
Ambiente virtual de aprendizagem
Sistemas de hipermídia
Aprendizado colaborativo
Dispositivos móveis
Educação - Inovações tecnológicas
Teaching materials
Virtual learning environment
Hypermidia systems
Collaborative learning
Mobile devices
description Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846
SOUZA, Márcia Izabel Fugisawa. Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade. 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846
identifier_str_mv SOUZA, Márcia Izabel Fugisawa. Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade. 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
146 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189109982298112