Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral |
id |
UNICAMP-30_4cd366ad00ef2bfdaf07abf1d214bf8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::919649 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidadeProduction model of educational microcontent for mobile learning virtual environmentsMaterial didáticoAmbiente virtual de aprendizagemSistemas de hipermídiaAprendizado colaborativoDispositivos móveisEducação - Inovações tecnológicasTeaching materialsVirtual learning environmentHypermidia systemsCollaborative learningMobile devicesOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo Dado o crescente uso de tecnologias e dispositivos móveis, especialmente, celulares, smartphones e tablets, em ambientes virtuais de aprendizagem, esta pesquisa procurou responder ao desafio de desenvolver uma metodologia de produção de micro-conteúdo educacional para aprendizagem com mobilidade. O principal objetivo da pesquisa foi prover um modelo para orientar a produção de micro-conteúdo educacional para utilização em ambiente virtual de aprendizagem com mobilidade, a partir de pontos de interconexão advindos da Pedagogia, Comunicação e Semiótica. Trata-se de uma pesquisa teórica e conceitual, de natureza significativa e descritiva, especificamente de revisão narrativa, enquadrada no âmbito do paradigma interpretativo (ou paradigma qualitativo). Abarca questões teóricas e conceituais, sobre temas como: tecnologias e dispositivos móveis, aprendizagem com mobilidade, micro-aprendizagem, micro-conteúdo e hipermídia, micro-conteúdo educacional e linguagens híbridas. A abordagem metodológica consistiu na aplicação das contribuições teóricas, identificadas na literatura, na construção do modelo de produção de micro-conteúdo educacional. Para a elaboração do modelo adotou-se a técnica de processo operacional para representação dos fluxos das principais atividades e tarefas inerentes ao sistema de produção. O resultado principal obtido pela pesquisa constituiu-se na metodologia desenvolvida visando à produção de micro-conteúdo, envolvendo: o processo arquitetura pedagógica e o processo arquitetura das linguagens. As conclusões da pesquisa indicam que: a) o modelo desenvolvido apresenta os elementos conceituais e teóricos essenciais à produção de micro-conteúdo educacional para aprendizagem com mobilidade; b) os conceitos e fundamentos expostos na pesquisa são considerados elementos teóricos e conceituais prévios; c) o modelo desenvolvido fornece subsídios à elaboração de novas propostas de pesquisa e tem potencial para fomentar novos projetos de pesquisa acadêmica; d) o modelo conta com a possibilidade de sua utilização em projetos didático-pedagógicos que priorizem, por exemplo, a aprendizagem colaborativa e a co-autoria.Abstract Given the increasing use of technologies and mobile devices, especially cell phones, smartphones and tablets in virtual learning environments, this research sought to answer the challenge of developing a producing methodology of educational micro-content for mobile learning. The main objective of the research was to provide a model to guide the production of educational micro-content for use in a virtual learning environment with mobility, from interconnection points arising Pedagogy, Communication and Semiotics. This is a theoretical and conceptual, meaningful and descriptive nature, specifically of a narrative review, framed within the interpretive paradigm (or qualitative paradigm). Covers theoretical and conceptual questions about: technologies and mobile devices, mobile learning, micro-learning, micro-content and hypermedia, educational micro-content and hybrid languages. The methodological approach consisted in the application of theoretical contributions identified in the literature in the construction of the production model of educational micro-content. To construct the model we adopted the technique for representing operational process flows of the main activities and tasks inherent to the production system. The main result obtained by research constituted the methodology aiming at producing micro-content involving two distinct processes: process of pedagogical architecture and process of architecture of languages. The research findings indicate that: a) the model developed presents the conceptual and theoretical elements essential to the production of micro-content education for mobile learning; b) the concepts and grounds presented in the research are considered preliminary conceptual and theoretical elements; c) the developed model provides grants to developing new research proposals and has the potential to encourage new academic research projects; d) the model has the possibility of their use in didactic pedagogical projects that focus, for example, collaborative learning and co-authorship.DoutoradoCiências Sociais na EducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Evangelista, Silvio Roberto MedeirosMendes, Carlos Otávio SchocairBarreto, GilmarLins, Heloísa Andreia de MatosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955-20132013-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf146 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846SOUZA, Márcia Izabel Fugisawa. Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade. 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919649porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:12:30Zoai::919649Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade Production model of educational microcontent for mobile learning virtual environments |
title |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade |
spellingShingle |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955- Material didático Ambiente virtual de aprendizagem Sistemas de hipermídia Aprendizado colaborativo Dispositivos móveis Educação - Inovações tecnológicas Teaching materials Virtual learning environment Hypermidia systems Collaborative learning Mobile devices |
title_short |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade |
title_full |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade |
title_fullStr |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade |
title_full_unstemmed |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade |
title_sort |
Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade |
author |
Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955- |
author_facet |
Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- Evangelista, Silvio Roberto Medeiros Mendes, Carlos Otávio Schocair Barreto, Gilmar Lins, Heloísa Andreia de Matos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcia Izabel Fugisawa, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Ambiente virtual de aprendizagem Sistemas de hipermídia Aprendizado colaborativo Dispositivos móveis Educação - Inovações tecnológicas Teaching materials Virtual learning environment Hypermidia systems Collaborative learning Mobile devices |
topic |
Material didático Ambiente virtual de aprendizagem Sistemas de hipermídia Aprendizado colaborativo Dispositivos móveis Educação - Inovações tecnológicas Teaching materials Virtual learning environment Hypermidia systems Collaborative learning Mobile devices |
description |
Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846 SOUZA, Márcia Izabel Fugisawa. Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade. 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Márcia Izabel Fugisawa. Modelo de produção de microconteúdo educacional para ambientes virtuais de aprendizagem com mobilidade. 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621846. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 146 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189109982298112 |