Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580 |
Resumo: | Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça |
id |
UNICAMP-30_565d14d4349493a6b1208b1a04166861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1095228 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)Resignifications to write teaching in high school: teaching practices in a technical school in Campinas (SP)EscritaLetramentoPrática docenteEnsino técnicoWritingLiteracyTeaching practiceProfessional EducationOrientador: Márcia Rodrigues de Souza MendonçaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho, desenvolvido em nível de mestrado, insere-se na área de Linguística Aplicada, mais especificamente no campo de estudo de ensino-aprendizagem de línguas, e busca compreender como o ensino de escrita se organiza na disciplina relacionada ao ensino de língua portuguesa de cursos técnicos de nível médio, a partir das práticas de letramento privilegiadas. Nessa perspectiva, esta pesquisa fundamenta-se, prioritariamente, na teoria dos novos estudos do letramento (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000), da escrita como prática de linguagem (GERALDI, 1984), e também nos conceitos de gênero e esfera de Bakhtin (2003 [1979]). A coleta de dados ocorreu em uma escola técnica do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Campinas, SP, entre agosto e dezembro de 2017, e teve como foco as aulas responsáveis pelo trabalho com a língua portuguesa do curso de mecânica integrado ao ensino médio, bem como do curso de mecânica modular. Recorremos à observação do campo de pesquisa e à tomada de notas, além da realização de entrevistas com alunos, professores e coordenação. Ademais, nossa pesquisa baseou-se na análise de documentos e diretrizes curriculares, assim como de dispositivos didáticos utilizados em aula. Nessa perspectiva, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, pois utilizou de ferramentas que exigem uma análise de base interpretativista por parte do pesquisador, e define-se como um estudo de caso (STARK & TORRANCE, 2005; ANDRÉ, 2012), cuja metodologia de coleta foi a observação participante (JONES & SOMEKH, 2005), com a adoção de uma postura etnográfica. Após organização dos dados a partir da descrição dos eventos de letramento (BARTON & HAMILTON, 2000) ocorridos nas aulas de língua portuguesa, identificamos três práticas de escrita que, pelo interesse dos alunos e abordagem do professor, tiveram destaque e foram escolhidas para análise ¿ a prática de redação escolar, a de TCC e as do mundo do trabalho-, a qual foi orientada por três categorias de análise: natureza das atividades realizadas, ou seja, o que o professor realiza, como ele desenvolve o trabalho com a escrita; objetos de ensino mobilizados, isso é, quais os conteúdos que se tornaram foco de ensino; e materiais didáticos utilizados, qual seja, os instrumentos didáticos a que o professor recorreu. Os resultados apontaram para uma mescla entre diferentes concepções de escrita por parte do docente a depender da prática de escrita a ser trabalhada, estando ora mais próximo de uma visão desta como processo, ora de um produto acabado, o que evidencia um professor em busca da consolidação de seu trabalho de mediador da aprendizagem de escrita dos seus alunos em curso técnicoAbstract: The present work was developed in a Master¿s degree level, it is in the field of Applied Linguistics, related specifically to the study of language teaching and learning. It aims to understand how the writing teaching organizes itself in the discipline related to the Portuguese language teaching in the technical courses in high school based on privileged practices of literacy. In this term, this research is based first and foremost on the theory of the New Literacy Studies (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000), in the writing as a language practice (GERALDI, 1984), and also in the concept of genre e sphere de Bakhtin (2003 [1979]). The gathering of data occurred in a Centro Paula Souza technical school, located in the city of Campinas ¿ SP, in the period between August to December in the year of 2017, the focus was in the classes where the Portuguese language was taught in the Professional/Secondary School, as well as modular mechanics. We observed the field of research and we took some notes, we also had interviews with the teachers, students and coordinators. Moreover, our research is based on the analysis of documents together with curricular guidelines and also in teaching mechanisms used in class. In this perspective, this study has a characteristic of a qualitative research because it has used tools that demand an interpretational base on the part of the researcher and defines itself as a case study (STARK & TORRANCE, 2005; ANDRÉ, 2012), whose the collecting methodology was the participant observation (JONES & SOMEKH, 2005), with the adoption of an ethnographic posture. After organizing the data based on the description of the literacy events (BARTON & HAMILTON, 2000) occurred in the Portuguese classes, we have identified three writing practices that, by student¿s interest and teacher¿s approach, were highlight and were chosen for the analysis ¿ the school essay writing; Course Conclusion Paper and the ones related to the work environment, which was oriented by three analysis categories: the nature of the realized activities, in other words, what the teacher does, how the task is developed by the teacher; mobilized teaching objects, that means what contents became the teaching focus; and didactic material used, which can be the didactic instruments that the teacher has used. The results pointed to a mix of different writing conceptions on the part of the teacher depending on the writing practice that will be used, sometimes it is closer to a process, and sometimes something that is finished, that shows a teacher looking for the consolidation of the work as an writing learning mediator of his student in the Professional EducationMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística AplicadaCAPES0[s.n.]Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-Fiad, Raquel SalekBatista Júnior, José Ribamar LopesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Natália Franzoni de, 1995-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP). 2019. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095228Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T13:41:09Zoai::1095228Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-25T13:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) Resignifications to write teaching in high school: teaching practices in a technical school in Campinas (SP) |
title |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) |
spellingShingle |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) Oliveira, Natália Franzoni de, 1995- Escrita Letramento Prática docente Ensino técnico Writing Literacy Teaching practice Professional Education |
title_short |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) |
title_full |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) |
title_fullStr |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) |
title_full_unstemmed |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) |
title_sort |
Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP) |
author |
Oliveira, Natália Franzoni de, 1995- |
author_facet |
Oliveira, Natália Franzoni de, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968- Fiad, Raquel Salek Batista Júnior, José Ribamar Lopes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Natália Franzoni de, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Letramento Prática docente Ensino técnico Writing Literacy Teaching practice Professional Education |
topic |
Escrita Letramento Prática docente Ensino técnico Writing Literacy Teaching practice Professional Education |
description |
Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-08-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580 OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP). 2019. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP). 2019. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095228 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189152418168832 |