Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615597 |
Resumo: | Orientador: Elisabeth Barolli |
id |
UNICAMP-30_52da9ab8dcfe8ac5c982f9a7a36c18e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::798090 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambientalApproaches of students from a pedagogy course on environmentalEducação ambientalFormação inicial do professorEnsino - ProjetosEnvironmental educationInitial teacher trainingTeaching projectOrientador: Elisabeth BarolliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visa saber como os futuros professores se relacionam com questões próprias do campo da Educação Ambiental em contextos de formação inicial, em que têm a oportunidade de planejar e implementar projetos de ensino junto a alunos do ensino fundamental. Foi estabelecido como objetivo geral a análise das relações que estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Campinas (Unicamp) estabelecem com a Educação Ambiental no âmbito de sua formação inicial, a partir dos projetos de trabalhos por eles desenvolvidos no contexto da sala de aula. Com a influência dos procedimentos da pesquisa qualitativa, este trabalho seguiu a modalidade Observador Participante (Minayo et al., 1996). A pesquisa foi realizada durante o ano de 2008, no âmbito da Faculdade de Educação da referida Universidade. Participou da pesquisa um grupo de estudantes do terceiro ano do curso de Pedagogia que tiveram a temática ambiental como foco para elaborar e desenvolver o projeto de ensino no estágio supervisionado. O processo de desenvolvimento do projeto de ensino das estudantes foi mostrado aqui com base nas transcrições das conversas mantidas durante os encontros, na memória do pesquisador e nas respostas das estudantes aos questionamentos que foram feitos a elas sobre eventos e situações ocorridos nos encontros. Com base nos elementos trazidos pelas estudantes nesse processo, criou-se um conjunto de 5 dimensões que serviram para orientar a análise: Educação Ambiental e cidadania; Demandas de formação em Educação Ambiental; Implicação com o projeto de ensino na temática ambiental; Dificuldades em se tornar educador ambiental; Reflexões e aprendizagens. O movimento de elaboração e condução do projeto na temática ambiental trouxe uma série de impasses e dificuldades para as estudantes que participaram da investigação, inclusive a respeito da formação para o magistério, que implicaram em reflexões individuais e coletivas. Com os resultados desta pesquisa, pôde-se perceber que as estudantes, ao participarem da elaboração e condução de um projeto de ensino envolvendo a temática ambiental, percorreram um caminho que lhes permitiu alcançar uma relação com a Educação Ambiental diferente daquela que manifestaram inicialmente.Abstract: This paper presents the results of a research aimed to know the relation of teachers to specific issues of the field Environmental Education in the context of initial training; they have the opportunity to plan and implement educational projects with students of elementary school. It was established as a general objective the examination of the relationships that the students of Pedagogy of Universidade de Campinas (Unicamp) to establish environmental education as part of their initial training from works projects they developed in the context of the classroom. With the influence of procedures from qualitative research, this work followed the mode Participant Observer (Minayo et al., 1996). The survey was conducted during 2008 in the Faculty of Education, Unicamp. A group of students form the third year participated in this research at the Faculty of Education who had the environmental issue as a focus for your project and to develop education in a supervised practice. The process of project development for teaching the students were told based on transcripts of conversations held during the meetings, in memory of the researcher and the students' responses to questions that were made to them about events and situations occurring in the meetings. Based on the evidence brought by the students in this process, we created a set of five dimensions that served to guide our analysis: Environmental Education and citizenship demands of training in Environmental Education; Involvement with the project of education in environmental issues, difficulties in becoming an educator of environment; Reflections and learning. The movement of preparing and conducting the project on environmental issues brought a series of problems and difficulties to the students who participated in the investigation, including the aspect about their training for teaching that resulted in individual and collective reflections. With the results of this research, we could see that the students have traveled a path that allowed them to build a relationship with the Environmental Education different from that expressed initially to participate in the preparation and conduct of an educational project involving environmental issues.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Moura, Anna Regina Lanner deDias, Valéria SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUntaler, Lindomar de Oliveira2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf82 f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615597UNTALER, Lindomar de Oliveira. Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental. 2011. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615597. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798090porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:18:15Zoai::798090Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:18:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental Approaches of students from a pedagogy course on environmental |
title |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental |
spellingShingle |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental Untaler, Lindomar de Oliveira Educação ambiental Formação inicial do professor Ensino - Projetos Environmental education Initial teacher training Teaching project |
title_short |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental |
title_full |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental |
title_fullStr |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental |
title_full_unstemmed |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental |
title_sort |
Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental |
author |
Untaler, Lindomar de Oliveira |
author_facet |
Untaler, Lindomar de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barolli, Elisabeth, 1953- Moura, Anna Regina Lanner de Dias, Valéria Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Untaler, Lindomar de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Formação inicial do professor Ensino - Projetos Environmental education Initial teacher training Teaching project |
topic |
Educação ambiental Formação inicial do professor Ensino - Projetos Environmental education Initial teacher training Teaching project |
description |
Orientador: Elisabeth Barolli |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615597 UNTALER, Lindomar de Oliveira. Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental. 2011. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615597. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615597 |
identifier_str_mv |
UNTALER, Lindomar de Oliveira. Aproximações de estudantes de um curso de pedagogia com a temática ambiental. 2011. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615597. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 82 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189056097026048 |