O sistema de numeração decimal e o principio multiplicativo : um estudo na 4a. serie do 1o. grau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583822 |
Resumo: | Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini |
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O sistema de numeração decimal e o principio multiplicativo : um estudo na 4a. serie do 1o. grauConstrutivismo (Educação)Ensino de primeiro grauNumero - Conceito em criançasPsicologia da aprendizagemOrientador: Lucila Diehl Tolaine FiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo da construção do conceito de número e o campo conceitual do Sistema de Numeração Decimal, investigando o desempenho de alunos de 48 série do 10 grau, na solução de tarefas matemáticas. Foram investigados os procedimentos de alunos de uma escola com proposta de ensino construtivista, fundamentada na teoria de Piaget e de outros estudiosos e pesquisadores cognitivistas e os procedimentos de alunos de outra escola, não envolvidos nesta proposta de ensino. Investigou-se a construção do número, reconhecimento do valor posicional, os processos mentais de contagem, a operatoriedade matemática, a utilização do princípio multiplicativo do sistema de numeração decimal e a tomada de consciência do erro. Os dados coletados mostraram que os resultados de alunos de uma escola e de outra não apresentaram diferença em relação às regularidades do sistema de numeração decimal, bem como em relação ao aspecto operatório aditivo. Foram constatados melhores resultados em relação à construção do senso numérico, da operatoriedade multiplicativa, do princípio multiplicativo do sistema de numeração decimal e da tomada de consciência do erro, nos sujeitos da escola de orientação construtivistaResumo: The objetive of the research presented here was to analyse the construction process of the concept of number and the conceptual field of the decimal numeration system, investigating the performance of the fourth grade students (primary school) concerning the soluction of mathematics tasks. Kinds of procedure were investigated: the procedure of the students of a school that works with the construtive teaching approach, based on the Piaget theory and other cognitivists scholars and researchers, and the procedures of the students of another school not involved in the same teaching proposal. It was investigated the constrution of number, the mental process of counting, the recognition of the posicional value, the mathematics operatoriety, the usage of the multiplicative principie of the decimal numeration system and the recognition of mistakes. The collected data shows that the results presented by the students of both schools are same concerning the regularities of the decimal numeration system, as well as the additive operatory aspects. Better results have been observed concerning the building up of the decimal numeration system and the recognition of mistakes, by the students of the school utilizing the constructive teaching approachMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLosito, Sonia Maria19961996-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf202f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583822LOSITO, Sonia Maria. O sistema de numeração decimal e o principio multiplicativo: um estudo na 4a. serie do 1o. grau. 1996. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583822. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/109074porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T08:41:09Zoai::109074Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T08:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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