Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straforini, Rafael, 1973-
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219
Resumo: Orientador: Archimedes Perez Filho
id UNICAMP-30_55e615eef4c47da4f70a98fb353334f4
oai_identifier_str oai::222405
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundoGeografia (Primeiro grau) - Estudo e ensinoOrientador: Archimedes Perez FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Este trabalho teve por objetivo discutir o ensino de Geografia para as primeiras séries do Ensino Fundamental (l_ a 4_ séries) no que se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (sócio - interacionismo) e geográfica (Geografia Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de encontro de lógicas locais e globais, longínquas e próximas. A partir das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim, relações com outras escalas e temposAbstract: Regarding geographic space as a whole unit, due to the globalization frame that is not seen as linear and independent, that is to say, the house, the street, the block, the neighbourhood, the city, the state, the country, the continent and last1y the world, this study aimed at discussing Geography teaching to elementary students. Several activities were carried out based on the action research methodology and teaching theories (socio-interacionism and critical Geography). The concrete experience or the place, which is the blend of local, global, distant and dose logics, should be the starting point for the early grades. The activities revealed that children could understand that the place they live goes beyond egocentric explanations, allowing relationship with other scales and timeMestradoEducação Aplicada as GeociênciasMestre em Geociências[s.n.]Perez Filho, Archimedes, 1947-Callai, Helena C.Compiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStraforini, Rafael, 1973-20012001-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf155p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222405porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:28:46Zoai::222405Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:28:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
title Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
spellingShingle Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
Straforini, Rafael, 1973-
Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino
title_short Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
title_full Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
title_fullStr Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
title_full_unstemmed Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
title_sort Ensinar geografia nas series iniciais : o desafio da totalidade mundo
author Straforini, Rafael, 1973-
author_facet Straforini, Rafael, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez Filho, Archimedes, 1947-
Callai, Helena C.
Compiani, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Straforini, Rafael, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino
topic Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino
description Orientador: Archimedes Perez Filho
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-10-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
155p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188859597029376