Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, 1959-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607666
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_51676a64b4f594fd9d8539e4163956ae
oai_identifier_str oai::430848
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertaçõesInterdisciplinary practices at initial levels of elementary school : a study of thesis and dissertationsPrática de ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEnsino fundamentalPractice of educationInterdisciplinarityElementary schoolOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : O trabalho descreve e analisa práticas escolares interdisciplinares desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental e tratadas em teses e dissertações defendidas no Brasil. Procurouse entender como se processam as práticas interdisciplinares no ambiente escolar, como é revelada a integração entre as disciplinas, que contribuições elas trazem para o ensino de diferentes áreas de conhecimento, em que contextos didáticos acontecem, entre outros aspectos. O levantamento de dados foi realizado junto ao banco eletrônico de teses da CAPES através das seguintes palavras-chave: interdisciplinar, práticas interdisciplinares, interdisciplinaridade, multidisciplinar e pluridisciplinar. O período abrangido foi de 1987 a 2005 em virtude da disponibilização de dados oferecida pela base consultada. Obteve-se um total de 2503 trabalhos, dentre os quais 489 trataram de temas voltados para a educação escolar. Partindo desse universo, e com base na leitura dos resumos, foram identificadas 49 pesquisas que abrangeram a primeira fase do ensino fundamental e, destas, 21 foram selecionadas como tratando de práticas interdisciplinares. O trabalho teve prosseguimento com a recuperação, leitura e análise do texto integral desses documentos. Identificamos, assim, que 14 pesquisas trataram de prática pedagógica interdisciplinar (ou pluridisciplinar), no sentido caracterizado por nossos referenciais teóricos, em especial Hilton Japiassu. Isto representa um total de 2,9% em relação aos 489 trabalhos relativos à educação escolar e 0,5% do total de 2503 trabalhos relativos ao tema interdisciplinaridade inicialmente localizados. Estas pesquisas foram descritas e analisadas com base nos seguintes descritores: instituição, ano de defesa, grau acadêmico, série escolar, disciplinas abrangidas, métodos e estratégias de ensino, nível de integração curricular, recursos e materiais didáticos, referencial metodológico de ensino, público envolvido e tipo de interação entre ele, nível de integração disciplinar (multidisciplinar, pluridisciplinar ou interdisciplinar). Das 14 pesquisas, cinco apresentam caráter pluridisciplinar e nove se configuram como práticas interdisciplinares propriamente ditas. Estas são desenvolvidas por intermédio de estudos do meio, projetos ou estudos temáticos, a maioria delas a partir de temas geradores. Envolvem várias disciplinas do currículo escolar e tomam por base a abordagem pedagógica sócio-cultural ou cognitivista/sócio-construtivista na sua grande maioria. Observamos com o estudo que para as práticas interdisciplinares se efetivarem é importante a existência de reuniões de caráter reflexivo sobre a prática realizada, entre os profissionais envolvidos, de modo que esse seja um espaço democrático e horizontal, onde o diálogo e a reflexão sobre a ação perpasse todo o processo interdisciplinar. São pois estabelecidas na maior parte dos documentos relações de parceria entre pesquisador, professores e equipe pedagógica, todavia as relações destes com os alunos quase sempre são hierárquicas. As atividades desenvolvidas são pautadas num ensino articulado com a realidade de suas vidas e conhecimentos prévios, de modo que o aluno se envolva na busca pelo conhecimento sistematizado, embora boa parte das ações seja de caráter extracurricular. Diante da pequena quantidade de trabalhos encontrados, apontamos a necessidade de mais pesquisas que tratem de práticas pedagógicas interdisciplinares, na intencionalidade de ampliar o conjunto de conhecimentos sobre o temaAbstract : This paper describes and analyzes interdisciplinary school practices, developed in initial series of elementary level and mentioned in theses and dissertations defended in Brazil. Among other aspects, this study was intended to understand how the interdisciplinary practices in school environment are processed, how the integration between the subjects is revealed, what contributions this practices bring to teaching in different areas of knowledge in which the pedagogical context happen. The data was taken from the eletronic bank of CAPES through the following key-words: interdisciplinary, interdisciplinary practices, ¿multidisciplinary¿ and ¿polydisciplinary¿.Due to the availability of data offered on the consulted basis the covered period was between 1987 to 2005. A total of 2503 works was found and among them 489 developed themes directed to scholarly education. Starting from this universe, and based on the summary readings, 49 researches which covered the initial period of elementary school teaching were identified and among them 21 were selected as dealing with interdisciplinary practices. The study proceeded with the recovering, reading and analysis of the complete texts of these documents. Fourteen of these researches approached interdisciplinari pedagogical practices, in the sense characterized in our theoretical references, specially Hilton Japiassu. This fact represents a total of 2.9 % from 489 works related to scholar education and 0.5% from a total of 2503 works related to the interdisciplinary theme firstly found. These researches were described and analyzed based on the following descriptions: institution, year of defending, academic degree, scholar grade, subjects covered, teaching strategies, level of curriculum integrations, resources and pedagogical material, teaching method references, people involved and kind of interaction among them, level of teaching organization (interdisciplinary, multidisciplinary or polydisciplinary). Five out of these fourteen researches present polydisciplinary characteristics and the others are characterized by interdisciplinary practices which are developed through environmental studies or projects, most of them starting from generator themes. Generally they involve several subjects from the school curriculum and are based on sociocultural or constructivist pedagogical approach. Through this study, we could observe that in order to make the interdsciplinary practices effective it is important to hold meetings among the professionals involved to review and analyse the practices performed in a way in which this can be a horizontal and democratic space where the dialogue and considerations about the actions review all the interdisciplinary process. The relationship established with the students is based on articulated teaching aiming their life reality and previous knowledge in a way to make the students involved in the search for systematic knowledge. Due to the small amount of work found we point out the need of more researches involving interdisciplinary practices intending to widen the knowledge about this issueMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Moura, Anna Regina Lanner deColinvaux, DominiqueGouveia, Mariley Simões FloriaBarolli, ElisabethUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, 1959-20082008-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607666NOGUEIRA, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa. Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental: um estudo de teses e dissertações. 2008. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607666. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430848porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:16:49Zoai::430848Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:16:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
Interdisciplinary practices at initial levels of elementary school : a study of thesis and dissertations
title Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
spellingShingle Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
Nogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, 1959-
Prática de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino fundamental
Practice of education
Interdisciplinarity
Elementary school
title_short Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
title_full Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
title_fullStr Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
title_full_unstemmed Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
title_sort Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de teses e dissertações
author Nogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, 1959-
author_facet Nogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Moura, Anna Regina Lanner de
Colinvaux, Dominique
Gouveia, Mariley Simões Floria
Barolli, Elisabeth
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino fundamental
Practice of education
Interdisciplinarity
Elementary school
topic Prática de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino fundamental
Practice of education
Interdisciplinarity
Elementary school
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607666
NOGUEIRA, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa. Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental: um estudo de teses e dissertações. 2008. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607666. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NOGUEIRA, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa. Praticas interdisciplinares nas series iniciais do ensino fundamental: um estudo de teses e dissertações. 2008. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607666. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
128p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188990522228736