O Cacique do Candeal : estudo da trajetória artistica de Carlinhos Brown e de suas relações com o mercado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Ayêska Oassé Luis Paulafreitas de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613841
Resumo: Orientador: Rita de Cássia Lahoz Morelli
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spelling O Cacique do Candeal : estudo da trajetória artistica de Carlinhos Brown e de suas relações com o mercado da músicaThe Cacique of Candeal : a study about the artistic trajectory of Carlinhos Brown and his relations with the music marketBrown, Carlinhos, 1962-Música popularMusicais - DiscografiaOrganizações não governamentaisBahia - CarnavalPopular musicMusicals - DiscographyBahia - CarnivalOrientador: Rita de Cássia Lahoz MorelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A partir da década de 1980, configurou-se em Salvador, Bahia, a cena musical da axé music, que se caracteriza por acolher canções de diversos estilos e ritmos produzidos para o carnaval de Salvador e executados por bandas de trio elétrico e bandas afro percussivas. Esta produção notabilizou-se no Brasil, principalmente após a eclosão do samba-reggae, ritmo criado por Neguinho do Samba, e ganhou a mídia nacional nos anos 90, proporcionando aos compositores e intérpretes da axé music uma relativa independência, no que se refere à etapa da produção, do pólo fonográfico situado no sudeste. Na década de 2000, classificada como world music, a axé music chegou a vários países da Europa, Ásia, África e Américas através de apresentações ao vivo de vários de seus artistas. O músico e compositor baiano Carlinhos Brown participou, ainda como percussionista, do nascimento dessa cena, para a qual vem contribuindo com dezenas de composições, equipamentos, bandas, trios elétricos e performances até os dias atuais. A partir da criação de uma organização não-governamental denominada Associação Pracatum Ação Social, Brown desenvolveu projetos sociais em sua comunidade de origem, o Candeal Pequeno de Brotas, que proporcionaram melhoria da qualidade de vida da população local, com a construção e reforma de habitações, pavimentação e implantação de rede de esgoto no local, além da construção e instalação da Escola Profissionalizante de Música Pracatum, com uma pedagogia própria que reúne música e formação para a cidadania. No Candeal ele instalou também o centro cultural Candyall Guetho Square e o estúdio Ilha dos Sapos, onde gravaram artistas nacionais e estrangeiros. O projeto musical mais conhecido de Carlinhos Brown é a banda Timbalada, criada em 1991 com uma proposta inovadora que se diferenciava das demais bandas percussivas do carnaval baiano, mas há outras bandas: Vai Quem Vem, Lactomia, Bolacha Maria, Zárabe, Hip Hop Roots e Camarote Andante. A produção autoral de Carlinhos Brown se caracteriza pela hibridação, conceito formulado por Néstor García Canclini que explica as operações segundo as quais são selecionados, reunidos, combinados e recriados elementos tradicionais e modernos, de diferentes origens, religiões (candomblé e catolicismo), línguas (do iorubá ao inglês), ritmos (samba, salsa, zouk), enfim, elementos de diversas culturas hibridizados através de processos artesanais acústicos e tecnologia eletrônica digital. Nascido para a arte em um tempo e lugar em que a negritude era valorizada, Brown preferiu defender a mestiçagem, que ele realça usando um grande cocar sobre os seus dreadlocks, sendo por isso chamado de Cacique do Candeal. Este trabalho oferece um estudo da sua trajetória artística, considerando-se o contexto estético e sócio-político em que ela foi construída, e das suas relações com o mercado da músicaAbstract: From 80's decade onwards, has been configured in Salvador, Bahia, the scene of axé music, which is characterized by grouping songs of diverse styles and rythms produced for Salvador's carnival and played by electric trio and afro percussive bands. That product was noticed in Brazil, specially after the creation of samba-reggae, rythm created by Neguinho do Samba, and gained national media in the 90's, providing axé music composers and interpreters with a relative independence from the phonograpic hub in southeast, when it comes about the production stage. In the 2000's first decade, classified as world music, axé music made it to many countries of Europe, Asia, Africa and America through live presentations of its various artists. The bahian Carlinhos Brown joined, by time as a percussionist, the birth of that scene, to which he's been contributing with dozens of compositions, equipments, bands, electric trios and performances until actual days. From the creation of a nongovernmental organization named Associação Pracatum Ação Social, Brown started developing social projects in the comunity he came from, the Candeal Pequeno de Brotas, which brought improvements in the life quality of local population, with the building and reform of houses, pavement and implementation of sewage, beyond the building and establishment of the Escola Profissionalizante de Música Pracatum, with its own pedagogy which combines music and citizenship preparation. In Candeal he also established the cultural center Candyall Guetho Square and the Ilha dos Sapos studio, where national and foreign artists have recorded. The most known musical project of Carlinhos Brown is the band Timbalada, created in 1991 with an innovative proposal that differed from the other percussive bands of bahian carnival, but there are other bands: Vai Quem Vem, Lactomia, Bolacha Maria, Zárabe, Hip Hop Roots e Camarote Andante. The autoral production of Carlinhos Brown is characterized by hybridization, a concept thought by Néstor García Canclini that explains operations through which traditional and modern elements, from different religions (candomblé and catolicism), languages (from iorubá to english), rythms (samba, salsa, zouk), in other words, elements from diverse cultures, are selected, grouped, combined and recreated, through acoustic processes and digital technology. Born for art in a time and place where being negro was valued, Brown preferred to defend the mixture, what he highlights by using a big cocar on top of his dreadlocks, being for this called Cacique of Candeal. This work offers a study on his artistic trajectory, considering the aesthetic and socio-political context through where it was builtDoutoradoCultura e PoliticaDoutor em Ciências Sociais[s.n.]Morelli, Rita de Cássia Lahoz, 1959-Valente, Heloisa de Araujo DuarteSantanna, MarildaVicente, EduardoZan, José RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLacerda, Ayêska Oassé Luis Paulafreitas de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf379 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613841LACERDA, Ayêska Oassé Luis Paulafreitas de. O Cacique do Candeal: estudo da trajetória artistica de Carlinhos Brown e de suas relações com o mercado da música. 2010. 379 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. 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