O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolindo, Adriano Caetano, 1971-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928
Resumo: Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_4cfb1952edc0c1d2e59ef4f726863546
oai_identifier_str oai::920349
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógicaThe process of constitution of the student as a text producer : the role of pedagogical mediationAlfabetizaçãoAfetividadeLetramentoProdução de textosMediação pedagógicaAlphabetizationLiteracyAffectivityText productionPedagogical mediationOrientador: Sérgio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar práticas pedagógicas cujos impactos positivos promovam o movimento de aproximação dos alunos, de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, com as práticas de escrita. Este trabalho analisa e discute o processo de construção do aluno como produtor de textos, levando-se em conta o papel da mediação pedagógica. Os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa em educação embasam a metodologia desta dissertação, que tem como fonte de dados primários a observação da prática em sala de aula e a coleta de amostras da produção escrita dos alunos. A abordagem histórica cultural na psicologia do desenvolvimento humano, os conceitos de afetividade, alfabetização e letramentos fazem parte do arcabouço teórico deste trabalho. Através da análise preliminar dos dados foram levantados núcleos e subnucleos de significação, que representam as marcas e decisões pedagógicas assumidas pela professora durante o processo de ensino e aprendizagem que promovem o movimento de aproximação entre os sujeitos - alunos - e o objeto - escrita.Abstract: The present research aims to describe and analyze pedagogical practices which positive impacts promote the approach movement of a group of first grade students with writing practices. This paper analyses and discusses the process of constitution of the student as a text producer, considering primarily the role of the pedagogical mediation. The theoretical assumptions of qualitative research in education supports the methodology of this dissertation, which has as its primary data source the observation of pedagogical practices in the classroom and the collection and analysis of samples of written work of students. The cultural historical approach in psychology of human development, the concepts of affectivity, alphabetization and literacy are part of the theoretical support of this work. Through preliminary analysis of the data, nuclei and sub nuclei of meaning were organized representing the marks and pedagogical decisions taken by the teacher during the teaching and learning process that promotes the approach movement between the subject - the students - and the object - the writing.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Fiad, Raquel SalekSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRolindo, Adriano Caetano, 1971-20132013-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf309 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 309 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920349porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:18Zoai::920349Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
The process of constitution of the student as a text producer : the role of pedagogical mediation
title O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
spellingShingle O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
Rolindo, Adriano Caetano, 1971-
Alfabetização
Afetividade
Letramento
Produção de textos
Mediação pedagógica
Alphabetization
Literacy
Affectivity
Text production
Pedagogical mediation
title_short O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
title_full O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
title_fullStr O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
title_full_unstemmed O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
title_sort O processo de constituição do aluno como produtor de textos : o papel da mediação pedagógica
author Rolindo, Adriano Caetano, 1971-
author_facet Rolindo, Adriano Caetano, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Fiad, Raquel Salek
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolindo, Adriano Caetano, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Afetividade
Letramento
Produção de textos
Mediação pedagógica
Alphabetization
Literacy
Affectivity
Text production
Pedagogical mediation
topic Alfabetização
Afetividade
Letramento
Produção de textos
Mediação pedagógica
Alphabetization
Literacy
Affectivity
Text production
Pedagogical mediation
description Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-06-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928
ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 309 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928
identifier_str_mv ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 309 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621928. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
309 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189111062331392