Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capello, Natalia Monti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618887
Resumo: Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
id UNICAMP-30_4ef4a85753a537f6a09426f1ac9dd4b4
oai_identifier_str oai::881731
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análiseSoundscape in complete computer games : proposal for a methodology of analysisArquivos sonorosTrilha sonoraJogos eletrônicosMetodologiaSound archivesSoundtrackElectronic gamesMethodologyOrientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa organiza um conjunto de ideias e conceitos que propiciam um olhar teórico sobre o ambiente sonoro em jogos eletrônicos. A abordagem adotada se fundamenta na ideia da decupagem sonora, que aqui integra dois procedimentos principais: identificação e desenvolvimento do conceito de cinco objetos sonoros - vozes, sons de interface, músicas, sons ambientes e efeitos sonoros -, assim como a descrição de suas características e funções principais; e mapeamento sonoro, que pressupõe a listagem organizada dos sons presentes em um jogo, discriminando pontos específicos como transições, loops, locais em que aparecem. São tomados para a análise dois jogos para computador bem reconhecidos pela crítica de jogos, Braid (Number None, 2009) e Mass Effect (BIOWARE, 2008), os quais são analisados individualmente quanto ao uso que fazem de cada componente de suas respectivas trilhas sonoras. Os procedimentos metodológicos utilizados abarcam desde a escolha justificada dos jogos, experimentação dos mesmos, submissão da decupagem de um dos jogos à entrevista com profissionais da área, a discussões sobre o embasamento teórico, que se aperfeiçoou ao longo da pesquisa. De modo complementar, recorreu-se a considerações teóricas sobre a dinamicidade do áudio e sobre a classificação dos sons quanto à diegese. Após a discussão comparativa entre as análises, verifica-se a presença tanto de características específicas a determinado estilo de jogo quanto de outras mais abrangentes. Os apontamentos retirados da análise dos jogos foram sintetizados e generalizados para compor uma proposta metodológica de análise, a qual serve de ponto de partida para compreensão do ambiente sonoro de outros jogosAbstract: This research organizes a set of ideas and concepts that provide a theoretical view on the soundscape of electronic games. The approach is based on the idea of sound decoupage, which here includes the following main procedures: identification and development of the concept of five sound objects - voices, interface sounds, music, ambient sounds and sound effects - as a description of their characteristics and main roles; and sound mapping, which presupposes the enumeration of all sounds present in a game and also the specification of informations such as transitions, loops, locations where they appear. Two computer games recognized by game critics - Braid (Number None, 2009) and Mass Effect (Bioware, 2008) - are picked and both are analyzed according to the use of the components of their soundtracks. The methodological steps used here extend from the choice of games, experimentation of them and the submission of the decoupage of one of the games to an interview with some professionals of the field, to the discussions on the theoretical framework, which has been improved during this research. In a complementary way, we used theoretical outlines on the dynamicity of audio and on the classification of sounds according to the diegese. After comparing the analyses, it's verified both the presence of features specific to a game genre and broader others. The notes taken from the games analysis were synthesized and generalized in order to compose a methodology of analysis, which serves as a starting point to the comprehension of the soundscape of other gamesMestradoFundamentos TeóricosMestra em Música[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Carrasco, Claudiney RodriguesSouza, Rodolfo Nogueira Coelho deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCapello, Natalia Monti2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed228 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618887CAPELLO, Natalia Monti. Ambiente sonoro em jogos de computador: proposta de uma metodologia de análise. 2012. 228 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618887. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881731https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881731porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T15:40:17Zoai::881731Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-08T15:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
Soundscape in complete computer games : proposal for a methodology of analysis
title Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
spellingShingle Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
Capello, Natalia Monti
Arquivos sonoros
Trilha sonora
Jogos eletrônicos
Metodologia
Sound archives
Soundtrack
Electronic games
Methodology
title_short Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
title_full Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
title_fullStr Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
title_full_unstemmed Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
title_sort Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise
author Capello, Natalia Monti
author_facet Capello, Natalia Monti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Capello, Natalia Monti
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivos sonoros
Trilha sonora
Jogos eletrônicos
Metodologia
Sound archives
Soundtrack
Electronic games
Methodology
topic Arquivos sonoros
Trilha sonora
Jogos eletrônicos
Metodologia
Sound archives
Soundtrack
Electronic games
Methodology
description Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618887
CAPELLO, Natalia Monti. Ambiente sonoro em jogos de computador: proposta de uma metodologia de análise. 2012. 228 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618887. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618887
identifier_str_mv CAPELLO, Natalia Monti. Ambiente sonoro em jogos de computador: proposta de uma metodologia de análise. 2012. 228 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618887. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881731
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
228 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138502977257472