Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219 |
Resumo: | Orientador: Archimedes Perez Filho |
id |
UNICAMP-30_55e615eef4c47da4f70a98fb353334f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::222405 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundoGeografia (Primeiro grau) - Estudo e ensinoOrientador: Archimedes Perez FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Este trabalho teve por objetivo discutir o ensino de Geografia para as primeiras séries do Ensino Fundamental (l_ a 4_ séries) no que se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (sócio - interacionismo) e geográfica (Geografia Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de encontro de lógicas locais e globais, longínquas e próximas. A partir das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim, relações com outras escalas e temposAbstract: Regarding geographic space as a whole unit, due to the globalization frame that is not seen as linear and independent, that is to say, the house, the street, the block, the neighbourhood, the city, the state, the country, the continent and last1y the world, this study aimed at discussing Geography teaching to elementary students. Several activities were carried out based on the action research methodology and teaching theories (socio-interacionism and critical Geography). The concrete experience or the place, which is the blend of local, global, distant and dose logics, should be the starting point for the early grades. The activities revealed that children could understand that the place they live goes beyond egocentric explanations, allowing relationship with other scales and timeMestradoEducação Aplicada as GeociênciasMestre em Geociências[s.n.]Perez Filho, Archimedes, 1947-Callai, Helena C.Compiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStraforini, Rafael, 1973-20012001-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf155p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222405porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:28:46Zoai::222405Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:28:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo |
title |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo |
spellingShingle |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo Straforini, Rafael, 1973- Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino |
title_short |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo |
title_full |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo |
title_fullStr |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo |
title_full_unstemmed |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo |
title_sort |
Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo |
author |
Straforini, Rafael, 1973- |
author_facet |
Straforini, Rafael, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perez Filho, Archimedes, 1947- Callai, Helena C. Compiani, Mauricio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Straforini, Rafael, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino |
topic |
Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Archimedes Perez Filho |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-10-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219 STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 155p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188859597029376 |