Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621 |
Resumo: | Orientador: Claudina Izepe Rodrigues |
id |
UNICAMP-30_4d3d525ca99ffd232f51ad5e1bfd8430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1005482 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de MatemáticaDevelopment of the logical reasoning : an approach by the study of groups and the solution of problems from math olympiadsRaciocínioMatemática - CompetiçõesAprendizagem baseada em problemasTeoria dos gruposSequência didáticaEducação matemáticaReasoningMathematics - CompetitionsProblem-based learningGroups theoryDidactic sequencesMathematics educationOrientador: Claudina Izepe RodriguesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Este estudo se propôs a responder o seguinte problema: "Como auxiliar os alunos a desenvolver o raciocínio lógico em Matemática?". A pesquisa envolveu alunos das redes pública e particular de ensino e adotou como estratégias a "aprendizagem baseada em problemas" e a aplicação de sequências didáticas de temática definida, no caso, o recorte do estudo de Grupos, propriedades e operações. Foram aplicadas atividades na Educação Básica relacionadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, às relações entre a língua materna e a linguagem Matemática, às resoluções de problemas olímpicos e ao estudo de Grupos. Tais atividades permitiram responder à problemática levantada e também auxiliaram a compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com base no contexto escolar, especialmente o da escola públicaAbstract: This research intended to study the following problem: "How can we help the students develop the logic reasoning in math?". This study involved students from public and private schools and adopted as a learning strategy the "problem-based learning" and the application of teaching sequences with a specific theme, in this case, the study of groups, properties and math operations. Activities in the Basic Education were applied about the development of logical reasoning, relations between the mother language and the mathematics language, problem solving and study of groups. These activities helped us respond the original problem and have a better understanding of the teaching and learning process in mathematics based on the school context, especially the public oneMestradoMatemática em Rede NacionalMestreCAPES[s.n.]Rodrigues, Claudina Izepe, 1953-Patrocinio, Antonio Carlos doMarques, Emilia de Mendonça RosaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlarcon, Daniel, 1992-20182018-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621ALARCON, Daniel. Desenvolvimento do raciocínio lógico: uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. 2018. 1 recurso online (167 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1005482Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T16:05:30Zoai::1005482Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-08T16:05:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática Development of the logical reasoning : an approach by the study of groups and the solution of problems from math olympiads |
title |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática |
spellingShingle |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática Alarcon, Daniel, 1992- Raciocínio Matemática - Competições Aprendizagem baseada em problemas Teoria dos grupos Sequência didática Educação matemática Reasoning Mathematics - Competitions Problem-based learning Groups theory Didactic sequences Mathematics education |
title_short |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática |
title_full |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática |
title_fullStr |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática |
title_sort |
Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática |
author |
Alarcon, Daniel, 1992- |
author_facet |
Alarcon, Daniel, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Claudina Izepe, 1953- Patrocinio, Antonio Carlos do Marques, Emilia de Mendonça Rosa Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alarcon, Daniel, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Matemática - Competições Aprendizagem baseada em problemas Teoria dos grupos Sequência didática Educação matemática Reasoning Mathematics - Competitions Problem-based learning Groups theory Didactic sequences Mathematics education |
topic |
Raciocínio Matemática - Competições Aprendizagem baseada em problemas Teoria dos grupos Sequência didática Educação matemática Reasoning Mathematics - Competitions Problem-based learning Groups theory Didactic sequences Mathematics education |
description |
Orientador: Claudina Izepe Rodrigues |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621 ALARCON, Daniel. Desenvolvimento do raciocínio lógico: uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. 2018. 1 recurso online (167 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621 |
identifier_str_mv |
ALARCON, Daniel. Desenvolvimento do raciocínio lógico: uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. 2018. 1 recurso online (167 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1005482 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189123869638656 |