Jogos dos povos indigenas : trajetórias e interlocuções = Indigenous peoples games : trajectory and interlocutions
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619907 |
Resumo: | Orientador: Maria Beatriz Rocha Ferreira |
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Jogos dos povos indigenas : trajetórias e interlocuções = Indigenous peoples games : trajectory and interlocutionsIndigenous peoples games : trajectory and interlocutionsJogos indígenasJogos - HistóriaEscolas - Exercícios e jogosIndigenous gamesGames - HistoryIndigenous peoplesOrientador: Maria Beatriz Rocha FerreiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O objetivo desta pesquisa é o estudo das figurações e relações de poder imbricadas nos Jogos dos Povos Indígenas (JPIs). E os objetivos específicos da pesquisa são: Identificar e analisar as instituições que constituem os Jogos dos Povos Indígenas; registrar a história de vida dos organizadores: Carlos Justino Terena e Mariano Marcos Terena, idealizadores dos Jogos dos Povos Indígenas; relacionar a influência dos Jogos Escolares Brasileiros na história de vida dos idealizadores dos Jogos dos Povos Indígenas; compreender as relações entre os idealizadores dos JPIs e o Ministério do Esporte; analisar as práticas corporais nos Jogos dos Povos Indígenas no viés das teorias de Norbert Elias, e Pierre Parlebás. Os Jogos dos Povos Indígenas em suas edições têm demonstrado aspectos que os tornam um evento relevante para a sociedade brasileira, como a representação de novas formas de jogar e celebrar. Esses Jogos têm como característica principal a celebração, o encontro, o conhecimento de outros povos e o reencontro com outros, fazendo com que sejam reconhecidos por suas diversidades culturais. As primeiras participações de jovens indígenas nos Jogos Escolares Brasileiros foi um momento significativo para os irmãos Carlos Justino Terena e Mariano Marcos Terena que almejavam a presença indígena nessa competição. A primeira participação indígena nos Jogos Escolares Brasileiros partiu da iniciativa de se levar um arqueiro para distinguir, ou seja, uma outra maneira de demonstrar suas práticas corporais. E é a partir daí que se começa a desenvolver propostas para os Jogos dos Povos Indígenas. A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa. As fontes selecionadas foram obtidas na legislação, em documentos oficiais e no acervo de banco de dados e imagens intitulado "Jogo, Celebração, Memória e Identidade: Reconstrução da Trajetória de Criação, Implementação e Difusão dos Jogos dos Povos Indígenas no Brasil (1996-2009)", que contêm a memória sobre os jogos dos povos indígenas. Esta pesquisa leva em conta a interdisciplinaridade, apoiando-se no conhecimento da Sociologia, Antropologia, Educação Física e História. O presente trabalho está centralizado principalmente nas ações do Comitê Intertribal Ciência e Memória Indígena e o Ministério do Esporte, por serem os principais protagonistas e estabelecerem relações conjuntas e muito próximas na realização dos Jogos dos Povos Indígenas. Para análise de dados e interpretação das fontes foram justapostos documentos, relacionando texto e contexto. Nos Jogos dos Povos Indígenas e nos Jogos Escolares Brasileiros podemos encontrar alguns aspectos comuns, no que diz respeito à organização e fórum de debates, organizações esportivas têm o mesmo formato, como toda forma de competição. Por outro lado nos Jogos dos Povos Indígenas a filosofia é diferente dos Jogos Escolares Brasileiros. As relações do Comitê Intertribal e Ministério do Esporte referente aos Jogos dos Povos Indígenas perpassam pela lógica na organização de um evento esportivo e pelas relações interpessoais. Vale lembrar que os Jogos dos Povos Indígenas propiciaram relações intersetoriais do Ministério do Esporte com outros Ministérios. Nas relações entre os organizadores indígenas e os representantes do Ministério do Esporte há encontros/desencontros nas ações da coordenação dos Jogos dos Povos IndígenasAbstract: The purpose of this research is the study of figurations and power relationship imbricated in the indigenous peoples games. The specific purposes of this research are: to identify and to analyze the Institutions that constitute the native people games; to register the history of life of the organizers: Carlos Justino Terena and Mariano Marcos Terena, idealizers of the indigenous peoples games; to relate the influency of the Brazilian School Games in the history of life of the idealizers of the native people games; to comprehend the relations between the idealizers of the native people games and the Sport Ministry; to analyze the corporal practices in the native people games in the bias of the theories from Norbert Elias and Pierre Parlebás. The games from native people in their latest edition have shown some aspects which have become a relevant event for the Brazilian society like the representation of new ways of playing and celebrating. These games have as main feature the celebration, the meeting, the knowledge of other people and meeting with the others, so that they can be recognized by their cultural diversity. The first participation of the native young in the Brazilian School Games was a significant moment to the brothers Carlos Justino Terena and Mariano Marcos Terena who aimed the presence of native people in this competition. The first native participation in the Brazilian School Games was from the initiative to take a bowman to distinguish, that is, another way to demonstrate their corporal practices. And from this point on it starts to develop proposals for the indigenous peoples games. The used methodology in this research is qualitative. The selected sources were obtained from the law, in official documents and in the collection of the database and images entitled "Game, Celebration, Memory and Identity: Reconstruction of the creation line, implementation and diffusion of the indigenous peoples games. This research allows the interdisciplinary, through the support of the Sociology, Anthropology, Physical Education and History. This research is centralized mainly in the actions of the "Comitê Intertribal Ciência" and "Memória Indígena" and the Sport Ministry, because they are the protagonists and to establish combined relations and closer to performing the native people games. To data analyses and sources interpretations were juxtaposed documents, relation text and context. In the native people games and in the Brazilian scholar games we can find some common aspects regarding the organization and forum of debates, sportsmanship organization with the same format, as all competition way. By other side, in the native people games, the philosophy is different from the Brazilian Scholar Games. The relations in the "Comitê Intertribal" and Sports Ministry regarding the Brazilian people games pass by the logic of the organization of a sportive event and throughout personal relation. It is worth remembering that the native people games propitiated intersectional relations from the Sport Ministry with other ministries. In the relations between the native people and the Sport Ministry representatives there are ups and downs in the actions of the coordination of the native people gamesDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação Física[s.n.]Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950-Gebara, AdemirCamargo, Vera Regina ToledoKok, Maria da Gloria PortoFassheber, Ronaldo MendonçaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGruppi, Deoclecio Rocco, 1965-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf163 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619907GRUPPI, Deoclecio Rocco. Jogos dos povos indigenas: trajetórias e interlocuções = Indigenous peoples games : trajectory and interlocutions. 2013. 163 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619907. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/904771porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:55:54Zoai::904771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:55:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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