Os projetos pedagogicos no processo de reconfiguração curricular da educação superior no Brasil : o caso da UNIOESTE/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599237
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
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spelling Os projetos pedagogicos no processo de reconfiguração curricular da educação superior no Brasil : o caso da UNIOESTE/PRProjeto pedagógicoEnsino superiorDiretrizes curricularesFlexibilidade curricularPedagogical projectCollege educationCurricular guidelinesCurricular flexibilityOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo trata da intencionalidade das propostas contidas nos projetos pedagógicos de alguns cursos de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, elaborados a partir do estabelecimento de suas respectivas diretrizes curricu1ares. Define-se como uma pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia, indicados para o estudo de um fenômeno situado. A. partir das descrições obtidas da análise dos projetos pedagógicos, procedeu-se a uma reflexão para compreender e não para explicar o fenômeno. O referencial para esta compreensão foi o cenário político institucional que contextualiza a educação superior na atualidade. Os sentidos produzidos dizem respeito à formação profissional postulada na universidade e a outras questões que gravitam em tomo desta e podem servir para engrandecê-la ou reduzi-Ia, para promover mudanças ou excluir sujeitos do mundo social e do trabalhoDa reflexão sobre os dados, evidenciaram-se cinco itens que estão na dinâmica do fazer pedagógico universitário e que devem ser repensados pelos próprios sujeitos, que o fazem: 1) a universidade como um mundo-vida dos alunos e professores; 2) a formação profissional na universidade. e a importância da cultura humanista;.3) flexibilidade curricu1ar possível contradição ou resistência?; 4) interdisciplinaridade, presença e ausência nos projetos pedagógicos; 5) educação continuada, do apelo mundial à indiferença nos projetos pedagógicosAbstract: This study deals with the intentionality of a number of college courses pedagogical projects propositions, at Universidade Estadual do Oeste do Paraná elaborated on the grounds of its respective curricular guidelines. This study is defined as a qualitative research based on phenomenology presuppositions, which is appropeated for studing a situated phenomenon. From the descriptions obtained by the pedagogical projects ana1ysis, it was carried out a reflective proceedings aiming to understand, the phenomenon not to explain it. The referential for this comprehension was the institutional political scenery that contextualizes college education today. The produced meanings refer to professional formation as postulated by University and questions around it that may enlarge or reduce formation, and can promote changes or exc1udes subjets from social labor world. The reflection of the data emerged five topics which are in the college pedagogica1 dynamic5 and that must be rethought by the college body: 1) university as a students and teachers world-life; 2) professional formation at university and importance of humanist culture;3) curricular flexibility, contradiction or resistance?; 4) interdisciplinarity, its presence or absence in peda.gogica1 projects; 5) continuing education, from the global appea1 to the pedagogical projects indifferenceDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBastos, Carmen Celia Barradas Correia20042004-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf150 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599237BASTOS, Carmen Celia Barradas Correia. Os projetos pedagogicos no processo de reconfiguração curricular da educação superior no Brasil: o caso da UNIOESTE/PR. 2004. 150 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599237. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/331586porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T10:52:55Zoai::331586Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T10:52:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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