Improváveis : trajetórias de homens pretos de camadas populares rumo ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luciana Aparecida de, 1983-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18639
Resumo: Orientador: Maurício Ernica
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spelling Improváveis : trajetórias de homens pretos de camadas populares rumo ao ensino superiorImprobables : trajectories of black men from lower class backgrounds towards higher educationNegros - Educação (Superior) - BrasilTrajetória escolarMasculinidadeEnsino superiorBlacks - Education (Higher) - BrazilSchool trajectoryMasculinityHigher educationOrientador: Maurício ErnicaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese expõe os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a trajetória de homens pretos heterossexuais de camadas populares que chegaram ao ensino superior público, visando compreender como se deu a construção da perspectiva de longevidade escolar para eles (e suas famílias) e o que precisaram mobilizar para a construção dessas trajetórias exitosas. Sendo o grupo de homens negros, estatisticamente, o que menos acessa o ensino superior (IBGE, 2021; ARTES, UNBEHAUM; 2021), interessou a esta pesquisa investigar como a noção de masculinidade negra, muito associada à violência, à lascividade e ao não cultivo da intelectualidade (RIBEIRO, 2015; hooks, 2022), atravessou seus percursos e influenciou a busca pelo ensino superior. A pesquisa empírica foi realizada em Salvador/BA, foram entrevistados quatro participantes e utilizou-se como técnica o estudo de caso, para a construção de perfis, inspirados em "retratos sociológicos" (LAHIRE,1997; 2004). Os dados mostraram que cursar o ensino superior não foi um projeto de nenhum deles e nem de suas famílias, mas que apoios e incentivos familiares, escolares e a inserção em atividades extraescolares foram importantes no percurso e para a fomentação da ideia de ter um diploma. Os resultados demonstraram que os participantes apresentaram distanciamento de configurações de práticas associadas a uma noção estereotipada de masculinidade negra e apresentaram como principal motivação para os estudos a busca por melhores condições objetivas de vida. A regulação moral dos comportamentos imputada pelas famílias desde a infância, a fim de formarem um ideal de homem respeitoso e trabalhador, distante dos estereótipos associados à masculinidade negra, os aproximou de características valorizadas no âmbito escolar. Essas famílias construíram um ethos de valorização escolar e ofereceram suporte, a seu modo, para que eles pudessem manter-se estudando sem trabalhar. A frequência a instituições fora do contexto de seus bairros e mais próximas ao ensino superior na adolescência contribuiu para que circulassem pela cidade, desenvolvessem outros interesses que, ao mesmo tempo, os distanciava da realidade de seus bairros de moradia e pares e os aproximava do ensino superior, e para que tivessem contato com agentes que forneceram conselhos, incentivos e informações sobre a universidade. Nessa fase, foi necessário que eles tomassem para si e por si a construção da chegada ao ensino superior, revelando a necessidade de terem autogerência e autodeterminação (TERRAIL, 1990; VIANA, 1998). Os resultados indicam, ainda, um padrão de forte vinculação às instituições escolares e aos docentes na escolha dos cursos em que ingressaram no ensino superiorAbstract: This thesis presents the results of a study aimed at analyzing the trajectory of heterosexual black men from working class lower who have reached public higher education, in order to understand how the prospect of longevity in school was constructed for them (and their families) and what they had to mobilize in order to build these successful trajectories. Since the group of black men is statistically the one with the least access to higher education (IBGE, 2021; ARTES, UNBEHAUM; 2021), this research was interested in investigating how the notion of black masculinity, closely associated with violence, lasciviousness and a lack of intellectuality (RIBEIRO, 2015; hooks, 2022), crossed their paths and influenced their search for higher education. The empirical research was carried out in Salvador/BA, four participants were interviewed and the case study technique was used to build profiles, inspired by "sociological portraits" (LAHIRE, 1997; 2004). The data showed that attending higher education was not a project of any of them or their families, but that family and school support and incentives, as well as involvement in extra-curricular activities, were important in their journey and in fostering the idea of having a degree. The results showed that the participants distanced themselves from practices associated with a stereotyped notion of black masculinity and that their main motivation for studying was the search for better objective living conditions. The moral regulation of behavior imposed by their families from childhood onwards, in order to form an ideal of a respectful, hard-working man, far removed from the stereotypes associated with black masculinity, brought them closer to the characteristics valued at school. These families built up an ethos of valuing school and offered support, in their own way, so that they could keep studying without working. Attending institutions outside the context of their neighborhoods and closer to higher education during their teenage years helped them move around the city, develop other interests which, at the same time, distanced them from the reality of their neighborhoods and peers and brought them closer to higher education, and brought them into contact with agents who provided advice, encouragement and information about university. At this stage, it was necessary for them to take on the construction of their arrival at higher education for themselves, revealing the need for self-management and self-determination (TERRAIL, 1990; VIANA, 1998). The results also indicate a pattern of strong ties to school institutions and teachers in their choice of courses for higher educationAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES88882.434808/2019-01[s.n.]Ernica, Mauricio, 1972-Carvalho, Marilia Pinto deNogueira, Maria Alice de Lima GomesPiotto, Debora CristinaSantos, Raquel Souza dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Luciana Aparecida de, 1983-20242024-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (319 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18639MIRANDA, Luciana Aparecida de. Improváveis: trajetórias de homens pretos de camadas populares rumo ao ensino superior. 2024. 1 recurso online (319 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 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