A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claus, Maristela Miyoko Kondo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599791
Resumo: Orientador: Elza Taeko Doi
id UNICAMP-30_524a3b64fa67c79bcdac97767f8f4378
oai_identifier_str oai::336945
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagiosThe building of the theoretical competence of the foreign language teacher: what the teacher training program revealsLíngua estrangeira - Estudo e ensinoReflexãoPrática de ensinoEstagios supervisionadosForeign language - Study and teachingRefletionTeacher's practiceTeaching training programOrientador: Elza Taeko DoiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: As pesquisas na área de formação de professores, especificamente voltadas para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, enfocando a relação teoria e prática têm mostrado que essa operacionalização é cercada de contradições e incertezas. De acordo com as pesquisas, a lacuna que ocorre nesse processo advém, fundamentalmente, da formação insuficiente do professor durante a graduação, entre outros fatores. O objetivo desta pesquisa é analisar como um curso de Letras de uma universidade pública apresenta as teorias de ensino/aprendizagem durante a graduação e se essas teorias são relacionadas na prática pelos alunos-professores durante os Estágios Supervisionados de Língua Inglesa. Os instrumentos utilizados para a coleta de registros foram: observações de aulas de Lingüística Aplicada (35:20h) e de Prática de Ensino (7:00h) gravadas em áudio; questionário semi-estruturado para os alunos-professores com o objetivo de estabelecer o seu perfil; entrevistas com os alunos-professores, professores de Lingüística Aplicada, de Prática de Ensino e de Língua Inglesa; observações de alguns mini-cursos apresentados pelos alunos-professores em ambientes externos à universidade. Os dados revelaram que a imprevisibilidade das questões de sala de aula não permite uma resposta única para essa questão complexa. Mesmo no contexto analisado, onde há uma visível preocupação dos professores formadores em apresentar teorias contemporâneas, além de informar sobre todo o processo histórico referente ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, relacionando-os à prática, ainda assim, nem sempre o graduando, ao receber todas essas informações, consegue traduzi-las em uma prática consciente. As interferências, nas minhas percepções, devem-se a fatores como expectativas, motivações e crenças, entre outras. Considero que a crença arraigada no ensino estruturalista trazida ao longo dos anos em suas experiências como alunos é a que mais influencia na prática de alguns alunos-professores. Os resultados mostram que as (in) formações trazidas pelos professores formadores podem colaborar na configuração das competências de Ensinar dos alunos-professores que compreenderam que a reflexão é a palavra-chave para o (des) envolvimento de um ensino que requer, acima de tudo, constantes transformações advindas, principalmente, da formação continuadaAbstract: Researches in the field of teachers¿ education programs, mainly those directed to foreign language teaching/learning process, which focus on the relationship between theory and practice have shown that those programs are surrounded by contradiction and uncertainty. The researches show that many of the graduation programs do not prepare the future teachers adequately. This work aims at analyzing how the teachers education program in a public university offers the theories of English as a Foreign/Second Language learning/teaching process during the course and if those theories are related to the practice by the pre-service teachers during their teaching training program. The instruments used to collect the data were: classes observations, a questionnaire and interviews. The analyses revealed that the unpredictable interactions which involve the classroom setting do not offer just one answer to this complex question. Even in this university where the professors are worried about offering contemporary theories, besides informing the pre-service teachers about the foreign language learning/teaching historical process, such relationship has not been properly understood by some of the future teachers. That context may be related to several factors as expectations, motivation and beliefs. I consider that the beliefs have a fundamental role in the perceptions of the student teachers. The results of this research show that the (in) formation offered by the teachers of the researched university can influence on the competence of the student teachers who understood that reflection on the theory and on the classroom practice is the key for the improvement of the teaching/learning process in the field of teachers education programsMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Doi, Elza Taeko, 1946-Almeida Filho, José Carlos Paes deCardoso, Rita de Cassia TardinAlvarenga, Magali BarçanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASClaus, Maristela Miyoko Kondo20052005-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf150p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599791CLAUS, Maristela Miyoko Kondo. A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira: o que revelam os estagios. 2005. 150p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599791. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336945porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:10:49Zoai::336945Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:10:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
The building of the theoretical competence of the foreign language teacher: what the teacher training program reveals
title A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
spellingShingle A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
Claus, Maristela Miyoko Kondo
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Reflexão
Prática de ensino
Estagios supervisionados
Foreign language - Study and teaching
Refletion
Teacher's practice
Teaching training program
title_short A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
title_full A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
title_fullStr A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
title_full_unstemmed A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
title_sort A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira : o que revelam os estagios
author Claus, Maristela Miyoko Kondo
author_facet Claus, Maristela Miyoko Kondo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Doi, Elza Taeko, 1946-
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Cardoso, Rita de Cassia Tardin
Alvarenga, Magali Barçante
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Claus, Maristela Miyoko Kondo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira - Estudo e ensino
Reflexão
Prática de ensino
Estagios supervisionados
Foreign language - Study and teaching
Refletion
Teacher's practice
Teaching training program
topic Língua estrangeira - Estudo e ensino
Reflexão
Prática de ensino
Estagios supervisionados
Foreign language - Study and teaching
Refletion
Teacher's practice
Teaching training program
description Orientador: Elza Taeko Doi
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-03-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599791
CLAUS, Maristela Miyoko Kondo. A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira: o que revelam os estagios. 2005. 150p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599791. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CLAUS, Maristela Miyoko Kondo. A formação da competencia teorica do professor de lingua estrangeira: o que revelam os estagios. 2005. 150p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599791. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336945
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
150p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188922548289536