Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Claudia Ferreira
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587384
Resumo: Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
id UNICAMP-30_5106c535c801072571646f494925de84
oai_identifier_str oai::175475
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultosLeituraEscritaAlfabetização de adultosProfessores - FormaçãoOrientador: Maria Laura Trindade Mayrink-SabinsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desse trabalho é narrar e refletir a minha trajetória de alfabetizadora de adultos, considerando duas etapas de minha formação. Na primeira somam-se a formação que recebi para o ensino da língua escrita na minha graduação em pedagogia na Unesp-Marília e a que recebi nos cursos de educação continuada oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em meados da década de oitenta. A segunda etapa diz respeito àquilo que pude aprender com a pesquisa que empreendi quando, insatisfeita com a produção textual de meus alunos, procurei alternativas em relação ao Método da Palavração de Freire, o qual, até então, utilizava na sala de aula. A insatisfação ocorreu porque utilizava acriticamente o Método da Palavração no ensino da escrita, pois faltou-me na graduação e na formação em serviço um conjunto de conhecimentos psicolinguísticos que fossem determinantes para que eu pudesse concluir que a qualidade que faltava aos textos de meus alunos estava na estreita relação que há entre a formação de um leitor e um melhor desempenho textual; conclusão que veio se formando no decorrer dessa pesquisa, sendo a percepção dessa relação o principal diferencial entre uma e outra etapa de minha história como alfabetizadora de adultos. Todavia, ao procurar caminhos alternativos ao Método da Palavração, em momento algum desconsiderei o legado de Freire em relação ao papel da criticidade na alfabetização de adultos, por entender que qualquer outra alternativa carregaria o peso da artificialidade se, ao menos, não tentasse presentificar em minha prática os fundamentos sócio-filosóficos que norte aram todos os esforços educacionais desse autorAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Geraldi, João WanderleySilva, Lilian Lopes Martin daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Ana Claudia Ferreira19991999-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf199f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587384LOPES, Ana Claudia Ferreira. Insatisfação convertida em interrogações: do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos. 1999. 199f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587384. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175475porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:55:40Zoai::175475Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:55:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
title Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
spellingShingle Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
Lopes, Ana Claudia Ferreira
Leitura
Escrita
Alfabetização de adultos
Professores - Formação
title_short Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
title_full Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
title_fullStr Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
title_full_unstemmed Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
title_sort Insatisfação convertida em interrogações : do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos
author Lopes, Ana Claudia Ferreira
author_facet Lopes, Ana Claudia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-
Geraldi, João Wanderley
Silva, Lilian Lopes Martin da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Claudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Alfabetização de adultos
Professores - Formação
topic Leitura
Escrita
Alfabetização de adultos
Professores - Formação
description Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587384
LOPES, Ana Claudia Ferreira. Insatisfação convertida em interrogações: do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos. 1999. 199f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587384. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOPES, Ana Claudia Ferreira. Insatisfação convertida em interrogações: do metodo da palavração a adoção do texto escrito na alfabetização de adultos. 1999. 199f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587384. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
199f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188823090855936