Interatividade educativa : uma visão pedagogica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ruy
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608460
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_4e50f2a6a5daf72902a63803814a9ea3
oai_identifier_str oai::436196
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interatividade educativa : uma visão pedagogicaEducational interactivity in digital media : a pedagogical visionInteratividadeMídia digitalAprendizagem significativaTeoria socialDesenvolvimento cognitivoInteractivityDigital mediaMeaningful learningSocial theoryCognitivo developmentOrientador: Jose Armando ValenteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A tese trata do conceito de Interatividade Educativa sob a fundamentação dada na intersecção do conceito de facilitação pedagógica da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e interação/mediação proposta por Lev Vygotski, em sua Teoria Sócio-Histórica. A pesquisa, realizada numa abordagem sistêmico-relacional, tratou da influência do conceito de Interatividade Educativa quando do planejamento, elaboração e emprego de conteúdos educativos em meios digitais de ensino e aprendizagem. Como objetivo principal buscou-se definir interatividade educativa quando a oferta de conteúdos curriculares se der em mídia digital e submeter o modelo a uma ação pedagógica intentando validá-lo. Tem como objetivos intermediários: 1) Analisar a literatura sobre interatividade, nos campos da Computação, Comunicação e Pedagogia; 2) Definir conceitualmente interatividade educativa na ação pedagógica realizada em meio digital; 3) Refletir sobre o emprego de meios digitais e sobre o papel do professor a partir da concepção de interatividade educativa; 4) Confrontar o modelo proposto com a realidade escolar buscando pontos fortes e fracos capazes de validá-lo ou não. Os métodos utilizados foram a pesquisa teórica de cunho bibliográfico, por meio de um exaustivo processo de análise, reflexão, crítica e síntese, associado a uma pesquisa-ação que aplica a definição proposta em uma situação pedagógica. Os resultados obtidos até o momento, por meio da análise da matriz SWOT realizada pelos participantes da pesquisa-ação, determinam qualitativamente a validade do modelo ao indicar pontos fortes coincidentes com sua finalidade, destacando entre outros: Capacidade pedagógica; Processo avaliativo; e Adequação ao dispositivo pedagógico de formação.Abstract: The thesis aims to define Educational Interactivity, based on the concepts of instructional strategies from David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and interaction/mediation proposed by Lev Vygotski's Sociohistorical Theory. The research, developed according to the systemic-relational approach, investigates the influence of Educational Interactivity concept on planning, elaboration and use of educational contents in digital media to be used in teaching and learning contexts. The main objective is to establish a formal model for the Educational Interactivity concept in the context of elaboration of didactic contents to be used with digital media and to validate this model in a pedagogical activity. The intermediary objectives are to 1) study the literature related to interactivity, in the areas of computing, communication and pedagogy; 2) define Educational Interactivity conceptually related to pedagogical activity developed through digital media; 3) Reflect on the use of digital media and on the teacher's role related to the Educational Interactivity concept; 4) Confront the proposed model with the school reality, looking for strong and weak points in order to be able to validate this model. The methods used were bibliographical research, through an extensive process of analysis, reflection, criticism and synthesis, and an action-research approach applying the proposed model in a practical pedagogical situation. The results obtained by means of the SWOT analysis, conducted by the participants of the action-research, show the qualitative validity of the model highlighting aspects such as Pedagogical Capacity, Evaluation Process and Pedagogical Suitability related to the model purpose.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Megid Neto, JorgeHildebrand, Hermes RenatoSilva, Romero Tavares daSa, Ricardo Antunes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Ruy2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf199 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608460FERREIRA, Ruy. Interatividade educativa: uma visão pedagogica. 2008. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608460. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436196porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T10:34:50Zoai::436196Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T10:34:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interatividade educativa : uma visão pedagogica
Educational interactivity in digital media : a pedagogical vision
title Interatividade educativa : uma visão pedagogica
spellingShingle Interatividade educativa : uma visão pedagogica
Ferreira, Ruy
Interatividade
Mídia digital
Aprendizagem significativa
Teoria social
Desenvolvimento cognitivo
Interactivity
Digital media
Meaningful learning
Social theory
Cognitivo development
title_short Interatividade educativa : uma visão pedagogica
title_full Interatividade educativa : uma visão pedagogica
title_fullStr Interatividade educativa : uma visão pedagogica
title_full_unstemmed Interatividade educativa : uma visão pedagogica
title_sort Interatividade educativa : uma visão pedagogica
author Ferreira, Ruy
author_facet Ferreira, Ruy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Megid Neto, Jorge
Hildebrand, Hermes Renato
Silva, Romero Tavares da
Sa, Ricardo Antunes de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ruy
dc.subject.por.fl_str_mv Interatividade
Mídia digital
Aprendizagem significativa
Teoria social
Desenvolvimento cognitivo
Interactivity
Digital media
Meaningful learning
Social theory
Cognitivo development
topic Interatividade
Mídia digital
Aprendizagem significativa
Teoria social
Desenvolvimento cognitivo
Interactivity
Digital media
Meaningful learning
Social theory
Cognitivo development
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608460
FERREIRA, Ruy. Interatividade educativa: uma visão pedagogica. 2008. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608460. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608460
identifier_str_mv FERREIRA, Ruy. Interatividade educativa: uma visão pedagogica. 2008. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608460. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
199 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188998854213632