Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Radaelli da
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588477
Resumo: Orientadores: Mariley Simões Floria Gouveia, Helena Copetti Callai
id UNICAMP-30_6eb2f2396975cb57121173f98344541b
oai_identifier_str oai::186004
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinarEnsino de primeiro grauGeografia (Primeiro grau) - Estudo e ensinoEstudos sociais (Primeiro grau) - Estudo e ensinoOrientadores: Mariley Simões Floria Gouveia, Helena Copetti CallaiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Este trabalho resulta de um olhar sobre a escola, referendado pela experiência na escola, tomado na perspectiva da intervenção sobre a escola. Atendendo aos procedimentos de uma pesquisa qualitativa e às referências teóricas da educação e da geografia, foi interpretado o trabalho pedagógico dos professores com base nas informações que prestavam e nos seus posicionamentos, nas suas propostas de planejamento e atuação em sala de aula, que toma uma dimensão de maior significância pela reação que provoca nos alunos, os sujeitos coadjuvantes da pesquisa, cujo objetivo precípuo foi o de responder ao problema: quais as características do trabalho pedagógico nos componentes curriculares de Estudos Sociais e/ou Geografia e que fatores presentes neste trabalho evidenciam a ruptura no processo ensino-aprendizagem entre a 4a e a sa série do ensino fundamental? Para respondê-lo, foram consideradas as formas de organização do trabalho pedagógico que é desenvolvido em cada uma das séries a partir das intenções expressas em seus planejamentos, mas, especialmente, a partir dos aspectos observados no cotidiano das ações em sala de aula e que foram considerados no sentido de sua relevância para indicar os que se constituem em promotores da ruptura. Um ¿aspecto presente neste trabalho é o da reflexão mediada pela memória, com o objetivo de demarcar os horizontes teóricos do trabalho, clarificando as concepções de educação e de geografia, um cotejamento necessário para conceituar o trabalho pedagógico que se procurou caracterizar a partir da relação entre a categoria conhecimento - o saber dó professor - e a categoria pedagógica o fazer do professor -, tendo como pano de fundo uma terceira categoria, a contextual - as intervenções e relações do poder no cotidiano do professor. Para analisá-las, caracterizaram-se os cenários da pesquisa e consideraram-se os seus personagens, professores e alunos, conduzindo a uma descrição contextualizada das escolas na área em que se situam. Além dos lugares e de suas históri_, foram identificados os sujeitos e as formas como se inserem no contexto situacional. É um trabalho que procurou privilegiar a idéia de que há um caminho possível para superar as descontinuidades e que está situado no âmbito¿. da própria escola, a qual deve partilhar decisões e ações, administrativas e pedagógicas, na construção de um projeto integrador que concretize a continuidade como um processo da I a à ga série, um projeto que abra espaço para intercambiar o saber e o fazer em cada uma e entre cada uma das séries, um projeto que exige solidariedade, ao qual se busca aderirMestradoEducação Aplicada as GeociênciasMestre em Geociências[s.n.]Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021Callai, Helena C. (Helena Copetti)Negrão, Oscar Braz MendonzaGalzerani, Maria Carolina BovérioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Ana Maria Radaelli da19991999-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf174 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588477SILVA, Ana Maria Radaelli da. Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie: polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar. 1999. 174 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588477. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186004porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-12T11:16:54Zoai::186004Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-12T11:16:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
title Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
spellingShingle Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
Silva, Ana Maria Radaelli da
Ensino de primeiro grau
Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Estudos sociais (Primeiro grau) - Estudo e ensino
title_short Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
title_full Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
title_fullStr Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
title_full_unstemmed Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
title_sort Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie : polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar
author Silva, Ana Maria Radaelli da
author_facet Silva, Ana Maria Radaelli da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021
Callai, Helena C. (Helena Copetti)
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Radaelli da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de primeiro grau
Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Estudos sociais (Primeiro grau) - Estudo e ensino
topic Ensino de primeiro grau
Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Estudos sociais (Primeiro grau) - Estudo e ensino
description Orientadores: Mariley Simões Floria Gouveia, Helena Copetti Callai
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588477
SILVA, Ana Maria Radaelli da. Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie: polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar. 1999. 174 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588477. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588477
identifier_str_mv SILVA, Ana Maria Radaelli da. Dos Estudos Sociais da 4ª serie a Geografia da 5ª serie: polemizando sobre descontinuidades a partir da vivencia de ensinar a vivencia de ensinar a ensinar. 1999. 174 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588477. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
174 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138346788716544