Analise do efeito da urbanização nas cheias urbanas : monitoramento de bacias experimentais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598161 |
Resumo: | Orientador : Abel Maia Genovez |
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Analise do efeito da urbanização nas cheias urbanas : monitoramento de bacias experimentaisDrenagemHidrologia urbanaInundaçõesBacias hidrográficasEscoamentoOrientador : Abel Maia GenovezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia CivilResumo: o processo de urbanização provoca profundas modificações na bacia hidrográfica e principalmente nas características das enchentes. Isso OCOITe devido~ principalmente, as modificações do uso do solo, pelo desenvolvimento urbano. Avaliar e quantificar os efeitos da urbanização, nos hidrogramas de enchentes, passa a ser uma tarefa de elevada importância no desenvolvimento dos projetos de micro e macro drenagem. A5 dificuldades enfrentadas pelos projetistas são maximizadas, devido a ausência de dados reais. o estudo, em questão, visa o monitoramento de duas bacias hidrográficas, com alto grau de urbanização, e a obtenção sistemática de dados de vazão e precipitação.Para tanto, as duas bacias foram instrumentadas com dois postos fluviométticos e três pluviógrafos. Determinou-se a distribuição temporal das precipitações para Campinas utilizando-se a metodologia de Huff, aplicada para série de 20 anos de dados de precipitação. Foram determinados experimentalmente ainda, o coeficiente de escoamento superficial e o número da curva do escoamento superficial (Curve Number), para três sub bacias com diferentes tipos de uso do solo; sendo residencial de alto padrão, residencial popular e comercial. Com base nos dados obtidos para as sub bacias e as áreas das bacias hidrográficas das duas bacias em estudo, foi detenninado o coeficiente de escoamento superficial e o número da curva do escoamento superficial das mesmas Foram medidas as vazões, a declividade logitudinal e a altura d'água do escoamento em smjetas com diferentes declividades. Com estes dados~ além dos dados geométricos da seção transversal das ruas, foi detenninado o coeficiente de rugosidade de Manning, Foi estabelecida ainda, uma relação entre a densidade popuJacionaJ e áreas urbanizadas para os diversos tipos de ocupação do solo. Foi feita uma descrição da problemática que envolve o processo de medição das velocidades nos córregos urbanos e a obtenção das curvas chave dos postos fluviométricos. Finalizando, os dados levantados. foram introduzidos no modelo ABC4. o qual utilizou a metodologia do Soil Conservation Service. Foram gerados hidrogramas de cheias para detenninadas precipitações. Os hidrogramas calculados foram comparados com os hidrogramas observados. Com a detenninação experimental de alguns parâmetros que são utilizados nos projetos de drenagem wbana, procurou-se fazer uma análise destes parâmetros, comparando os valores de campo com os obtidos na bibliografia. Pretendeu-se com isso, fazer uma contribuição ao desenvolvimento de um critério de projeto, que permita minorar os impactos das cheias urbanasAbstract: The urbanization process provokes deep modífications in the watersheds and mainly in the characteristics of the flood, these happen because the land-surface modifications for the urban development To evaluate and to quantify the effects of the urbanization, in the hydrograph ftom streamflow, it is most important in the development of the projects of drainage. Many difficulties are faced by planners because real data don't exist. The study seeks the check of two urban watersheds, with high degree of urbanization and the systematic obtaining data offlood and precipitation. So the two basins were orchestrated with two stage recorder and three rainfal) gages. The temporary distribution of the precipitation was determined for the basins in study and it was used the methodology of Huff, that it was applied for 20 years of data recorded. The runoff coefficient and the curve number were detennined for three small basins with different types of land-surface: residential of high pattem, ordinary residential and commercial. The flood, the surface slope and the tlow deep of water were measured in gutter with different slopes. With these da besides the geometric data of the traverse section of the streets, the Ma.mllng' s coefficient was detennined. It was still established an relationship between the population density and land surface, for the several types of land-surface. It was made a description of the problem that involves the process of measure of the speeds of water in the urban stream. Finally the obtained data was introduced in the model ABC4, w:ich used the methodology to develop of Soil Conservation Service, hydrographs of stteamflow were generated for determined precipitation. The obtained hydrograph was compared with tbe data of runoff With the experimental determination of some parameters that they are used in the projects of urban drainage, and tried to do an analysis of these parameters. comparing the fields values with those obtained them ín the bibliography. 1t was intended with that, to do a contribution to the development os project approach. that allows to [essen the urban impacts of the flowstreamsDoutoradoRecursos HídricosDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Genovez, Abel Maia, 1953-Teixeira Filho, JoséBrighetti, GiorgioCoiado, Evaldo MirandaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVicentini, Telma Aparecida20002000-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf177p.. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598161VICENTINI, Telma Aparecida. Analise do efeito da urbanização nas cheias urbanas: monitoramento de bacias experimentais. 2000. 177p.. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598161. 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