O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite |
id |
UNICAMP-30_4cfb1952edc0c1d2e59ef4f726863546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::920349 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógicaThe process of constitution of the student as a text producer : the role of pedagogical mediationAlfabetizaçãoAfetividadeLetramentoProdução de textosMediação pedagógicaAlphabetizationLiteracyAffectivityText productionPedagogical mediationOrientador: Sérgio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar práticas pedagógicas cujos impactos positivos promovam o movimento de aproximação dos alunos, de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, com as práticas de escrita. Este trabalho analisa e discute o processo de construção do aluno como produtor de textos, levando-se em conta o papel da mediação pedagógica. Os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa em educação embasam a metodologia desta dissertação, que tem como fonte de dados primários a observação da prática em sala de aula e a coleta de amostras da produção escrita dos alunos. A abordagem histórica cultural na psicologia do desenvolvimento humano, os conceitos de afetividade, alfabetização e letramentos fazem parte do arcabouço teórico deste trabalho. Através da análise preliminar dos dados foram levantados núcleos e subnucleos de significação, que representam as marcas e decisões pedagógicas assumidas pela professora durante o processo de ensino e aprendizagem que promovem o movimento de aproximação entre os sujeitos - alunos - e o objeto - escrita.Abstract: The present research aims to describe and analyze pedagogical practices which positive impacts promote the approach movement of a group of first grade students with writing practices. This paper analyses and discusses the process of constitution of the student as a text producer, considering primarily the role of the pedagogical mediation. The theoretical assumptions of qualitative research in education supports the methodology of this dissertation, which has as its primary data source the observation of pedagogical practices in the classroom and the collection and analysis of samples of written work of students. The cultural historical approach in psychology of human development, the concepts of affectivity, alphabetization and literacy are part of the theoretical support of this work. Through preliminary analysis of the data, nuclei and sub nuclei of meaning were organized representing the marks and pedagogical decisions taken by the teacher during the teaching and learning process that promotes the approach movement between the subject - the students - and the object - the writing.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Fiad, Raquel SalekSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRolindo, Adriano Caetano, 1971-20132013-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf309 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 309 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920349porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:18Zoai::920349Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica The process of constitution of the student as a text producer : the role of pedagogical mediation |
title |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica |
spellingShingle |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica Rolindo, Adriano Caetano, 1971- Alfabetização Afetividade Letramento Produção de textos Mediação pedagógica Alphabetization Literacy Affectivity Text production Pedagogical mediation |
title_short |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica |
title_full |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica |
title_fullStr |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica |
title_full_unstemmed |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica |
title_sort |
O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica |
author |
Rolindo, Adriano Caetano, 1971- |
author_facet |
Rolindo, Adriano Caetano, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946- Fiad, Raquel Salek Smolka, Ana Luiza Bustamante Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolindo, Adriano Caetano, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Afetividade Letramento Produção de textos Mediação pedagógica Alphabetization Literacy Affectivity Text production Pedagogical mediation |
topic |
Alfabetização Afetividade Letramento Produção de textos Mediação pedagógica Alphabetization Literacy Affectivity Text production Pedagogical mediation |
description |
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-06-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928 ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 309 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928 |
identifier_str_mv |
ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 309 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 309 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189111062331392 |