Dificuldades e enfrentamentos de professores iniciantes de matemática egressos da Universidade do Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Emerson Batista Ferreira, 1979-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11980
Resumo: Orientador: Dario Fiorentini
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spelling Dificuldades e enfrentamentos de professores iniciantes de matemática egressos da Universidade do Estado de Minas GeraisDifficulties and confrontations of beginner mathematics teachers from the State University of Minas GeraisDificuldades no ensinoConfrontos pedagógicosResiliência (Traço da personalidade)Prática pedagógicaMatemática - Formação de professoresTeaching difficultiesPedagogical confrontationsResilience (Personality trait)Pedagogical practiceMathematics teachers - Training ofOrientador: Dario FiorentiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Neste projeto de pesquisa de mestrado, investiga-se as dificuldades e /enfrentamentos/estratégias evidenciados na prática pedagógica de professores iniciantes em matemática. Objetiva-se compreender e caracterizar as dificuldades e o modo como elas vêm sendo enfrentadas e superadas pelos professores iniciantes egressos em um curso de matemática e suas práticas pedagógicas na Educação Básica. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa e método procedimental do tipo estudo de múltiplos casos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram, na primeira fase, questionários com perguntas fechadas e abertas, envolvendo dezessete egressos do curso, no período de 2018 a 2021, e, na segunda fase, entrevistas semiestruturadas no formato on-line, dadas as condições impostas pela pandemia, com dois professores de matemática da rede pública do estado de Minas Gerais. O questionário auxiliou na aproximação do objeto de estudo e na seleção de dois professores para estudo aprofundado dos casos na segunda fase, quando se obteve percepções e informações dos sujeitos sobre as suas dificuldades e o modo como as enfrentam no início da carreira docente. Na primeira fase, a análise de dados ocorreu mediante organização quantitativa em quadros e gráficos das respostas obtidas de perguntas fechadas e identificação de categorias emergentes para tratamento analítico e interpretativo dos dados obtidos das perguntas abertas. Na segunda fase, foi realizada uma análise narrativa de conteúdo da trajetória de inserção à docência de cada sujeito da pesquisa, por entender que as histórias, a partir das falas dos professores iniciantes, revelaram enfrentamentos das dificuldades e os indícios de como superá-las na prática profissional. Nesse sentido, para o processo analítico, foram identificadas duas categorias emergentes ou unidades de significado, sendo elas: (1) realidade da prática escolar projetada ou imaginada na formação durante a licenciatura e a realidade profissional encontrada e enfrentada pelos professores iniciantes durante os primeiros anos da docência na escola; e (2) a prática matemática necessária aos professores iniciantes para o enfrentamento e superação das dificuldades no início da carreira. Os resultados do estudo indicam que a transição de estudante para professor iniciante é marcada por dois aspectos: de um lado, por uma professora que, mesmo diante do "choque de realidade" apontado pela literatura, busca superar os desafios da sala de aula mobilizando saberes relevantes aos seus alunos durante a prática de ensinar e aprender matemática, ainda que tenha evidenciado a indisciplina e a desmotivação como fatores de interferência no aprendizado; do outro, um professor crente de que o problema da indisciplina e da desmotivação dos alunos com suas aulas de matemática está atrelado à falta de conhecimento de uma matemática mais acadêmica e cientifica, tendo em vista a sua procura pelo mestrado profissional em matemática. Essa busca apenas naturaliza as práticas vigentes típicas da tradição pedagógica e do paradigma do exercício, comum a maioria das licenciaturas em matemática, especialmente da UEMG/Passos, deixando claro um movimento de não superação dos enfrentamentos na sua prática docente. Esta pesquisa aponta para a necessidade de as licenciaturas em matemática repensarem a formação inicial e continuada com iniciativas que promovam aproximações entre as realidades idealizadas na formação inicial e aquelas que efetivamente os iniciantes enfrentam na prática profissional; e, finalmente, oportunizar aos futuros professores ou àqueles em pleno exercício da profissão a participação em grupos ou comunidades colaborativas como forma de superar as dificuldades originárias da prática docenteAbstract: In this master's research project, we investigated the difficulties and /confrontations/strategies evidenced in the pedagogical practice of beginning mathematics teachers. The objective is to understand and characterize the difficulties and the way in which they have been faced and overcome by beginning teachers who graduated from a Mathematics course and their pedagogical practices in Basic Education. The methodology used follows a qualitative approach and procedural method of the multiple case study type. The instruments used for data collection were, in the first phase, questionnaires with closed and open questions, involving seventeen graduates from the course from 2018 to 2021, and, in the second phase, semi-structured interviews in the online format, given the conditions imposed by the pandemic, with two mathematics teachers from public schools in the state of Minas Gerais. The questionnaire helped in approaching the object of study and in the selection of two professors for the in-depth study of the cases, in the second phase, when perceptions of information were obtained from the subjects about their difficulties and the way they face them at the beginning of their teaching career. Data analysis was sought, in the first phase, through quantitative organization in charts and graphs of the answers obtained from closed questions and identification of emerging categories for analytical and interpretative treatment of data obtained from open questions. In the second, a narrative analysis of the content of the trajectory of insertion into teaching of each subject of the research was performed, understanding that the stories, based on the speeches of beginning teachers, revealed coping with difficulties and indications of how to overcome them in practice. professional. In this sense, for the analytical process, two emerging categories or units of meaning were identified, among them: (1) Reality of school practice designed or imagined in training during the degree and the professional reality encountered and faced by beginning teachers during the first years of teaching at school and (2) the mathematical practice necessary for beginning teachers to face and overcome difficulties at the beginning of their careers. The results of the study indicate that the transition from student to beginning teacher is marked by two aspects: on the one hand, by a teacher who, even in the face of the "reality shock" pointed out in the literature, seeks to overcome the challenges of the classroom by mobilizing knowledge relevant to his students during the practice of teaching and learning mathematics, even though he has shown indiscipline and lack of motivation as a factor that interferes with learning. On the other hand, a teacher believes that the problem of indiscipline and students' lack of motivation in their mathematics classes are linked to a lack of knowledge of more academic and scientific mathematics, in view of their search for a professional master's degree in mathematics. This search only naturalizes the current practices typical of the pedagogical tradition and the paradigm of exercise, common to most undergraduate courses in mathematics, especially at UEMG/Passos, making clear a movement of not overcoming confrontations in their teaching practice. This research points to mathematics degree courses rethinking initial and continuing education with initiatives that promote approximations between the idealized realities in initial training and those that beginners effectively face in professional practice. And finally, to provide opportunities for future teachers or those in the full exercise of their profession to participate in collaborative groups or communities as a way of overcoming difficulties arising from teaching practiceMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Neves, Regina da Silva PinaGama, Renata PrenstteterUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMota, Emerson Batista Ferreira, 1979-20232023-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (211 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11980MOTA, Emerson Batista Ferreira. Dificuldades e enfrentamentos de professores iniciantes de matemática egressos da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2023. 1 recurso online (211 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11980. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346087Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T09:42:02Zoai::1346087Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-29T09:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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