Treinamento intervalado de alta intensidade como parte das aulas de educação física escolar e aptidão física em crianças e adolescentes
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17087 |
Resumo: | Orientadores: Ezequiel Moreira Gonçalves, Gil Guerra Júnior |
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Treinamento intervalado de alta intensidade como parte das aulas de educação física escolar e aptidão física em crianças e adolescentesHigh-intensity interval training as part of school physical fitness classes in children and adolescentsTreinamento intervalado de alta intensidadeCriançasAdolescentesAptidão físicaAptidão física - TestesHigh-intensity interval trainingChildrenAdolescentsPhysical fitnessExercise testOrientadores: Ezequiel Moreira Gonçalves, Gil Guerra JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Os exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT) têm demonstrado ser uma estratégia eficiente para a melhoria da aptidão física, inclusive em crianças e adolescentes, podendo ser uma estratégia interessante para ser utilizada nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo do estudo foi verificar o efeito de uma intervenção de 12 semanas com a adição de sessões de HIIT como parte das aulas de Educação Física, na aptidão física e na composição corporal em escolares de 7 a 17 anos. A amostra foi composta por 140 escolares (56 meninas e 84 meninos), divididos em 2 grupos experimentais com intervenção do HIIT: GI60segcom tempo de execução de 60 segundos e GI20seg com tempo de execução de 20 segundos, além de um grupo Controle (GC). Foram realizadas medidas antropométricas, determinação da distância do pico de velocidade de crescimento (PVC), massa gorda em quilos (MG) e percentual (%MG) e massa isenta de gordura (MIG) pela bioimpedância e os testes motores do FITNESSGRAM. Ambos os grupos intervenção mostraram efeitos positivos após 12 semanas no %MG, MG e MIG e nos testes motores: abdominal, de aptidão aeróbia, flexibilidade, elevação de tronco e salto horizontal, em ambos os sexos e na força de preensão manual no sexo feminino (p<0,05). O grupo GI60seg feminino apresentou resultados superiores na comparação ao GC na aptidão aeróbia (p=0,008) e no salto horizontal (p=0,045). O treinamento HIIT após 12 semanas apresentou melhoria na aptidão física relacionada à saúde em crianças e adolescentes de ambos os sexosAbstract: High-intensity interval exercises (HIIT) prove to be an efficient strategy for improving physical loss, including in children and adolescents, and can be an interesting strategy to be used in school Physical Education classes. The objective of the study was to verify the effect of a 12-week intervention with the addition of HIIT sessions as part of Physical Education classes, on physical exclusion and body composition in schoolchildren aged seven to 17 years. The sample consisted of 140 students (56 girls and 84 boys), divided into two experimental groups with HIIT intervention: GI60sec with an execution time of 60 seconds and GI20sec with an execution time of 20 seconds, in addition to a Control group (CG). Anthropometric measurements were taken, determination of the distance from peak height velocity (PHV), fat mass in kilos (FM) and percentage (%FM) and fat-free mass (FFM) by bioimpedance and the FITNESSGRAM motor tests. Both participant groups showed positive effects after 12 weeks on %FM, FM and FFM and on motor tests: abdominal, high aerobic, flexibility, trunk elevation and horizontal jump, in both sexes and on handgrip strength in females. (p<0.05). The female GI60sec group showed better results compared to the CG in the lack of aerobics (p=0.008) and in the horizontal jump (p=0.045). HIIT training after 12 weeks showed improvements in health-related physical demands in children and adolescents of both sexesAbertoDoutoradoSaúde da Criança e do AdolescenteDoutor em Ciências[s.n.]Gonçalves, Ezequiel Moreira, 1977-Guerra Júnior, Gil, 1960-Moraes, Anderson Marques deSilva, Carla Cristina daStabelini Neto, AntonioLanger, Raquel DavidUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraújo, Carlos Eduardo, 1980-20232023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17087ARAÚJO, Carlos Eduardo. Treinamento intervalado de alta intensidade como parte das aulas de educação física escolar e aptidão física em crianças e adolescentes. 2023. 1 recurso online (82 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17087. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380454Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380454Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T10:49:24Zoai::1380454Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-03T10:49:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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