Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203 |
Resumo: | Orientador: Pedro Ganzeli |
id |
UNICAMP-30_52bee631aea778a7b193e124bc7890ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1343419 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transeMetamorphosis democratic : educational director in tranceGestão democráticaEscolas públicasProjeto político-pedagógicoDiretores escolaresRelações dialógicasDemocratic managementPublic schoolsSchool directorsPolitical-pedagogical projectDialogic relationshipsOrientador: Pedro GanzeliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 o termo Gestão Democrática, traduziu a essência do Estado[ Democrático de Direito, sendo tarefa da Educação a formação de cidadãos capazes de participar da vida em uma sociedade justa, fraterna e pluralista com o conhecimento de seus deveres e direitos, com a ação do poder público. A gestão democrática da escola pública passou a ser um desafio para o sistema de ensino, assim como para diretoras e diretores educacionais. Buscando compreender esses desafios, questionei-me: Quais os elementos-chave que alimentaram o processo de transformação do fazer político-pedagógico de uma diretora educacional na construção da gestão democrática no âmbito de uma unidade escolar da rede pública de ensino? Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos-chave que influenciaram o processo de transformação do fazer político-pedagógico de uma diretora educacional da Rede Municipal de Educação de Campinas na construção da gestão democrática e do planejamento participativo em uma unidade escolar, no período de 2012 a 2019. Utilizei a metodologia de Memorial, que se constituiu uma autobiografia, histórica e reflexiva. Os elementos-chave, foram definidos como aquelas experiências pessoais que possibilitaram um novo plano de análise da realidade escolar pela diretora educacional, proporcionando uma metamorfose profissional e pessoal, assim como um aprendizado organizacional para a gestão democrática entre os sujeitos que participavam do cotidiano escolar, especialmente, ao serem desafiados na construção de uma Escola de Educação Integral, conforme os pressupostos presentes no Projeto Piloto de Educação Integral, instituído pela secretaria municipal de educação. A análise foi organizada sob a forma de três dimensões integradas: a da Diretora Educacional com a transição de uma perspectiva tecnicista para um fazer político-pedagógico democrático; a da Formação como uma reflexão do processo instituinte da formação em contexto na unidade escolar e a formação da diretora educacional nas transformações em movimento de devenir; e a Política que tratou das relações de poder nas tomadas de decisões, compreendendo os embates e resistências como processos político-pedagógicos na construção da gestão democrática e a adoção do diálogo como fundamento e metodologia de ação e da alteridade como filosofia de trabalho na unidade escolarAbstract: Since the promulgation of the Federal Constitution of 1988, the term Democratic Management has interpreted the essence of the Democratic State of Law, with education being entrusted with the responsibility of formatting citizens capable of participating in the life full of fraternal, diverse and a fair society, with awareness of their obligations and privileges, with the action of public power. Democratic management of public schools has become a challenge for the education system, as well as for educational directors. In order to understand these challenges, I ask me: What are the crucial factors that have driven the transformation of political-pedagogical practices of an educational director in building a democratic governance within a public educational system? This research has been aimed to identify and analyze the key elements that have influenced the process of transformation in the political-pedagogical practices of an educational director from the Municipal Education Network of Campinas in the development of democratic management and of cooperative planning in a school unit, from 2012 to 2019. I have employed the memorial methodology, which has involved an autobiographical, historical, and reflective approach. The essential factors have been identified as those personal experiences that enabled the educational director to provide a new plan for analyzing the school reality, offering a professional and personal metamorphosis, as well as organizational learning for democratic management among the individuals participating in the daily school routine, particularly, when being challenged in the construction of a Full-Time Education School, according to the assumptions present in the Pilot Project of Full-Time Education, established by the municipal secretary of the education department. The analysis has been organized in the form of three integrated dimensions: that of the Educational Director with the transition from a technicist perspective to a democratic political-pedagogical approach; That of training as a reflection of the instituting process, the training in the context of the school unit and the training of the educational director in the ongoing transformative movements of becoming (devenir) ; and the Politics that have dealt with the relations of the power in making decisions, understanding conflicts and resistances as political-pedagogical processes in the construction of democratic management, and the implementation of dialogue as a foundation and methodology of action, and alterity as a philosophy of work in the school unitMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ganzeli, Pedro, 1960-Jorge, José Tadeu, 1953-Prado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960-20232023-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203NOGUEIRA, Rosane Garcia Dorazio. Metamorfose democrática: diretora educacional em transe. 2023. 1 recurso online (310 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343419porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-26T14:04:53Zoai::1343419Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-26T14:04:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe Metamorphosis democratic : educational director in trance |
title |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe |
spellingShingle |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960- Gestão democrática Escolas públicas Projeto político-pedagógico Diretores escolares Relações dialógicas Democratic management Public schools School directors Political-pedagogical project Dialogic relationships |
title_short |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe |
title_full |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe |
title_fullStr |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe |
title_full_unstemmed |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe |
title_sort |
Metamorfose democrática : diretora educacional em transe |
author |
Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960- |
author_facet |
Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ganzeli, Pedro, 1960- Jorge, José Tadeu, 1953- Prado, Guilherme do Val Toledo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Escolas públicas Projeto político-pedagógico Diretores escolares Relações dialógicas Democratic management Public schools School directors Political-pedagogical project Dialogic relationships |
topic |
Gestão democrática Escolas públicas Projeto político-pedagógico Diretores escolares Relações dialógicas Democratic management Public schools School directors Political-pedagogical project Dialogic relationships |
description |
Orientador: Pedro Ganzeli |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-05-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203 NOGUEIRA, Rosane Garcia Dorazio. Metamorfose democrática: diretora educacional em transe. 2023. 1 recurso online (310 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Rosane Garcia Dorazio. Metamorfose democrática: diretora educacional em transe. 2023. 1 recurso online (310 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189191314046976 |