Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39504 |
Resumo: | O objetivo deste artigo, que resulta de um trabalho de investigação para tese de doutoramento, é apresentar alguma revisão de literatura que, conjuntamente com trabalho de projecto a decorrer, vai levar a uma proposta de um modelo para produção de conteúdos educativos interativos para educação a distância suportada pela TV Digital e com base na aprendizagem significativa concebida por David Ausubel. Destaca-se a utilização de mapas conceituais de Novak como estratégia para a organização e representação do conhecimento em construção. Faz-se uso dos referenciais teóricos de Jean Piaget em sua teoria do construtivismo e abordam-se as possibilidades interativas da TVDi e de um envolvimento diferente de professores e alunos no processo de produção de conteúdos para uma aprendizagem significativa e duradoura. |
id |
RCAP_6b20047ad518c183f787bfb652f8b293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativaA template for the production of interactive educational content for TVDi based on significant learningInteratividadeAprendizagem significativaMapas conceituaisConstrutivismoT-learningInteractivityMeaningful learningConceptual mapsConstructivismT-learningO objetivo deste artigo, que resulta de um trabalho de investigação para tese de doutoramento, é apresentar alguma revisão de literatura que, conjuntamente com trabalho de projecto a decorrer, vai levar a uma proposta de um modelo para produção de conteúdos educativos interativos para educação a distância suportada pela TV Digital e com base na aprendizagem significativa concebida por David Ausubel. Destaca-se a utilização de mapas conceituais de Novak como estratégia para a organização e representação do conhecimento em construção. Faz-se uso dos referenciais teóricos de Jean Piaget em sua teoria do construtivismo e abordam-se as possibilidades interativas da TVDi e de um envolvimento diferente de professores e alunos no processo de produção de conteúdos para uma aprendizagem significativa e duradoura.The purpose of this article, which is the result of a research for doctoral thesis, is to present some literature review that, in conjunction with project work in progress, will lead to a proposal for a model for the production of interactive educational content for distance education supported by Digital TV and based on meaningful learning designed by David Ausubel. The use of conceptual maps of Novak as strategy for organization and representation of knowledge in construction. Make use of theoretical references of Jean Piaget in his theory of constructivism and discuss the possibilities of interactive iDTV and a different involvement of teachers and students in the process of content production for a significant and lasting learning.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCatunda, José Aristides TimbóLagarto, José Reis2022-12-07T14:21:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39504por1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:20.195906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa A template for the production of interactive educational content for TVDi based on significant learning |
title |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa Catunda, José Aristides Timbó Interatividade Aprendizagem significativa Mapas conceituais Construtivismo T-learning Interactivity Meaningful learning Conceptual maps Constructivism T-learning |
title_short |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa |
title_full |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa |
title_sort |
Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa |
author |
Catunda, José Aristides Timbó |
author_facet |
Catunda, José Aristides Timbó Lagarto, José Reis |
author_role |
author |
author2 |
Lagarto, José Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catunda, José Aristides Timbó Lagarto, José Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interatividade Aprendizagem significativa Mapas conceituais Construtivismo T-learning Interactivity Meaningful learning Conceptual maps Constructivism T-learning |
topic |
Interatividade Aprendizagem significativa Mapas conceituais Construtivismo T-learning Interactivity Meaningful learning Conceptual maps Constructivism T-learning |
description |
O objetivo deste artigo, que resulta de um trabalho de investigação para tese de doutoramento, é apresentar alguma revisão de literatura que, conjuntamente com trabalho de projecto a decorrer, vai levar a uma proposta de um modelo para produção de conteúdos educativos interativos para educação a distância suportada pela TV Digital e com base na aprendizagem significativa concebida por David Ausubel. Destaca-se a utilização de mapas conceituais de Novak como estratégia para a organização e representação do conhecimento em construção. Faz-se uso dos referenciais teóricos de Jean Piaget em sua teoria do construtivismo e abordam-se as possibilidades interativas da TVDi e de um envolvimento diferente de professores e alunos no processo de produção de conteúdos para uma aprendizagem significativa e duradoura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2022-12-07T14:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/39504 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/39504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-6109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132047271264256 |