Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milmann, Elaine
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/131019
Resumo: The poetics of literacy is a research conducted in the educational studies based on the interrelation between the territories of freudian-­lacanian psychoanalysis and Jacques Derrida's philosophy of language, proposing an investigation method for research about the child's singular position regarding language in their writing acquisition process. This study emphasizes playfulness and literature, highlighting the concrete poetry and its verbivocovisual elements as means of showing how trace, letter, and writing through games play with the know how to do with language.
id USP-67_5dd1766c72b4a5ea29b124f6aa169883
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/131019
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramentoSaber hacer con la escritura: un pasaje por la poética del letramentoKnow how to do with the writen language: a passage through poetics of literacypoéticaletramentoescritapoeticsliteracywritingpoéticaletramentoescrituraThe poetics of literacy is a research conducted in the educational studies based on the interrelation between the territories of freudian-­lacanian psychoanalysis and Jacques Derrida's philosophy of language, proposing an investigation method for research about the child's singular position regarding language in their writing acquisition process. This study emphasizes playfulness and literature, highlighting the concrete poetry and its verbivocovisual elements as means of showing how trace, letter, and writing through games play with the know how to do with language.A poética do letramento é um estudo realizado no campo educacional tecido a partir da articulação entre os territórios da psicanálise freudo-­lacaniana e da filosofia da linguagem de Jacques Derrida, propondo um modo de investigação da singular posição na linguagem de crianças em processo de aquisição da escrita. A ênfase deste estudo é colocada na ludicidade e na literatura, destacando a poesia concreta e seus elementos verbivocovisuais como meios de dar a ver o funcionamento do traço, da letra e da escrita através de jogos com o saber fazer com a linguagem.La poética del letramento es un estudio realizado en el campo de la educación, desde la articulación entre el psicoanálisis de Freud y Lacan y la filosofía del lenguaje de Jacques Derrida, y propone investigar sobre la posición singular en el lenguaje infantil en el proceso de aprendizaje de la escritura. El énfasis de este estudio se pone en lo lúdico y en la literatura, destacando la poesía concreta y sus elementos verbivocovisuales como un medio de mirar el trazo, la letra y la escritura de los niños a través de juegos con el saber hacer con el lenguaje.Universidade de São Paulo2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/13101910.11606/issn.1981-1624.v21i2p479-496Estilos da Clinica; v. 21 n. 2 (2016); 479-496Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 2 (2016); 479-496Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 2 (2016); 479-496Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 2 (2016); 479-496Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 2 (2016); 479-496Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 479-4961981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/131019/127460Milmann, Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:38Zoai:revistas.usp.br:article/131019Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:38Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
Saber hacer con la escritura: un pasaje por la poética del letramento
Know how to do with the writen language: a passage through poetics of literacy
title Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
spellingShingle Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
Milmann, Elaine
poética
letramento
escrita
poetics
literacy
writing
poética
letramento
escritura
title_short Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
title_full Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
title_fullStr Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
title_full_unstemmed Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
title_sort Saber fazer com a linguagem escrita: uma travessia pela poética do letramento
author Milmann, Elaine
author_facet Milmann, Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milmann, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv poética
letramento
escrita
poetics
literacy
writing
poética
letramento
escritura
topic poética
letramento
escrita
poetics
literacy
writing
poética
letramento
escritura
description The poetics of literacy is a research conducted in the educational studies based on the interrelation between the territories of freudian-­lacanian psychoanalysis and Jacques Derrida's philosophy of language, proposing an investigation method for research about the child's singular position regarding language in their writing acquisition process. This study emphasizes playfulness and literature, highlighting the concrete poetry and its verbivocovisual elements as means of showing how trace, letter, and writing through games play with the know how to do with language.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/131019
10.11606/issn.1981-1624.v21i2p479-496
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/131019
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v21i2p479-496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/131019/127460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 21 n. 2 (2016); 479-496
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 2 (2016); 479-496
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 2 (2016); 479-496
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 2 (2016); 479-496
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 2 (2016); 479-496
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 479-496
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495735033856