Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Franzoni de, 1995-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580
Resumo: Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
id UNICAMP-30_565d14d4349493a6b1208b1a04166861
oai_identifier_str oai::1095228
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)Resignifications to write teaching in high school: teaching practices in a technical school in Campinas (SP)EscritaLetramentoPrática docenteEnsino técnicoWritingLiteracyTeaching practiceProfessional EducationOrientador: Márcia Rodrigues de Souza MendonçaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho, desenvolvido em nível de mestrado, insere-se na área de Linguística Aplicada, mais especificamente no campo de estudo de ensino-aprendizagem de línguas, e busca compreender como o ensino de escrita se organiza na disciplina relacionada ao ensino de língua portuguesa de cursos técnicos de nível médio, a partir das práticas de letramento privilegiadas. Nessa perspectiva, esta pesquisa fundamenta-se, prioritariamente, na teoria dos novos estudos do letramento (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000), da escrita como prática de linguagem (GERALDI, 1984), e também nos conceitos de gênero e esfera de Bakhtin (2003 [1979]). A coleta de dados ocorreu em uma escola técnica do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Campinas, SP, entre agosto e dezembro de 2017, e teve como foco as aulas responsáveis pelo trabalho com a língua portuguesa do curso de mecânica integrado ao ensino médio, bem como do curso de mecânica modular. Recorremos à observação do campo de pesquisa e à tomada de notas, além da realização de entrevistas com alunos, professores e coordenação. Ademais, nossa pesquisa baseou-se na análise de documentos e diretrizes curriculares, assim como de dispositivos didáticos utilizados em aula. Nessa perspectiva, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, pois utilizou de ferramentas que exigem uma análise de base interpretativista por parte do pesquisador, e define-se como um estudo de caso (STARK & TORRANCE, 2005; ANDRÉ, 2012), cuja metodologia de coleta foi a observação participante (JONES & SOMEKH, 2005), com a adoção de uma postura etnográfica. Após organização dos dados a partir da descrição dos eventos de letramento (BARTON & HAMILTON, 2000) ocorridos nas aulas de língua portuguesa, identificamos três práticas de escrita que, pelo interesse dos alunos e abordagem do professor, tiveram destaque e foram escolhidas para análise ¿ a prática de redação escolar, a de TCC e as do mundo do trabalho-, a qual foi orientada por três categorias de análise: natureza das atividades realizadas, ou seja, o que o professor realiza, como ele desenvolve o trabalho com a escrita; objetos de ensino mobilizados, isso é, quais os conteúdos que se tornaram foco de ensino; e materiais didáticos utilizados, qual seja, os instrumentos didáticos a que o professor recorreu. Os resultados apontaram para uma mescla entre diferentes concepções de escrita por parte do docente a depender da prática de escrita a ser trabalhada, estando ora mais próximo de uma visão desta como processo, ora de um produto acabado, o que evidencia um professor em busca da consolidação de seu trabalho de mediador da aprendizagem de escrita dos seus alunos em curso técnicoAbstract: The present work was developed in a Master¿s degree level, it is in the field of Applied Linguistics, related specifically to the study of language teaching and learning. It aims to understand how the writing teaching organizes itself in the discipline related to the Portuguese language teaching in the technical courses in high school based on privileged practices of literacy. In this term, this research is based first and foremost on the theory of the New Literacy Studies (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000), in the writing as a language practice (GERALDI, 1984), and also in the concept of genre e sphere de Bakhtin (2003 [1979]). The gathering of data occurred in a Centro Paula Souza technical school, located in the city of Campinas ¿ SP, in the period between August to December in the year of 2017, the focus was in the classes where the Portuguese language was taught in the Professional/Secondary School, as well as modular mechanics. We observed the field of research and we took some notes, we also had interviews with the teachers, students and coordinators. Moreover, our research is based on the analysis of documents together with curricular guidelines and also in teaching mechanisms used in class. In this perspective, this study has a characteristic of a qualitative research because it has used tools that demand an interpretational base on the part of the researcher and defines itself as a case study (STARK & TORRANCE, 2005; ANDRÉ, 2012), whose the collecting methodology was the participant observation (JONES & SOMEKH, 2005), with the adoption of an ethnographic posture. After organizing the data based on the description of the literacy events (BARTON & HAMILTON, 2000) occurred in the Portuguese classes, we have identified three writing practices that, by student¿s interest and teacher¿s approach, were highlight and were chosen for the analysis ¿ the school essay writing; Course Conclusion Paper and the ones related to the work environment, which was oriented by three analysis categories: the nature of the realized activities, in other words, what the teacher does, how the task is developed by the teacher; mobilized teaching objects, that means what contents became the teaching focus; and didactic material used, which can be the didactic instruments that the teacher has used. The results pointed to a mix of different writing conceptions on the part of the teacher depending on the writing practice that will be used, sometimes it is closer to a process, and sometimes something that is finished, that shows a teacher looking for the consolidation of the work as an writing learning mediator of his student in the Professional EducationMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística AplicadaCAPES0[s.n.]Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-Fiad, Raquel SalekBatista Júnior, José Ribamar LopesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Natália Franzoni de, 1995-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP). 2019. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095228Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T13:41:09Zoai::1095228Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-25T13:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
Resignifications to write teaching in high school: teaching practices in a technical school in Campinas (SP)
title Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
spellingShingle Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
Oliveira, Natália Franzoni de, 1995-
Escrita
Letramento
Prática docente
Ensino técnico
Writing
Literacy
Teaching practice
Professional Education
title_short Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
title_full Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
title_fullStr Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
title_full_unstemmed Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
title_sort Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)
author Oliveira, Natália Franzoni de, 1995-
author_facet Oliveira, Natália Franzoni de, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
Fiad, Raquel Salek
Batista Júnior, José Ribamar Lopes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natália Franzoni de, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Letramento
Prática docente
Ensino técnico
Writing
Literacy
Teaching practice
Professional Education
topic Escrita
Letramento
Prática docente
Ensino técnico
Writing
Literacy
Teaching practice
Professional Education
description Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580
OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP). 2019. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580
identifier_str_mv OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP). 2019. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637580. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095228
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152418168832