ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deffaci, Kátia Salib, 1980-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641858
Resumo: Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernández
id UNICAMP-30_53cf89d64ce929af01a0b67cb88c9b44
oai_identifier_str oai::1166184
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dançaSPIRAL : somatic education and early childhood in dance teaching majorDançaEducação infantilEducação somáticaFormação de professoresDanceEarly childhood educationSomatic educationTeacher trainingOrientador: Márcia Maria Strazzacappa HernándezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese investiga a formação de professoras e professores nos entrelugares da Licenciatura em Dança e da Educação Infantil. Entende como ponto de partida o descentramento do adulto e o acesso da criança à arte e à educação como direitos de cidadania. Na perspectiva de um professor artista em uma abordagem somática da dança, questiona quais sínteses podem ampliar a formação de licenciadas e licenciados em Dança na prática de um Projeto de Extensão em uma escola pública de Educação Infantil, com turmas de quatro a cinco/seis anos de idade. A metodologia ampara-se na Prática como Pesquisa / Practice as Research (PaR) aliada à narrativa como pesquisa. Nos entrelugares, a tese defende um encontro através da espiral. De movimento concêntrica e excêntrica, a espiral propõe a criança em seu centro. Partindo da criança e voltando à criança, em movimento contínuo dançam as contribuições da educação somática na dança; as especificidades da Educação Infantil; e a prática e a experiência em dança com as crianças na formação de professores. A espiral valoriza a escuta e a observação, a inteireza com as crianças na dança e a roda como encontro de troca tanto entre professores artistas em formação quanto como na prática com as crianças. Conclui que a efetivação da arte e da dança como direito das crianças na Educação Infantil demanda uma Licenciatura em Dança transversalmente preocupada com a criança em todo seu currículo, e que o movimento da espiral promove que Licenciatura em Dança cada vez mais percorra a trilha, saindo sua sala de aula, até encontrar a escola de Educação Infantil para compartilhar experiências em dança na vida de crianças, professores artistas e comunidade escolarAbstract: This thesis researches the training of teachers in between the Degree in Dance and Early Childhood Education. It takes as its starting point the decentralization from the adult so that the child is at the centre, and the child's access to art and education are citizenship rights. From the perspective of an artist-teacher practising a somatic approach to dance, it asks what syntheses can expand the training and performance of graduates in Dance in the practice of an Extension Project in an early childhood public school, with groups of four to five / six years old. The methodology is supported by Practice as Research (PaR) combined with narrative inquiry. In between places, the thesis defends an encounter through the spiral. Concentrically and eccentrically, the spiral proposes the child at its centre. The child is the departing and returning point. Early Childhood Education specificities dance in continuous movement with the contributions of somatic education in dance; dance practices and experience with children in teacher training. The spiral values listening and observation, wholeness with the children in the dance. Also, spiral encourages to be in circle as the exchange meeting both between artist-teachers in training and practice with the children. Finally, this thesis concludes that art and dance as rights of children in Early Childhood Education requires transversally concerned with the child throughout Dance Undergraduate curriculum. The spiral movement promotes that Degree in Dance increasingly travels the trail, leaving its own classroom, until it finds the Early Childhood Education school to share experiences in dance in the lives of children, teachers and the school communityDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Vilela, Lilian FreitasFochi, Paulo SergioVitiello, Julia ZivianiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDeffaci, Kátia Salib, 1980-20212021-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641858DEFFACI, Kátia Salib. ESPIRAL: educação somática e primeira infância na licenciatura em dança. 2021. 1 recurso online (119 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641858. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166184Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T15:44:44Zoai::1166184Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-22T15:44:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
SPIRAL : somatic education and early childhood in dance teaching major
title ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
spellingShingle ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
Deffaci, Kátia Salib, 1980-
Dança
Educação infantil
Educação somática
Formação de professores
Dance
Early childhood education
Somatic education
Teacher training
title_short ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
title_full ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
title_fullStr ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
title_full_unstemmed ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
title_sort ESPIRAL : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
author Deffaci, Kátia Salib, 1980-
author_facet Deffaci, Kátia Salib, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Vilela, Lilian Freitas
Fochi, Paulo Sergio
Vitiello, Julia Ziviani
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Deffaci, Kátia Salib, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação infantil
Educação somática
Formação de professores
Dance
Early childhood education
Somatic education
Teacher training
topic Dança
Educação infantil
Educação somática
Formação de professores
Dance
Early childhood education
Somatic education
Teacher training
description Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernández
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641858
DEFFACI, Kátia Salib. ESPIRAL: educação somática e primeira infância na licenciatura em dança. 2021. 1 recurso online (119 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641858. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641858
identifier_str_mv DEFFACI, Kátia Salib. ESPIRAL: educação somática e primeira infância na licenciatura em dança. 2021. 1 recurso online (119 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641858. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166184
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189175275028480