A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Denise
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604905
Resumo: Orientador: Sylvia Bueno Terzi
id UNICAMP-30_64ca7edd8714041e6133f731e66122e8
oai_identifier_str oai::400468
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramentoThe social construction of reading in foreign language from the New Literacy Studies perspectiveLíngua estrangeira - Estudo e ensinoLingua estrangeira - LeituraLetramentoForeign language - Study and teachingForeign language - ReadingLiteracyOrientador: Sylvia Bueno TerziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Neste estudo, examina-se a sócio-construção da leitura em sala de aula de língua estrangeira a partir de pressupostos dos Novos Estudos do Letramento - NLS (Street 1984, Barton 1994) relacionando-a à situação de letramento dos sujeitos pesquisados. Nessa perspectiva, considera-se a leitura como uma prática de letramento (Barton, 1994), tomando-se como objeto de análise os modos socioculturais gerais de usar a leitura e escrita que os participantes produzem num evento de letramento (Heath, 1983). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que adota parâmetros de coleta e análise dentro de um quadro interpretativo. Trata-se de um instrumental que permite dar conta de responder às necessidades de construção, análise e interpretação dos dados e aos processos de interesse desta pesquisa. O estudo foi realizado em um Instituto de Idiomas localizado no interior de São Paulo, durante curso de inglês de nível intermediário, ministrado por esta professora-pesquisadora, tendo como sujeitos-focais quatro aprendizes-adultos com letramento escolar de nível superior em diferentes áreas do conhecimento. De acordo com os dados analisados foi possível identificar que, por estabelecerem uma relação profunda com a escrita e seus usos sociais, os alunos conseguem interpretar textos escritos construindo sentidos que não estão ligados estritamente ao nível lingüístico, mas constituídos em nível sociocultural, ou seja, inseridos em um contexto sócio histórico determinadoAbstract: This study examines the social construction of reading during a foreign language class from the perspective of the New Literacy Studies (Street 1984, Barton 1994) and relating this social construction to the literacy background of the participants. According to this perspective, reading is considered as a literacy practice (Barton, 1994) and the focus is on social and cultural ways in which reading and writing are used as tools during a literacy event (Heath, 1983). A case study was conducted using an interpretative framework for both, the data collection and the analysis, due to the fact that we considered it to be a tool which would meet the needs of construction, analysis and interpretation of the data and the interests of this research. The study was carried out in a Language Institute located in São Paulo state during an Intermediate Level English course. The researcher, who was also the teacher during this course, had four students as participants, each one of them with a bachelor degree in a different area of expertise. According to the analysis of the data, it was possible to identify that these participants had established a very deep relationship with the social uses of written language which made possible for them to interpret written texts going beyond the linguistic level, being able to build meaning and situating this meaning socially and historicallyMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013Doi, Elza TaekoCastro, Solange T. Ricardo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSeabra, Denise20072007-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604905SEABRA, Denise. A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento. 2007. 126p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604905. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400468porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:52:13Zoai::400468Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:52:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
The social construction of reading in foreign language from the New Literacy Studies perspective
title A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
spellingShingle A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
Seabra, Denise
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Lingua estrangeira - Leitura
Letramento
Foreign language - Study and teaching
Foreign language - Reading
Literacy
title_short A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
title_full A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
title_fullStr A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
title_full_unstemmed A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
title_sort A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
author Seabra, Denise
author_facet Seabra, Denise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013
Doi, Elza Taeko
Castro, Solange T. Ricardo de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira - Estudo e ensino
Lingua estrangeira - Leitura
Letramento
Foreign language - Study and teaching
Foreign language - Reading
Literacy
topic Língua estrangeira - Estudo e ensino
Lingua estrangeira - Leitura
Letramento
Foreign language - Study and teaching
Foreign language - Reading
Literacy
description Orientador: Sylvia Bueno Terzi
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604905
SEABRA, Denise. A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento. 2007. 126p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604905. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SEABRA, Denise. A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento. 2007. 126p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604905. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
126p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188964900274176